Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Concerto da Ospa Jovem encerra programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Realizada na Casa da Ospa, apresentação coroou três dias de atividades múltiplas e descentralizadas em espaços culturais do RS

Publicação:

A Ospa Jovem se apresenta no palco da Casa da Ospa, e a plateia assiste
O maestro Evandro Matté regeu o concerto, o primeiro da Ospa Jovem em 2024 - Foto: Jean V Dettenborn / Ascom Sedac
Por Ascom Sedac

A intensa programação do 6º Dia Estadual do Patrimônio Cultural, iniciada na sexta-feira (16/8), culminou em um concerto da Ospa Jovem, que marcou o encerramento das atividades, neste domingo (18/8), na Casa da Ospa, em Porto Alegre. Ao longo de três dias, em todas as regiões do Estado, diversas ações gratuitas promoveram a interação entre os cidadãos e os bens culturais, valorizando a preservação e a difusão da arte e da memória e estimulando a recuperação de acervos e instituições atingidas pela crise climática.

Cinco pessoas em pé, diante do banner do Dia do Patrimônio
"O Dia do Patrimônio foi incrível, e esperamos que a próxima edição seja ainda melhor", disse a sec. Beatriz Araujo (2ª à esq.) - Foto: Vinicius Angeli

Para a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, que acompanhou o concerto e várias outras ações da programação, “o tempo ajudou, e o Dia do Patrimônio foi incrível. Já chegamos a seis edições realizadas, em nível estadual. Neste ano tivemos 67 municípios integrados e esperamos que a sétima edição, em 2025, seja ainda melhor”.

Neste dia tão especial, estamos celebrando a valorização do patrimônio material e imaterial do Rio Grande do Sul, por meio de uma mobilização que tem se ampliado a cada ano”, destacou o maestro Evandro Matté, que regeu a apresentação na Casa da Ospa. 

Os integrantes da Ospa Jovem estão em pé, sobre o palco
A Ospa Jovem é formada por alunos do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Ospa - Foto: Vinicius Angeli

A Ospa Jovem, formada por alunos do Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), interpretou um repertório que permitiu aos estudantes demonstrarem suas habilidades. Apresentando-se pela primeira vez no ano de 2024, executou peças como “Petite Suite”, do francês Claude Debussy (1862-1918), “Valsa das Flores”, da suíte “O Quebra-Nozes”, de Pyotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), “Batuque”, de Oscar Lorenzo Fernández (1897-1948), e um clássico de Tom Jobim, a canção “Chovendo na Roseira”, entre outras. 

Três dias de celebrações

As atividades alusivas ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural foram abertas na sexta-feira (16/8), com um cortejo festivo que alegrou o Centro Histórico de Porto Alegre. Embalada pelo bloco Turucutá e acompanhada por artistas circenses e por guias turísticos, que levaram ao público explicações sobre os locais visitados, a caminhada percorreu cerca de dois quilômetros, passando por várias instituições culturais, iluminadas com as cores da bandeira do Estado.

O cortejo partiu do Teatro de Arena, na escadaria do Viaduto Otávio Rocha, e fez paradas no Museu de História Júlio de Castilhos (MHJC), no Palácio Piratini, no Theatro São Pedro (TSP), na Biblioteca Pública do Estado (BPE) e no Arquivo Público do RS. Também passou pela Praça da Alfândega – onde estão o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e do Memorial do Rio Grande do Sul – e pelo Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), seguindo rumo à Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), ponto de dispersão do trajeto.

Ao longo do sábado (17/8) e do domingo (18/8), a programação contou com exposições, rodas de conversa, visitas guiadas, intervenções musicais e cênicas, feiras e outras atividades, movimentando espaços culturais em vários municípios gaúchos.

Na CCMQ, a enchente de maio foi lembrada com o descerramento de uma placa indicando o nível da inundação no local, e voluntários foram homenageados pela atuação nas ações emergenciais para o salvamento de acervos. Outra atração da capital foi uma apresentação de violinos nas sacadas do MHJC. A instituição também realizou atividades especiais voltadas para crianças e um sarau festivo, entre outras ações.

No MuseCom, uma mostra fotográfica retratou o trabalho de recuperação realizado na instituição após os danos causados pela enchente de maio. A festa literária BPE + Cultura, em frente à Biblioteca, promoveu apresentações artísticas e sessões de autógrafos, entre outras atividades.

Uma exposição de objetos do acervo do Espaço Cultural Correios resgatados da enchente de maio foi um dos destaques do Memorial do RS, onde o público também pôde participar da atividade “Comunicação à moda antiga”, escrevendo cartas, postais ou desenhos e relatando suas memórias sobre o patrimônio cultural e histórico atingido pelo evento climático. O Theatro São Pedro promoveu atrações como visitas mediadas e a Feira Criativa na Praça Multipalco.

Em Arroio dos Ratos, a caminhada promovida pelo Museu Estadual do Carvão e pela Prefeitura teve como atração o Grupo Vocal do município e conduziu visitantes por diversas instituições culturais. Já em Piratini, um cortejo levou o público do Museu Barbosa Lessa ao Museu Histórico Farroupilha e contou com a participação do Grupo de Artes EncenAção e da Bicharada, acompanhados por uma banda.

Quem registrou sua passagem por pelo menos sete instituições do Estado em Porto Alegre durante o fim de semana vai receber um kit cultural alusivo à data. O kit inclui miniaturas colecionáveis de cinco edifícios históricos do centro da capital. A iniciativa teve o objetivo de estimular a visitação e, para ter direito ao brinde, era preciso colar no Passaporte do Dia do Patrimônio o selo estilizado de cada instituição visitada. Com o panfleto preenchido, o visitante pode retirar o kit no balcão de informações da CCMQ, no próximo sábado (24/8), das 10h às 18h.

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), sempre no terceiro final de semana de agosto. Essa foi a sexta edição do evento, que conecta ações do Estado, dos municípios e de instituições culturais em todo o território gaúcho. As comemorações foram instituídas pelo Governo do Estado em 2019, quando decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural (Decreto 54.608/2019). Na edição deste ano, a programação abrangeu 273 atividades em 67 municípios, envolvendo 255 instituições culturais. Para conferir mais informações e fotos do Dia do Patrimônio 2024, acesse o site e a página do Instagram da Sedac.

Secretaria da Cultura