Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Governo do Estado apresenta documentário “Olha Pra Elas” em evento de encerramento do mês da Mulher

Entrada será mediante doação de materiais de higiene, a serem destinados a apenadas

Publicação:

Olha Pra Elas 3
- - Foto: Divulgação Panda Filmes

Na terça-feira (28), as Secretarias de Sistemas Penal e Socioeducativo, Cultura (Sedac) e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos apresentam o documentário “Olha Pra Elas”, produzido pela Panda Filmes e Falange Produções, em evento de encerramento das atividades alusivas ao mês da Mulher.

A produção aborda a temática do aprisionamento feminino e apresenta ao público casos reais sobre a questão de gênero, a feminilização da pobreza, a situação de abandono no cárcere, a realidade de crianças que vivem com a mãe na prisão e, principalmente, a desestruturação destas famílias.

O Brasil tem a terceira maior população prisional feminina do mundo, na maioria constituída por mulheres pobres, negras ou pardas e com baixa escolaridade. Dois terços são mães, 57% têm mais do que um filho e muitas são as únicas responsáveis pelo sustento da família. O Rio Grande do Sul vem empreendendo importantes esforços na construção, na efetivação e no monitoramento de políticas públicas voltadas às garantias e à manutenção dos direitos das mulheres privadas de liberdade e egressas. Atualmente, não há nenhuma criança em estabelecimento prisional gaúcho.

Após a exibição, será realizado um debate, com a participação dos realizadores, Tatiana Sager e Renato Dornelles, a Profa. Dra. Christiane Russomano Freire (UCPEL), mediado por Mônica Kanitz, coordenadora da Cinemateca Paulo Amorim.

A entrada será mediante doação de materiais de higiene, destinados às apenadas. As senhas serão distribuídas a partir das 19h.


Serviço
O quê:
 Apresentação do documentário “Olha pra Elas”, produzido pela Panda Filmes e Falange Produções
Quando: Terça-feira (28/03). Abertura do evento às 18h30min; Exibição do documentário às 19h30min.
Onde: Cinemateca Paulo Amorim - Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, nº 736, Centro, Porto Alegre - RS).

Secretaria da Cultura