Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Discoteca Natho Henn promove mais um ciclo de música

Localizada no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, instituição pertence à Secretaria da Cultura

Publicação:

20190509 DPNH CicloMusicaPolitica Miles fotoArfioMazzei (2)
1º ciclo na Discoteca abordou música e política.
Dando continuidade à proposta de realizar audições comentadas às quintas-feiras à noite, no auditório Luís Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana, a Discoteca Pública Natho Henn promove, no mês de junho, o ciclo "Diga lá: canções e conversa". A ideia é reunir, a cada encontro, dois cantores-compositores da cena local para tocarem algumas de suas composições e falarem de seus processos criativos. Sempre às 19h e com entrada franca.
 
O primeiro encontro será na próxima quinta-feira (13/6), com Nino e Guto Leite e mediação do jornalista e programador musical da Discoteca, José Fernando Cardoso; dia 19 de junho, os convidados são Thiago Ramil e Paola Kirst; dia 27, Bibiana Petek e Gustavo Telles.
 
Julho será dedicado ao rock. Está previsto um ciclo para debater o estilo musical e suas formas de pensar o mundo, intitulado “Rock & Filosofia”, abordando as origens, nos anos 1950, a explosão psicodélica dos anos 60 e a revolta da geração seguinte – a do punk rock. Na segunda semana do mês, serão abordadas as origens do rock na música negra. E, em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, será apresentado um ciclo de filmes – alguns raros – sobre o rock, com sessões comentadas.
 
Em agosto será dado seguimento a proposta de audições comentadas e bate-papo sobre música/discos, com uma segunda série de encontros com compositores locais, mas, também, com instrumentistas e intérpretes de diversas tendências.
20190404 BPNH CiclosMusPolitica Lerina SecosMolhados fotoDarleneSilveira (3)
O jornalista Roger Lerina participou do ciclo.
 
Discoteca Natho Henn
 
Inaugurada em 14 de abril de 1955, pelo músico, compositor, pianista e professor que lhe dá nome, a Discoteca Pública Natho Henn já esteve localizada em diversos endereços. Atualmente, ocupa o 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736, centro de Porto Alegre). Possui o maior acervo de música do Rio Grande do Sul. São mais de três mil e trezentos livros, 17 mil partituras e aproximadamente 46 mil discos, entre LP’s, álbuns, compactos e CD’s. Destinada a pesquisadores, músicos e ao público em geral, ao longo destes quase 64 anos, a instituição vem se modernizando e tem se dedicado a preservar, organizar e divulgar a produção musical nacional e internacional em seus diferentes suportes.
 
texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Secretaria da Cultura