Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac lança edital de ocupação dos teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho

As inscrições estarão abertas a partir de 1 de junho

Publicação:

teatro carlos carvalho divulgacao CCMQ (1)
Teatro Carlos Carvalho - Foto: Solange Brum - Ascom Sedac
Por Ascom | CCMQ

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com o Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), e com o apoio da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), torna público o Regulamento de Ocupação dos Teatros da CCMQ para o segundo semestre de 2023. 

Serão 12 propostas, entre as áreas de circo, dança, música e teatro, para uso dos teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho. O edital tem como objetivo oferecer valores mais acessíveis de taxa de ocupação para artistas, grupos e coletivos. Além disso, a chamada pública deste ano oferece a oportunidade de que os candidatos registrados como associações ou entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, que promovam ações de natureza artístico-culturais, ocupem os teatros de forma gratuita. 

Além do benefício econômico para os selecionados, a diretora da CCMQ, Germana Konrath, ressalta a importância do edital em demonstrar para a comunidade a forma como é feita a seleção dos espetáculos da Casa. "O Regulamento abre para o público o nosso mecanismo de chamada para espetáculos. Isso permite que as propostas venham para nós a partir de um processo amplo, aberto e transparente, que deixa claro quais são os critérios de avaliação das propostas que chegam na CCMQ", pontua. "Queremos que a comunidade e os produtores culturais se sintam à vontade para propor suas ideias e para entender a nossa forma de seleção", completa. 

Entre os critérios estabelecidos no edital estão: coesão e coerência da proposta; relevância conceitual e temática; inovação, originalidade e ineditismo; ações afirmativas, com protagonismo de pessoas pretas, indígenas, PCDs, trans/travestis, mulheres e demais pessoas pertencentes a grupos historicamente desfavorecidos; além de outros quesitos mais técnicos. 

As propostas deverão ser enviadas entre os dias 1 e 30 de junho, exclusivamente por meio de preenchimento do formulário on-line e do envio dos anexos solicitados. O Regulamento de Ocupação está disponível para download no site e no instagram da CCMQ. Quem tiver dúvidas poderá entrar em contato através do email ccmq.teatros@gmail.com

Serviço 

Lançamento do Regulamento de Ocupação dos teatros da CCMQ 

Período de inscrições: de 01 a 30 de Junho 2023 

Regulamento disponível no link

Formulário de inscrição no link

Dúvidas e mais informações: ccmq.teatros@gmail.com 

Secretaria da Cultura