Transversalidade deve ser a tônica dos equipamentos da Cultura
Publicação:

Transversalidade é palavra recorrente nos corredores da Secretaria da Cultura e já faz parte dos trabalhos de uma das diretorias da Sedac: a de Artes e Economia Criativa. A diretora Ana Fagundes adianta que vem “promovendo um trabalho integrado entre as instituições e institutos da Secretaria, câmaras setoriais e entidades da sociedade civil”. E completa: “vamos trabalhar fortemente na qualificação do setor.”
Uma das prerrogativas é integrar os movimentos de cultura. Por este viés, diversas instituições da sociedade civil ligadas à dança, teatro, escultura e artes plásticas têm visitado a Secretária Beatriz Araujo e sua equipe. Já passaram pela Sedac União das Etnias de Ijuí, Rede RS dos Pontos de Cultura Associação Quilombo do Sopapo, Associação dos Escultores do RS, Gramado Jazz & Blues Festival e PoA Jazz, Movimento Tradicionalista Gaúcho e Amigos do Artesanato Guarisse, por exemplo.
A Associação Gaúcha de Dança (Asgadan) também se reuniu no 10º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) recentemente. E mostrou, por meio de seus representantes, que pretende estreitar laços com o Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen). A Associação foi recebida pelo diretor do Instituto, Rubinho de Oliveira, em dobradinha com a diretora Ana Fagundes. Um dos enfoques é aproximar a Asgadan dos grupos de dança de rua, criativa e folclórica. “Promover esta integração permite que o Estado se coloque como fomentador de políticas para esta e outras áreas”, acredita Rubinho. E adianta que “haverá equilíbrio nas demandas de editais públicos entre teatro, dança e circo, e isto deve ficar claro a partir da chamada pública do colegiado setorial de dança, que está em fase de elaboração”.
Teatro
Historicamente reconhecido no papel de protagonista nas provocações sociais como instrumento para abrandar a violência, o teatro de rua também já esteve na Sedac. Representantes de grupos debateram estratégias de economia criativa e aproveitaram, ainda, para convidar a Secretaria a se fazer presente na Mostra de Teatro de Rua, que acontece de 10 a 15 de abril deste ano. Estiveram na Secretaria da Cultura integrantes dos grupos Cia Fofocas de Teatro (Canoas), De Pernas pro Ar, Oigalê, Ói Nóis Aqui Traveiz, Levanta Favela e Povo da Rua - todos de Porto Alegre.