Governo do Estado apresenta documentário “Olha Pra Elas” em evento de encerramento do mês da Mulher
Entrada será mediante doação de materiais de higiene, a serem destinados a apenadas
Publicação:

Na terça-feira (28), as Secretarias de Sistemas Penal e Socioeducativo, Cultura (Sedac) e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos apresentam o documentário “Olha Pra Elas”, produzido pela Panda Filmes e Falange Produções, em evento de encerramento das atividades alusivas ao mês da Mulher.
A produção aborda a temática do aprisionamento feminino e apresenta ao público casos reais sobre a questão de gênero, a feminilização da pobreza, a situação de abandono no cárcere, a realidade de crianças que vivem com a mãe na prisão e, principalmente, a desestruturação destas famílias.
O Brasil tem a terceira maior população prisional feminina do mundo, na maioria constituída por mulheres pobres, negras ou pardas e com baixa escolaridade. Dois terços são mães, 57% têm mais do que um filho e muitas são as únicas responsáveis pelo sustento da família. O Rio Grande do Sul vem empreendendo importantes esforços na construção, na efetivação e no monitoramento de políticas públicas voltadas às garantias e à manutenção dos direitos das mulheres privadas de liberdade e egressas. Atualmente, não há nenhuma criança em estabelecimento prisional gaúcho.
Após a exibição, será realizado um debate, com a participação dos realizadores, Tatiana Sager e Renato Dornelles, a Profa. Dra. Christiane Russomano Freire (UCPEL), mediado por Mônica Kanitz, coordenadora da Cinemateca Paulo Amorim.
A entrada será mediante doação de materiais de higiene, destinados às apenadas. As senhas serão distribuídas a partir das 19h.
Serviço
O quê: Apresentação do documentário “Olha pra Elas”, produzido pela Panda Filmes e Falange Produções
Quando: Terça-feira (28/03). Abertura do evento às 18h30min; Exibição do documentário às 19h30min.
Onde: Cinemateca Paulo Amorim - Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, nº 736, Centro, Porto Alegre - RS).