Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MARGS e MACRS recebem doação de obras de arte

Publicação:

Doação de obras de arte
Heitor Bergamini formalizou a doação de obras de arte importantes para os acervos do MACRS e do MARGS - Foto: Rafael Varela
Por Silvia Martins | Ascom Sedac

Na manhã desta quinta-feira (14), ocorreu uma cerimônia solene que marcou uma importante iniciativa para o enriquecimento do patrimônio artístico do Estado do Rio Grande do Sul. Na presença da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, da diretora do Departamento de Artes e Economia Criativa da Sedac, Ana Fagundes, da diretora do Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), Adriana Boff, e do diretor-curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Francisco Dalcol, o colecionador Heitor Bergamini formalizou a doação de obras de arte para os acervos do MARGS e do MACRS.

O evento ocorreu nas reservas técnicas do MARGS e contou com a presença da equipe técnica da instituição, representada por Raul Holtz, do Núcleo de Acervos e Pesquisa do MARGS. Na ocasião, a secretária Beatriz Araujo e os dirigentes dos museus destacaram a importância da iniciativa na sociedade civil, agradecendo pela confiança depositada nas instituições. Segundo eles, essa confiança se traduz em credibilidade no que diz respeito aos compromissos de guarda, preservação e divulgação das obras doadas.

Heitor Bergamini vem destinando obras ao MARGS desde 2019, ampliando suas contribuições ao contemplar o MACRS. Na doação de agora, foram destinadas nove obras para o MARGS e sete para o MACRS, relacionadas à produção artística sul-rio-grandense do século XX.

A incorporação das obras aos acervos públicos do Estado envolveu uma construção do doador com os dirigentes dos museus, cumprindo o processo de apreciação pelas comissões consultivas de ambas as instituições.

“Bergamini é um exemplo de cidadão engajado no fomento das artes visuais e na preservação da memória cultural. Seu gesto é nobre e inspirador. Contar com a colaboração da sociedade civil, por meio das Associações de Amigos, e de cidadãos e cidadãs que demonstram a confiança no governo do Estado faz toda a diferença neste processo”, destacou a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

Sobre Heitor Bergamini 

Heitor Bergamini é um cidadão engajado no fomento das artes visuais e na preservação da memória visual artística. Após uma carreira como alto executivo, ele vem se dedicando ao colecionismo e à atividade galerística, além de exercer um papel no ativismo cultural como presidente da Associação dos Amigos das Pinacotecas de Porto Alegre durante duas gestões.

 

Secretaria da Cultura