Casa de Cultura Mario Quintana celebra seus 34 anos com atividades inéditas

Lançamento de mapa cultural, oficina de cartões postais e atividade musical são alguns dos destaques da programação

A imagem é uma ilustração estilizada do centro histórico de Porto Alegre, com um mapa que destaca locais culturais e turísticos. No fundo, vemos o rio Guaíba com algumas embarcações navegando, ao lado da inscrição "Porto Alegre" em letras cursivas no canto superior esquerdo. Próximo à margem do rio, o "Cais Mauá" é mostrado, e mais à esquerda, destaca-se a "Usina do Gasômetro", um prédio icônico da cidade. No centro do mapa, há vários pontos de interesse cultural representados por ilustrações de prédios e monumentos, incluindo a "Casa de Cultura Mario Quintana", o "Mercado Público", a "Praça da Alfândega", e o "Palácio Piratini". A "Rua dos Andradas", também conhecida como Rua da Praia, cruza o mapa de forma horizontal, e várias construções históricas se alinham ao longo dela. Há também figuras de pessoas representando a vida cultural, como um poeta na frente da Casa de Cultura e outros personagens transitando pelas ruas. O mapa enfatiza a riqueza arquitetônica e histórica da região, incluindo lugares como o "Museu do Trabalho", a "Catedral Metropolitana", o "Theatro São Pedro", e a "Cinemateca Capitólio". O estilo da ilustração é leve e colorido, com traços de desenho à mão, criando uma atmosfera lúdica que reflete a herança cultural de Porto Alegre.
Mapa cultural “A Porto Alegre de Quintana” - Foto: Nik Neves/Divulgação CCMQ
Por ASCOM CCMQ I EDIÇÃO: ASCOM SEDAC

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), completa seus 34 anos na próxima quarta-feira (24/9). Para celebrar, o centro cultural preparou uma programação gratuita que se estende até sábado (28/9), com apresentações musicais, um seminário de literatura gaúcha, uma exposição, oficina de cartões postais e o lançamento do mapa cultural “A Porto Alegre de Quintana”.

Na terça-feira (24/9), às 19h, acontece a estreia do projeto “Sons CCMQ", que trará a pluralidade e regionalidade das narrativas sonoras gaúchas. Com curadoria de Mauryani de Oliveira, a primeira edição apresenta os músicos Maurilio e Nina Fola no Jardim de Lutzenberger.

O bar Térreo, na noite de quarta-feira (25/9), leva uma programação musical para a Travessa dos Cataventos, a partir das 18h. A cantora Angelis Lima e banda abrem a noite e, logo após, a artista Jalile apresenta covers e canções autorais.

Para comemorar os 70 anos do Instituto Estadual do Livro (IEL), na quarta (25/9) e na quinta-feira (26/9) ocorre o I Seminário de Literatura Gaúcha, realizado em parceria entre o IEL e CCMQ. A atividade reunirá diversos autores e pesquisadores. Também no dia 26, às 18h, a exposição “Convívio como Beleza”, de Ontxa e Yualu Mehinako, inaugura no espaço Maria Lídia Magliani, no térreo da instituição.

O sábado (28/9) será o dia para celebrar a Casa e o poeta. Às 14h, a equipe do projeto Educativo da CCMQ ministra uma oficina de elaboração e envio de cartões postais. A atividade acontece na Travessa dos Cataventos.

Já às 15h, a CCMQ promove o lançamento do mapa “A Porto Alegre de Quintana”, que fará parte da exposição de longa duração Casa do Poeta, em cartaz no 2° andar do espaço. Na ocasião, o público será convidado a fazer um tour guiado, que sairá da Travessa dos Cataventos e passará por alguns dos pontos da ilustração. Em caso de chuva, o evento será transferido para o sábado seguinte (5/10).

Sobre o mapa cultural

O mapa é ilustrado pelo artista visual Nik Neves e apresenta locais das imediações do Centro Histórico da capital presentes no cotidiano do poeta Mario Quintana. A inspiração para o projeto partiu da dissertação de mestrado “Experiências poéticas em Porto Alegre: uma leitura geográfica de Mario Quintana”, da geógrafa Priscila Viana Alves, e dos registros de Quintana feitos pela fotógrafa Liane Neves, responsável por muitos registros do poeta. Versões impressas do mapa estarão disponíveis para o público.

Confira mais detalhes sobre a programação da semana de 24 a 28 de setembro:

Sons CCMQ com Maurilio e Nina Fola
Quando: Quarta-feira, 24 de setembro, às 19h
Local: Jardim de Lutzenberger (Rua dos Andradas, 736)
Casa de Cultura Mario Quintana apresenta projeto musical “Sons CCMQ”

I Seminário de Literatura Gaúcha
Quando: Quinta-feira, 25 de setembro, e sexta-feira, 26, das 10h às 16h
Local: Auditório Luis Cosme (Rua dos Andradas, 736)
Sedac abre inscrições para I Seminário de Literatura Gaúcha

Abertura da Exposição “Convívio como Beleza”, de Ontxa e Yualu Mehinako
Quando: Quinta-feira, 26 de setembro, às 18h
Local: Espaço Maria Lídia Magliani (Rua dos Andradas, 736)