Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Museu Histórico Farroupilha disponibiliza mais de 260 novas peças em acervo on-line

Coleção inclui raridades da Guerra dos Farrapos e República Rio-Grandense

Publicação:

A imagem mostra duas páginas de publicações antigas, em um fundo branco, dispostas lado a lado e protegidas por um vidro transparente. À esquerda, está uma edição do jornal "O Povo", datada de 1860, com layout em colunas, texto denso em preto sobre papel envelhecido. À direita, há uma página de uma publicação italiana, com o título "L'Illustrazione Popolare" no topo, acompanhada por uma imagem central de Livio Zambeccari, um homem com barba e cabelos curtos, vestido com terno e medalhas. Abaixo desta página, uma outra placa de identificação descreve: "Litografia – Cópia da Litografia de Livio Zambeccari em Milão, 1868".
Jornais, livros, medalhas, armas brancas e de fogo estão entre as peças comemorativos da Revolução Farroupilha - Foto: Jean Santiago Lourenço/Divulgação MHF
Por ascom sedac

O Museu Histórico Farroupilha (MHF), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta uma nova coletânea de peças de seu acervo que poderão ser conferidas de forma on-line. Os 267 itens fazem parte da coleção “Tchê Voni Farrapo”, composta por artigos comemorativos do período Farroupilha, e estão disponíveis no site do MHF, por meio do link www.museufarroupilha.rs.gov.br

Entre as peças estão um ensaio de moedas da República Rio-Grandense - país proclamado pelos farroupilhas e que desafiou o Império do Brasil no século XIX -, que não chegou a circular à época, além de armas brancas e de fogo, jornais, livros, medalhas e selos comemorativos. 

Todos os artigos foram doados à instituição pelo empresário Volnir Junior dos Santos, conhecido como “Tchê Voni”. A coleção é o resultado de mais de 20 anos de dedicação de Volnir à memória de fragmentos históricos da Revolução Farroupilha no Estado.

Ao todo, o acervo on-line do Museu Histórico Farroupilha já conta com mais de 500 objetos. Parte do conteúdo foi disponibilizado em agosto deste ano, com o lançamento do site do MHF, apresentando 251 peças para exibição. A iniciativa faz parte do programa Acervos da Cultura.

Moedas da República Rio-Grandense.
Moedas da República Rio-Grandense - Foto: Jean Santiago Lourenço/Divulgação MHF

Acervos da Cultura

O Programa Acervos da Cultura tem o objetivo de ampliar e qualificar, com o apoio de tecnologias digitais, o acesso à informação sobre os bens culturais e os documentos preservados pelas instituições da Sedac. Esse objetivo inclui a disponibilização, em larga escala, de documentos históricos digitalizados para consulta on-line. Além disso, busca assegurar que o acesso à informação seja contínuo no longo prazo, com a implantação e o aperfeiçoamento de processos de preservação digital.

Conteúdos relacionados

Secretaria da Cultura