Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac prepara o segundo ciclo da 5ª Conferência Estadual de Cultura

Publicação:

2º ciclo terá 9 encontros e começa dia 8/9
2º ciclo terá 9 encontros e começa dia 8/9
Rafael Varela | Ascom Sedac
 
Tem início na próxima terça-feira (8/9) o segundo ciclo da 5ª Conferência Estadual de Cultura RS 2020, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Serão nove encontros com a mesma temática, “Lei Aldir Blanc Na Prática”, sendo cada um direcionado à realidade de uma das regiões funcionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
 
Todas as sessões ocorrerão no horário das 9h às 12h, com transmissão pela fanpage da secretaria, no endereço Facebook.com/rs.sedac. A região funcional 9 (Serra do Botucaraí/ Alto Uruguai) será a primeira região contemplada. Os demais encontros estão agendados para os dias  9, 10, 15, 16,17, 22, 23 e 24 de setembro.
 
“Nossa intenção é que, durante essas três horas de transmissão, trabalhadores e trabalhadoras da Cultura possam sanar as dúvidas mais comuns em relação à implementação da lei no Rio Grande do Sul”, adianta a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, que deve participar de todos os encontros.
 
Serão abordados os seguintes temas: “Cadastros Estadual e Municipal” (acesso, modelos, critérios para prestação de contas, mapeamento e busca ativa); “Plano de Trabalho” (como acessar a plataforma Mais Brasil, modelos facilitados, prazos, cronograma de pagamentos); e “Editais” (modelos, critérios de seleção e modelos de premiações).
 
Participação
 
O público poderá esclarecer dúvidas de duas formas: enviando mensagens pelo Facebook ou pelo chat da plataforma de transmissão webex cisco. As perguntas serão respondidas pelos painelistas.Os links com os endereços dos eventos estão ao final da matéria. Para participar da Conferência por meio da plataforma, é necessário se registrar, informando nome e e-mail.
 
Novidade
 
Todos os encontros terão a participação de um representante dos 12 Colegiados Setoriais do RS, que conduzirão a pauta na companhia da jornalista da Sedac, Clarissa Lima, ou da assessora de Diversidade da secretaria, Carolina Anchieta.
 
Primeiro encontro
 
Os painelistas do dia 8 de setembro são Rafael Balle, diretor de Fomento da Sedac; Bernardo Grings, doutor em Música pela UFRGS e membro do Colegiado Setorial da Música do RS;  Luis Antonio Pereira, produtor cultural, graduado em História pelo IERGS e integrante do Conselho Estadual de Cultura (CECRS); Adriana Bagatini, especialista em Gestão Cultural, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Palmeira das Missões e membro da diretoria-executiva do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC); e Leandro Anton, geógrafo, fotógrafo e coordenador do Comitê Gestor da Política Cultura Viva RS.
 
 
Abaixo, os links para participar dos encontros através do webex cisco:
 
 
 1º Encontro – 8/9 - Região Funcional 9 - Norte/ Serra do Botucaraí/ Alto Uruguai
 
 
2º Encontro – 9/9 - Região Funcional 8 - Central/Vale do Jaguari/ Alto Jacuí

 
 
3º Encontro – 10/9 - Região Funcional 7 - Missões/Noroeste
 
 
4º Encontro – 15/9 - Região Funcional 6 - Campanha e Fronteira
 
 
5º Encontro – 16/9 - Região Funcional 5 - Sul
 
 
6º Encontro – 17/9 - Região Funcional 4 - Litoral
 
 
7º Encontro – 22/9 - Região Funcional 3 - Campos de Cima da Serra/ Serra/ Hortências

 
 
8º Encontro – 23/9 - Região Funcional 2 - Vale do Rio Pardo/ Vale do Taquari 
 
 
9º Encontro – 24/9 - Região Funcional 1 - Centro Sul/ Região Metropolitana

Secretaria da Cultura