Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Dia das Crianças: MARGS anuncia programação especial

Atividades serão realizadas ao longo do mês de outubro

Publicação:

Atividade sensorial
Momento de experimentação artística para crianças de 6 a 18 meses, acompanhadas de seus responsáveis - Foto: Núcleo de Comunicação e Design MARGS
Por Ascom | MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), anuncia uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças, que será realizada ao longo do mês de outubro. As atividades gratuitas, são desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu.

Essas ações educativas e oficinas foram adaptadas para diferentes faixas etárias das crianças que frequentam o MARGS. Uma das atividades, realizada em parceria com o Espaço Cultura Força e Luz, é voltada especialmente para crianças de seis a 18 meses; as demais são direcionadas a crianças de quatro a 11 anos, acompanhadas de seus responsáveis.

Além disso, as atividades têm como objetivo envolver as crianças não apenas como espectadoras, mas também como protagonistas. Neste mês, haverá uma edição especial do Programa Público "Mediação Crítica", em que Diana de Souza Fogaça, de 11 anos, conduzirá uma conversa aberta para outras crianças com base em uma das obras em exibição em "Acervo em Movimento". Daniele Barbosa, educadora e mãe de Diana, acompanhará a atividade juntamente com a Equipe do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

As vagas para todas as atividades são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente por meio de um formulário on-line disponível no site do MARGS. 

Programação

Caça ao tesouro
Caça ao tesouro - Foto: Núcleo de Comunicação e Design MARGS
Caça ao Tesouro

No dia 07 de outubro, sábado, às 15h, acontecerá mais uma edição do Programa Público “Crianças no MARGS”. Na atividade lúdica proposta na edição deste mês, as crianças serão convidadas, a partir de pistas distribuídas nos espaços internos e na área externa do MARGS, para realizarem um “caça ao tesouro”. O objetivo é que, através dessa atividade, as crianças tenham contato com informações sobre arte e patrimônio de uma forma divertida.

Com recepção no Foyer do MARGS, a atividade é gratuita e será ministrada por Tatiana Funghetti, do Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu. A ação educativa se destina a crianças de quatro a 11 anos, acompanhadas de seus responsáveis. As vagas são limitadas. Inscrições prévias no formulário.

Atividade sensorial para bebês

No dia 14 de outubro, sábado, às 15h, acontecerá uma momento de experimentação artística para crianças de seis a 18 meses, acompanhadas de seus responsáveis. A arte pode cumprir papel no
desenvolvimento infantil, dado que estimula a percepção e criatividade das crianças. Visto isso, o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, em parceria com o Espaço Cultural Força e Luz, propõe uma atividade de experimentação tátil e sensorial para bebês. A proposta é partir de música e peças de tecido, com várias texturas e cores, para gerar relações das crianças com os objetos e o ambiente, estimulando a percepção de si e dos outros.

A atividade gratuita acontecerá na Bebeteca do Espaço Cultural Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223, 6º andar – Centro Histórico, Porto Alegre). A atividade se destina a crianças de seis a 18 meses, acompanhadas de seus responsáveis. As vagas são limitadas. Inscrições prévias no formulário.

Oficina de aquarela
Oficina de aquarela - Foto: Núcleo de Comunicação e Design MARGS
Aquarela para crianças
Oficinas de Criação (5ª edição)

No dia 21 de outubro, sábado, às 10h, ocorrerá a 5ª edição do Programa Público “Oficinas de criação”. O projeto desenvolve oficinas e ações educativas de caráter prático, com o objetivo de proporcionar experimentações ou introduções a práticas e técnicas artísticas em diálogo com obras do Acervo Artístico do MARGS ou em exibição.

Neste mês voltada para o público infantil, a atividade terá como foco a experimentação com a técnica da aquarela, a partir de exercícios que incluirão materiais auxiliares e farão referência às exposições em exibição no MARGS. 

Com recepção no miniauditório do MARGS, a atividade gratuita será ministrada pela artista visual e mestranda em Educação, Luísa Guazzelli Sirangelo. A atividade se destina a crianças de quatro a 11 anos, acompanhadas de seus responsáveis. As vagas são limitadas. Inscrições prévias no formulário.

Luísa Guazzelli Sirangelo 

Nasceu em 1999, em Porto Alegre. Trabalha principalmente com o desenho, a pintura e a fotografia. Concluiu sua graduação em licenciatura em artes visuais pela UFRGS, em junho de 2022, e atualmente é mestranda da linha de pesquisa "Arte, Linguagem e Currículo" na Faculdade de Educação da UFRGS. Sua poética tem como foco a representação da figura humana e a ilustração. Na educação, possui experiências com oficinas infantis, monitorias, tutorias individuais e mediações de exposições. 

Mediação crítica (7ª edição)

Mediação crítica
Mediação crítica - Foto: Núcleo de Comunicação e Design MARGS
 

Especial de Dia das Crianças 

No dia 21 de outubro, sábado, às 15h, haverá a 7ª edição do Programa Público “Mediação crítica”. Desta vez, a edição é especial, em alusão ao Dia das Crianças. Convidamos Diana de Souza Fogaça, de 11 anos, acompanhada de sua mãe, Daniele Barbosa, para realizar a leitura de uma obra exposta na nova versão de “Acervo em Movimento”. O objetivo é colocar o público infantil como protagonista da atividade, dando espaço ao ponto de vista das crianças sobre os objetos artísticos em exibição no Museu. 

Com recepção no 2º andar expositivo, a atividade é gratuita e destinada a todos os públicos. As vagas são limitadas. Inscrições prévias no formulário.

Diana de Souza Fogaça 

Diana de Souza Fogaça (Novo Hamburgo, 2012) é estudante do Ensino Fundamental e educanda da Rede ICM de Educação e Assistência Social: Instituto Providência (Porto Alegre/RS). Curiosa e conversadeira, desde pequena vivencia o circuito das artes junto de sua mãe, Daniele Barbosa (São Paulo, 1993). Participou das proposições artísticas da mãe durante a pandemia e costuma brincar que "já trabalhou no MARGS e na Bienal do Mercosul", locais onde sua mãe atuou profissionalmente. 

Secretaria da Cultura