Governo do Estado lança campanha de exaltação da força feminina no enfrentamento à pandemia

Campanha envolve diversas secretarias do Estado

A pandemia do coronavírus estabeleceu uma realidade extremamente desafiadora para todos no último ano. No universo feminino, o desafio se tornou ainda maior, já que as responsabilidades com a casa e os filhos costumam pesar mais para este segmento.

Pensando nisso, diversas secretarias e órgãos do governo do Estado uniram forças e lançarão no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a campanha “Força Feminina”, uma ação transversal e unificada. Promovida pelas secretarias da Cultura (Sedac), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Segurança Pública (SSP), Articulação e Apoio aos Municípios (Saam), Trabalho e Assistência Social (STAS), Programa RS Seguro e Comitê EmFrente, Mulher, a campanha é uma demonstração de respeito e solidariedade às mulheres gaúchas, afetadas pela crise econômica e social causada pela disseminação da covid-19, mas que não perderam a coragem nem a ternura.

A secretária adjunta da Cultura e mulher trans, Gabriella Meindrad, ressalta que durante todo o mês “teremos a oportunidade de ouvir as vozes femininas que se reinventaram nesse um ano de pandemia. Lives e outros eventos vão nos permitir aprender e refletir com muitas mulheres que se destacam, entre elas trans e travestis, cujo desafio é diário”.

Para a secretária do trabalho e assistência social, Regina Becker, “é fundamental elaborar e desenvolver políticas públicas que estimulem o crescimento da participação da mulher como grande potencial transformador da sociedade. Precisamos combater as desigualdades históricas, hoje agravadas pela pandemia com a perda de emprego e renda e o aumento da violência doméstica e do feminicídio, especialmente entre as mulheres mais pobres”. Ainda de acordo com a secretária, “cabe ao Estado fomentar ações e apoiar iniciativas que potencializem a reconhecida capacidade organizativa e solidária destas mulheres, para que se fortaleçam e se cuidem mutuamente, como sempre tem sido nas infinitas adversidades que lhes caem sobre os ombros”, destaca.

A diretora de Políticas para as Mulheres do Estado, Bianca Feijó, reforça o simbolismo em ressaltar a força feminina durante esse período. “Para mim, as mulheres foram as maiores protagonistas durante a pandemia. Não só pela sobrecarga causada pelas responsabilidades domésticas, mas também por sermos maioria na linha de frente no combate ao coronavírus”, reflete. “Mais do que nunca, o Mês da Mulher vem para nos fazer refletir sobre o quanto ainda precisamos avançar na pauta da igualdade de gênero e nos lembrar da força que sempre tivemos para lutar por nossos direitos”, completa.

Giovana Foppa, assessora da Unidade de Coordenação do Programa RS Seguro, que coordena os projetos do Comitê EmFrente, Mulher, comenta que “o Dia Internacional da Mulher simboliza a luta histórica das mulheres que exigiram o direito ao voto, melhores condições de trabalho e igualdade entre os gêneros. No entanto, apesar de termos avançado nos direitos legais, as mulheres foram as mais afetadas pela pandemia”.

A campanha “Força Feminina” possibilitará homenagear mulheres que se superaram, se reinventaram neste período desafiador, e que continuam lutando por igualdade de gênero, contra a violência doméstica e contra a misoginia. Além de comemorar o dia 08 de março, a campanha será uma oportunidade para refletir sobre o papel da mulher na sociedade atual.

Força Feminina

A campanha será realizada pelo Instagram, com a divulgação de fotos e frases, depoimentos de mulheres sobre o que mudou em suas vidas com a pandemia, além de conteúdos que abordem igualdade de gênero, violência doméstica e misoginia.

As mulheres que quiserem participar da campanha podem mandar uma foto usando máscara para o e-mail ffeminina2021@gmail.com, informando nome, idade, profissão e uma resposta objetiva para uma das seguintes perguntas: “como eu enfrentei a pandemia?” ou “o que eu enfrentei na pandemia?”. A foto precisa ser tirada em um fundo liso e com a câmera posicionada na horizontal. As histórias começam a ser divulgadas na próxima segunda-feira.