Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Tour virtual resgata exposição de estreia do Margs e formação inicial do acervo

Publicação:

Tour virtual   Margs
A mostra apresenta em formato online, o resgate da “1ª Exposição de arte brasileira contemporânea - Foto: Divulgação - Margs
Por Ascom | Margs

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), apresenta um tour virtual pela “1ª Exposição de arte brasileira contemporânea: 1955/2021 — Resgate da exposição de estreia do Margs e formação inicial do Acervo” que estava exposta à visitação até o último domingo (9). A mostra tem curadoria do diretor-curador do Margs, Francisco Dalcol, e da curadora-assistente do Museu, Fernanda Medeiros.

O tour pela exposição contempla as Pinacotecas e Sala Aldo Locatelli, no primeiro andar do Museu. A elaboração do tour virtual foi concretizada pelo Plano Anual do Margs, com realização da Associação de Amigos do Margs (AAMARGS) e Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas BRDE, Banrisul Vero, CMPC e Sulgás.

1ª Exposição

A exposição é uma remontagem da “1ª Exposição de arte brasileira contemporânea”, que foi a mostra de estreia do Margs, realizada em 1955, na Casa das Molduras. Criado no ano anterior por decreto do Governo do Estado do RS, sem ter sede própria nem acervo inicial, à época o Margs ainda não dispunha de espaço adequado para realizar exposições e receber os visitantes. Assim, a “1ª Exposição de arte brasileira contemporânea” não só marcou a estreia pública das atividades do Margs, como também foi o evento que serviu para divulgar que o então recém-criado Museu estava em preparativos e com o acervo sendo constituído.

À maneira como foi anunciada em 1955, a mostra tinha por objetivo “colocar o público rio-grandense em contato com o que se produz atualmente nos grandes centros de atividade artística do país” e trazer artistas nacionais, a fim de estabelecer intercâmbio mais intenso com o meio artístico no Estado. Mas, com a exposição procurava-se cumprir ainda outra intenção, a de contribuir para a formação do acervo, o que resultou na aquisição por compra de um grupo de obras entre as que participaram.

Passados 66 anos, a exposição traz agora um resgate dessa histórica e emblemática mostra do Margs, reunindo os trabalhos expostos incorporados ao acervo e, até hoje, presentes, de Alice Brueggemann, Bustamante Sá, Caterina Baratelli, Di Cavalcanti, Henrique Cavalleiro, Iberê Camargo, Frank Schaeffer, Paulo Flores, Alice Soares, Angelo Guido, Edson Motta, Gastão Hofstetter, João Fahrion, Portinari e Trindade Leal.

Ao mesmo tempo, a mostra traz a público a reunião da totalidade das obras adquiridas para a coleção durante seu momento inicial de constituição ao longo dos anos 1950, sob comando de seu fundador, o artista e professor Ado Malagoli (1906-1994). Assim, a exposição apresenta um conjunto superior a  120 obras de mais de 60 artistas.

*CLIQUE aqui para ver o tour virtual

Secretaria da Cultura