Espaço Master Class do South Summit é palco de aula de educação financeira voltada para jovens
Promovido pelo programa de Residência Criativa da Sedac, mais de 60 jovens participaram da qualificação
Publicação:

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do programa RS Criativo, promoveu, na tarde desta sexta-feira (11/4), uma aula de educação financeira para jovens participantes do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) na South Summit, evento correalizado pelo governo do Rio Grande do Sul. A ação deriva do programa de Residência Criativa/Jovem Inovador, realizado em parceria com as secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologias (SICT), de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape).
De acordo com a coordenadora do programa RS Criativo, Juliana Sehn, além de promover inclusão, a ação visa à qualificação para o mercado de trabalho. “Esses jovens que participaram hoje fazem parte também do projeto Caminhos Criativos, que oferece estágio nas instituições culturais do Estado. É uma parceria muito importante, que firmamos com a SJCDH, para o futuro desses jovens e para o Rio Grande do Sul”, avaliou.
Entre os 62 jovens atendidos pelo POD, 30 são residentes do programa de Residência Criativa para Jovens Protagonistas Comunitários do RS Criativo, programa de desenvolvimento estratégico da Sedac. O ciclo de formação tem o objetivo de capacitar líderes dos Centros da Juventude do Rio Grande do Sul, que residem em territórios de vulnerabilidade social, para a criação de projetos sociais e culturais voltados às suas comunidades.
A estudante Larissa Vitória Silva da Silva, de 17 anos, veio de Viamão para assistir à aula. Cursando o terceiro ano do ensino médio, ela disse que, apesar de já ter cursado uma disciplina de educação financeira na escola, a aula na South Summit surpreendeu. “Me chamou a atenção a forma de apresentar a matéria, a partir do comportamento dos heróis que a gente gosta, isso facilitou para entender. É uma matéria muito difícil, e assim a gente consegue prestar mais atenção”, avaliou.
Sobre o Programa de Oportunidades e Direitos
O POD é executado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e atende moradores, com idade entre 14 e 24 anos, de comunidades em vulnerabilidade social e com altos índices de violência. O programa promove cursos de formação e qualificação profissional, reforço escolar, além de atividades educacionais, culturais e de lazer. O atendimento é feito pelos Centros da Juventude, localizados em Porto Alegre nos bairros Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, e nas cidades de Alvorada e Viamão.