Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Iniciativas de preservação do patrimônio cultural do RS recebem distinções nacionais no Prêmio Rodrigo Melo 2020

Caminho das Missões e Lãs do RS foram contempladas

Publicação:

Exposição "Lã crua, fios de memória - o saber fazer da mulher gaúcha", parte do projeto Lãs do RS
Exposição "Lã crua, fios de memória - o saber fazer da mulher gaúcha", parte do projeto Lãs do RS - Foto: Divulgação | Mars
Por Letícia de Oliveira e Rossanna Prado | Mars, colaboração de Ascom Sedac

O Rio Grande do Sul foi duplamente contemplado na maior premiação nacional do patrimônio cultural, o 33º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2020, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  Destaque como vencedor para o Projeto Caminho das Missões Jesuítico-Guarani - roteiro de peregrinação pelos Povos Missioneiros do RS, e como menção honrosa para o Projeto Lãs do RS.

As duas iniciativas foram escolhidas entre mais de 500 propostas inscritas, de todo o Brasil, avaliadas por uma comissão estadual e após, pela comissão nacional, formada por 21 especialistas de todo o país, que contemplou 12 iniciativas vencedoras e destacou 5 menções honrosas.

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado desde 1987 pelo Iphan, chega a sua 33a edição destacando iniciativas que disseminam o conhecimento, o patrimônio imaterial e a formação de profissionais na área. O projeto premiado Caminho das Missões é um roteiro místico-cultural-histórico de caminhadas, por meio dos Sete Povos das Missões, onde o visitante pode conhecer os três Patrimônios Nacionais, sítios arqueológicos de São Nicolau, São Lourenço (São Luiz Gonzaga) e São João Batista (Entre-Ijuís) e o Patrimônio Cultural da Humanidade, São Miguel Arcanjo (São Miguel das Missões).

Menção honrosa

A menção honrosa foi para o Projeto Lãs do RS de educação para o patrimônio. Esta é uma iniciativa fomentada pela sociedade civil para visibilizar, preservar e salvaguardar os saberes e fazeres da lã de ovelha, como fonte de conhecimento tradicional e de referência cultural do patrimônio do RS.

A pesquisa e a execução são da museóloga e gestora cultural, Letícia de Cássia Costa de Oliveira, da Pangea Cultural que, desde 2013, realiza estudos sobre o artesanato no Estado. Esse olhar sobre os conhecimentos da cultura popular do RS resultou em sua pesquisa de mestrado, intitulada "Lã Crua, Fios da Memória: Mulher, Artesanato e Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul", realizada no Programa de Pós-Graduação de Museologia e Patrimônio da UFRGS, sendo a base acadêmica para o Projeto Lãs do RS, o qual tem  por objetivo ampliar as possibilidades de produtos e conhecimentos gerados pelo saber-fazer de uso histórico com a matéria-prima local através de ações, eventos e educação para o patrimônio da lã em seus valores afetivos, produtivos e territoriais.

Em 2019, o projeto se inicia realizando, em conjunto com o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars), instituição da Sedac, a exposição "Lã Crua, Fios da Memória: O Saber-Fazer da Mulher Gaúcha", com curadoria de Letícia de Cássia e Rossanna Prado (Mars), que reuniu a evolução da cadeia produtiva da lã no Estado, com documentos históricos do Arquivo Histórico do RS (AHRS/Sedac), dos séculos 18, 19 e 20, materiais do acervo do Mars e materiais históricos da Emater, além de acervos pessoais afetivos.

Apresentou uma programação intensa de seminários, oficinas presenciais e rodas de conversa. Em 2020, com a restrição de eventos em função da pandemia, o projeto conquistou o meio virtual com a realização do webinário Lãs do RS, que trouxe ao público apaixonado pela lã uma série de nove encontros com especialistas, técnicos e artesãs e artesãos da lã gaúcha.

Representado por Letícia, o Projeto também está à frente, juntamente com a Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), do encaminhamento para o Iphan do Dossiê: "Patrimonialização dos Saberes e Fazeres da Lã do Rio Grande do Sul", bem como da implementação do futuro Museu da Lã, em Bagé. Instituição que se caracterizará enquanto Museu de Território, abrangendo todo o Estado e compondo um acervo de pesquisas, objetos e respectivos saberes e fazeres associados.
 
Apoio

O Projeto Lãs do RS tem como apoio institucional: Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars/Sedac), Emater/RS, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Federação das Cooperativas de Lã do Brasil (Fecolã), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos (ABCONC), Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac), Associação para Grandeza e União de Palmas  (Agrupa), Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur) e Associação em Defesa da Ecologia Ampla e da Arte (Ecoarte).

Secretaria da Cultura