Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Troféu Eva Sopher premia destaques da cultura em Porto Alegre

Personalidades e instituições foram contempladas com a premiação

Publicação:

Prêmio Eva Sopher 1
Da esquerda para a direita João Bachilli (Grupo Tholl), Lina Barbosa, Cláudio Zaffari, Carlota Albuquerque e Paulo Gasparoto - Foto: Solange Brum - Ascom Sedac
Por Ascom Theatro São Pedro Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A sexta edição do Troféu Eva Sopher foi realizada nessa terça-feira (19), em um evento promovido pelo Theatro São Pedro, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os homenageados da noite foram: Grupo Zaffari, que foi premiado como Destaque Institucional; Paulo Gasparotto, premiado como Destaque Cultural; Grupo Tholl, representado pelo fundador e diretor João Bachilli, e Carlota Albuquerque, premiados como Destaque Artístico; e Abrelina Barbosa, que foi premiada como Destaque da Casa. 

O objetivo da homenagem é valorizar personalidades públicas, artistas e instituições que contribuíram significativamente para a promoção da cultura em suas diversas formas. O troféu é uma criação do artista plástico Vinícius Vieira, que o produz desde a primeira edição do prêmio, em 2018. 

Sobre o Grupo Zaffari (Destaque Institucional) 

A família fundou o primeiro armazém em 1935, na cidade de Erechim. Na década de 1960, teve início a grande expansão dos negócios, com a abertura de lojas em Porto Alegre. O Grupo Zaffari é conhecido por apoiar diversos projetos das artes cênicas, tornando-se uma tradição cultural do grupo. 

Sobre Paulo Gasparotto (Destaque Cultural) 

Paulo Raymundo Gasparotto é jornalista há mais de cinco décadas. Trabalhou em veículos como Correio do Povo, Zero Hora e Revista do Globo. Além disso, atua como leiloeiro em antiquários há mais de sessenta anos e, nos últimos sete anos, trabalha em seu próprio site de notícias. 

Sobre o Grupo Tholl (Destaque Artístico) 

Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, o Grupo Tholl foi criado em 1987, em Pelotas, pelo ator e diretor João Bachilli. A trupe tornou-se um fenômeno nacional e fez história em diversas apresentações, inclusive no Theatro São Pedro, ao lado da madrinha Eva Sopher. 

Sobre Carlota Albuquerque (Destaque Artístico) 

Formada em balé clássico no Brasil e na França, e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Carlota Albuquerque trabalhou com várias companhias gaúchas de dança. Ela foi uma das fundadoras da Terra Companhia de Dança do Rio Grande do Sul e, em 1987, fundou a companhia Terpsí Teatro de Dança, onde atuou como coreógrafa e diretora. Em 2006, iniciou o Centro de Estudos Coreográficos Terpsí, um espaço para pesquisa, experimentação, diálogo e reflexão sobre a dança. 

Sobre Lina Barbosa (Destaque da Casa) 

Abrelina Barbosa trabalha no Theatro São Pedro há 24 anos. Iniciou como telefonista e, posteriormente, assumiu o cargo de chefe de bilheteria. Seu carisma, competência administrativa e excelente relacionamento com o público e a classe artística fazem parte da cultura do Theatro São Pedro, que foi ensinada por Dona Eva e que Lina transmite brilhantemente todos os dias. 

Sobre o Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro foi inaugurado em 1858, na Praça da Matriz, em Porto Alegre. Após 115 anos de grandes espetáculos, foi fechado em 1973 devido a problemas estruturais. Foi reaberto em 1984 após um trabalho de restauração coordenado por Eva Sopher. Desde então, o teatro tem uma intensa programação em todas as áreas e busca manter sua reputação como uma das mais belas casas de espetáculos do mundo.

Eva Sopher
Eva Sopher - fevereiro de 2016 - Foto: Sandro Lupatini
Sobre Eva Sopher

Eva Sopher nasceu na Alemanha, em 1923, e emigrou para o Brasil com seus pais devido à perseguição nazista. Ela se estabeleceu em São Paulo e continuou seus estudos no Instituto Mackenzie, além de se envolver no meio artístico. Em 1960, mudou-se para Porto Alegre e começou a reorganizar a Pro Arte, promovendo temporadas culturais de alta qualidade. Em 1975, assumiu a direção do Theatro São Pedro e dedicou nove anos à sua reconstrução e restauração. Eva Sopher faleceu em 2018, deixando um legado na promoção das artes de palco e sendo homenageada por seu trabalho.

Secretaria da Cultura