Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Secretaria da Cultura participará do Cena Viva 2019

Publicação:

Cena Viva
Cena Viva - Foto: Divulgação

Falta pouco para começar a edição 2019 do Cena Viva – Festival  Internacional de Teatro de Santa Rosa. De terça-feira (23) a sábado (27), o município da região noroeste do Estado vai respirar o melhor das artes cênicas e levar ao palco do Teatro do Sesc criatividade e interpretações de primeira, em sessões durante todo o dia.

O diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) – órgão da Secretaria da Cultura (Sedac) -,  Ruben de Oliveira,  participará da abertura Festival –  o primeiro de uma série de festivais de artes cênicas  que ocorrerão no interior do Rio Grande do Sul. “Atividades como esta são extremamente importantes no processo de fomento à produção cênica do Estado”, reflete Ruben

foto Mauro
Mauro Soares

O ator e diretor Mauro Soares, que trabalha no Teatro de Arena e tem mais de 50 anos de carreira nos palcos, também estará na abertura e será o coordenador das mesas de debates. Grupos de teatro do interior do Estado e do interior de São Paulo, da Argentina e do Peru apresentarão comédias, dramas e tragédias direcionadas ao público infantil, jovem e adulto.

Um corpo de jurados vai definir os prêmios para melhor espetáculo, direção, atuação e cenário, e também será responsável por analisar, em público, ao final de cada apresentação, o trabalho apresentado pelo grupo.

O Cena Viva terá entrada franca. Reservas de ingressos para turmas escolares podem ser feitas pelo telefone (55) 3511-5112. O Festival tem o apoio do IEACen e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Rio Grande do Sul (Sated/RS).

Cena Viva
Cena Viva - Foto: Divulgação

Outras agendas da Sedac

Na sexta-feira (26) representantes da área cultural dos municípios da Região de Cima da Serra estarão reunidos para discutir o fortalecimento dos editais “Educação Patrimonial” e “Teatro Hoje: Serafim Bemol” (informações e inscrições no site www.procultura.rs.gov.br ). O encontro está marcado para as 15h, na Secretaria de Educação e Cultura de Bom Jesus,  com a participação da secretária adjunta da Cultura, Carmen Langaro, e do diretor do IEACen, Ruben Oliveira, e servirá, também, para divulgar as ações do Dia do Patrimônio no Estado, comemorado em 17 de agosto.

Secretaria da Cultura