Festival Internacional do Documentário Musical chega a Porto Alegre em edição itinerante
Publicação:

A Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, recebe, entre os dias 18 e 25 de outubro, uma edição itinerante do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. O evento tem apoio da Sedac, por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).
O festival, que acontece há 15 anos na cidade de São Paulo, chega à capital gaúcha pela primeira vez. As exibições de filmes, os shows e bate-papos promovidos pelo In-Edit são de acesso gratuito para o público, que pode retirar seus ingressos no local do evento com uma hora de antecedência.
Durante a programação, serão exibidos 15 longa-metragens nacionais e 10 internacionais, em sua maioria inéditos em Porto Alegre. Entre as produções de destaque apresentadas estão documentários como “Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você”; “Miúcha, A Voz Da Bossa Nova”; “Fausto Fawcett Na Cabeça”; “Villa-Lobos Em Paris” e “Have You Got It Yet? The Story Of Syd Barrett And Pink Floyd”.
A abertura do In-Edit na Cinemateca Paulo Amorim acontece às 19h desta quarta-feira (18) com a exibição de "Terruá Pará”, grande vencedor do In-Edit 2023, que ocorreu em junho na capital paulista. Dirigido por Jorane Castro, o longa conduz o público a um profundo mergulho na diversidade da música amazônica, proporcionando momentos de encantamento e emoção. Logo após a sessão, o festival convida o músico, cantor e compositor Felipe Cordeiro para um pocket-show que traz a musicalidade paraense atual para o foco.
Já no dia 20 de outubro, sexta-feira, o festival promove um bate-papo após a exibição de “Tangos e Tragédias Para Sempre", que conta a história da trajetória desse espetáculo que se apresentou por quase três décadas em Porto Alegre e foi sucesso pelo Brasil. A conversa contará com a presença de Aloísio Rocha, diretor do documentário, e Hique Gomez, um dos intérpretes da peça. No sábado, dia 21, o guitarrista Marcelo Gross, ex-integrante da banda Cachorro Grande, faz uma apresentação após a exibição do documentário "Carmine Street Guitars".
Com exibição inédita, “Sonic Fantasy” traz os bastidores da gravação do revolucionário álbum "Thriller” de Michael Jackson, a história é contada por Bruce Swedien, técnico de som e braço direito de Quincy Jones no projeto. Também em estreia, "Omara”, do diretor Hugo Pérez, retrata a busca da cantora cubana Omara Portuondo por novas canções aos 80 anos de carreira.
Encerrando a programação, no dia 25 de outubro às 19h, o cantor Lupicínio Rodrigues Filho, o Lupinho, apresenta o documentário “Lupicínio Rodrigues - Confissões De Um Sofredor” que homenageia seu pai e realiza um pocket-show na sequência.
Mais informações sobre essa e outras edições do Festival In-Edit Brasil, bem como a programação completa do que ocorrerá na Cinemateca Paulo Amorim podem ser conferidas no site oficial do evento.
*Sob supervisão de Camila Diesel