III Festival Cinema Negro em Ação homenageia o ator Antonio Pitanga

O Festival contará com nomes de expressão no mercado audiovisual como Marcela Altberg, Fa?bio Mostof e Camila de Moraes

PROGRAMAÇÃO OFICIAL 2022 Banner
Programação Oficial do III Festival do Cinema Negro em Ação - Foto: Ascom - Sedac
Por Ascom | Festival Cinema Negro em Ação Edição: Josiane Rotta | Ascom Sedac

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), realiza entre os dias 20 e 27/11 a terceira edição do Festival Cinema Negro em Ação. O evento é promovido em parceria com a plataforma Cultura em Casa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e com a TVE-RS. Nesta edição, será prestada homenagem ao ator Antonio Pitanga, no dia 23, às 17h30, no Teatro Bruno Kiefer.

A programação do Cinema Negro em Ação prevê painéis sobre o mercado audiovisual, rodadas de negócios, palestras, ações formativas (masterclass), workshops em parceria com a Fábrica do Futuro, apresentações artísticas, além da exibição de filmes consagrados, como Marte Um (indicado ao Oscar). As atividades contam com nomes de expressão no mercado audiovisual, como Marcela Altberg, Fa?bio Mostof e Camila de Moraes.

Para a mostra, um conjunto de obras escolhidas por curadores especializados compõe o melhor das produções contemporâneas de novos cineastas negros do país. Nesta edição, 39 obras foram selecionadas nas categorias videoarte, videoclipe, curta-metragem e longa-metragem. A mostra será realizada em formato híbrido, incluindo exibições dos filmes selecionados na Cinemateca Paulo Amorim, na grade de programação da TVE-RS e na plataforma Cultura em Casa. O acesso às exibições na programação da Cinemateca Paulo Amorim será gratuito, aberto ao público e ocorrerá de 23 a 25 de novembro, sempre com início às 13h30.

Destaques da programação

São também destaques na programação, no dia 20 de novembro, a partir das 17h, a pré-estreia do filme “Oliveira Silveira, o Poeta da Consciência Negra”, com a presença da cineasta Camila de Moraes, a inauguração do Memorial Oliveira Silveira e a abertura oficial do III Festival Cinema Negro em Ação, durante um coquetel que será realizado no Jardim Lutzenberger, na Casa de Cultura Mario Quintana.

O Festival terá participação dos palestrantes Winnie Bueno e Sátira Machado, além de ações formativas com Sofia Ferreira, Jeferson Silva e Denison Fagundes.

Homenageado 2022

Antonio Pitanga, ator, tem 83 anos de vida e mais de 60 dedicados à carreira. Acumula no currículo mais de 70 filmes, novelas e seriados, e dezenas de peças teatrais. Um dos pilares do movimento “Cinema Novo”, Pitanga trabalhou com diretores emblemáticos na história do cinema brasileiro, como Glauber Rocha, Trigueirinho Neto, Roberto Pires, Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Walter Lima Jr. e Anselmo Duarte.

É um ator de expressão corporal particular, espontânea, urgente, cujas performances manifestam a necessidade de intervir na realidade de um mundo efervescente. Pitanga sempre foi atuante, politicamente contestador e participativo.

Integrou o elenco de "O Pagador de Promessas", de 1962, único filme brasileiro vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França. Em 2017, foi tema do documentário "Pitanga", dirigido por sua filha, Camila Pitanga, e Beto Brant. Em 2018, teve sua história de vida contada no enredo “Antonio Pitanga: um negro em movimento”, pela escola de samba Unidos do Porto da Pedra. Em 2020, ao lado de Camila Pitanga foi homenageado na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Estudante de colégio interno exerceu diversas profissões, como alfaiate, sapateiro, gráfico e carteiro, até chegar ao mundo das artes, pelo Movimento “Cinema Novo”, quando se tornou um dos atores preferidos de Glauber Rocha. A partir daí, seu caminho estaria definitivamente vinculado aos movimentos culturais do país, que acabavam de ganhar com sua chegada uma nova metodologia de atuação. Com uma vida inteira dedicada à cultura, trabalhou na Europa, África, Teerã e América Latina.

No dia 23 de novembro, às 17h30, Pitanga estará em Porto Alegre para a solenidade em sua homenagem, que ocorrerá no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana, seguida de uma coletiva de imprensa. Após a cerimônia, será reproduzido o longa-metragem “Pitanga”, na Cinemateca Paulo Amorim.

Cinema Negro em Ação

Considerado um dos principais festivais de cinema protagonizado por pessoas negras no Sul do Brasil, representa um marco nas políticas afirmativas como um programa de inclusão e representatividade que aposta no audiovisual como um caminho de desenvolvimento econômico e social. Já passaram pelo Festival nomes como Sirmar Antunes, Jeferson De e Djamila Ribeiro.

Informações e programação completa em: instagram.com/cinenegroemacao