Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac arrecada mais de 70 mil livros para bibliotecas atingidas pela enchente

Iniciativa contou com a parceria da TAG Livros e o apoio do Instituto Cervantes

Publicação:

A imagem possui um fundo azul sólido. No canto esquerdo, há uma pilha de livros empilhados verticalmente, com os cortes e lombadas virados para a direita. As lombadas dos livros possuem cores variadas, como tons de vermelho, laranja e verde. No centro da imagem, em letras grandes e brancas, está o texto: "72 mil livros arrecadados". Abaixo, em letras menores e de cor laranja, lê-se: "para recuperar as bibliotecas afetadas pela enchente no RS". Mais abaixo, em letras brancas menores, está o texto: "O sucesso da campanha só foi possível graças à sua solidariedade!". A disposição dos elementos está bem equilibrada, com os textos centralizados e a pilha de livros à esquerda, ocupando cerca de um terço da imagem.
-

Encerrou no mês de setembro a campanha “Juntos pela Leitura do RS”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) que promoveu a arrecadação de livros para restaurar os acervos das bibliotecas públicas impactadas pela enchente de maio no Rio Grande do Sul. A ação, realizada pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) e pelo Sistema Estadual de Bibliotecas do RS (SEBP), instituições da Sedac, em parceria com a TAG Livros e o apoio do Instituto Cervantes, resultou no recebimento de mais de 72 mil exemplares, vindos de todo o Brasil. 

A campanha teve início em junho, após a tragédia climática que resultou na perda estimada de 100 mil livros. Apesar do número previsto inicialmente por meio de visitas técnicas presenciais aos locais afetados, verificou-se que nem todos os exemplares disponíveis nas bibliotecas foram perdidos. O montante arrecadado na ação, segundo o IEL, será suficiente para recompor os acervos das bibliotecas. 

“Nossa missão é oportunizar às pessoas o acesso a bens como a leitura, contribuindo com o seu desenvolvimento cultural e com a construção de uma sociedade mais consciente. Por isso a importância da ação “Juntos pela Leitura do RS”. Ao recebermos os livros, o foco das equipes do IEL e do Sistema foi trabalhar na classificação das obras, que foram encaminhadas para as primeiras bibliotecas. Nós também orientamos e capacitamos profissionais para atuarem junto às instituições”, enfatiza o diretor do IEL, Silvio Bento, que também é diretor do Departamento do Livro, Leitura e Literatura (DLLL) da Sedac.

O titular da pasta ressalta ainda que a prioridade, neste momento, é a triagem dos títulos que ainda faltam e a organização dos kits de acervo, necessários para a recomposição das bibliotecas afetadas pela tragédia climática.

Gustavo Lembert, fundador da TAG Livros, destaca a importância da parceria com a Sedac, que resultou na doação de inúmeros exemplares: "em meio ao pavor da enchente, nos perguntamos qual seria o maior impacto que a TAG conseguiria gerar e entendemos que ajudar a reconstruir as bibliotecas atingidas era uma missão nobre e que estava ao nosso alcance”. Da mesma forma, a coordenadora de Cultura do Instituto Cervantes, Iara Breda de Azeredo, ressalta o compromisso com a reconstrução cultural do Estado: “ficamos muito felizes em poder apoiar a campanha. Foi um momento muito triste que vivemos e participar dessa reconstrução foi reconfortante”.

As 72 mil doações contaram com a contribuição de apoiadores de todo País. O clube de leitura TAG Livros doou 30 mil livros; os Correios, 28 mil; o Sistema Estadual de Bibliotecas do RS, 4 mil; a Biblioteca Lígia Meurer - hoje desativada -, 4 mil exemplares; e o Instituto Instituto Estadual do Livro, 1 mil publicações próprias. A prefeitura de Maringá, município do Paraná, contribuiu com 2 mil doações. Cerca de 3 mil exemplares avulsos também foram doados. As obras variam entre os gêneros de ficção, clássicos, contemporâneos e assuntos gerais, literatura infantil e infantojuvenil.

Com mais de 30 mil exemplares distribuídos até agora para 12 municípios, o projeto entregou doações para Canoas - 9 mil (para três bibliotecas); Lajeado - 6 mil; Marques de Souza - 3,1 mil; Porto Alegre - 2,6 mil; Dom Pedrito – 2 mil; Dona Francisca - 1,5 mil; Jaguari - 1,5 mil; Alvorada - 1,3 mil; Arvorezinha - 1,2 mil livros; Eldorado do Sul - 1,2 mil;  Cachoeirinha - 500; e Camaquã - 200. Novas remessas de livros serão entregues nas próximas semanas.

*Texto por Gabriel Maciel/Sob supervisão de Sara Goldschmidt

Secretaria da Cultura