Sedac inaugura exposição “Bento Gonçalves – seu tempo e lugar”

Mostra de longa duração, em cartaz no município de Cristal, retrata vida e contexto histórico do líder farroupilha

A imagem mostra um painel da exposição
Essa é a primeira exposição após a obra de requalificação da sede do Parque - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac
Por Douglas Carvalho | Ascom Sedac

Uma exposição acerca do líder farroupilha Bento Gonçalves e de seu contexto histórico foi inaugurada neste sábado (14/9), pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Intitulada “Bento Gonçalves – seu tempo e lugar”, a mostra de longa duração está em cartaz no Parque Histórico General Bento Gonçalves, instituição da Sedac localizada no município de Cristal, na região Sul do Estado.

Secretária Beatriz discursa e a plateia assiste, no evento, que ocorreu no interior da sede do Parque
A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, discursou na solenidade - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac
Presente no evento de inauguração, a secretária da Cultura Beatriz Araujo destacou que “esta exposição é fruto de um magnífico trabalho de curadoria, apresentando conteúdos delicadamente preparados sobre a vida de Bento Gonçalves e a conjuntura histórica de suas lutas. Vamos trabalhar para explorar todo o potencial dessa mostra, garantindo manutenção constante e o devido acolhimento aos seus visitantes”, ressaltou a titular da pasta.

“Hoje é um dos dias mais especiais em minha trajetória de 14 anos de trabalho aqui no Parque Bento. Além da reforma, que qualificou o espaço, estamos inaugurando hoje esta grandiosa exposição. Essas são ações que reforçam o nosso orgulho em atuar na cultura. Esperamos a visita de todos aqui no Parque”, afirmou o diretor do Parque Histórico General Bento Gonçalves, Eutálio Germano.

O diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), Miguel do Espírito Santo, observou que “se, como diria Vinicius de Moraes, ‘a casa de um homem é um templo’, esta casa é um templo das virtudes cívicas do gaúcho. O local é sagrado não apenas por ter sido um recanto habitado por Bento Gonçalves, mas também porque a origem do Rio Grande heroico foi plantada aqui”. Conforme o diretor, “Bento, ao longo de toda a sua história de vida, buscou promover a afirmação dos direitos individuais e elevar o nosso Estado ao protagonismo nacional no que se refere ao federalismo e ao movimento constitucionalista”.

Na ocasião, houve o descerramento de duas placas: uma delas registrando a inauguração da exposição e a outra, a conclusão das obras de recuperação e melhorias do Parque. Desenvolvido entre 2022 e 2023 pela empresa Tangram Arquitetura e Design, o projeto da mostra recebeu investimento de R$ 136 mil e a sua execução, no valor de R$ 962 mil, foi realizada em 2024, em parceria com o IHGRGS. Os recursos são provenientes do programa Avançar na Cultura, do governo do Estado. Essa é a primeira exposição após a obra de requalificação da sede do Parque, concluída no fim de 2023.

O evento deste sábado contou ainda com a participação do cantor Cristiano Quevedo, que interpretou as músicas “Hino ao Rio Grande” e “Gaúcho Coração”.

Estiveram presentes o secretário-adjunto da Cultura, Benhur Bortolotto, o diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, o vereador Deumar Mass (representando os poderes Legislativo e Executivo de Cristal), o diretor do Departamento de Pesquisa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Jeandro Garcia, e os curadores da exposição, Ceres Storki e Nico Rocha (da empresa Tangram Arquitetura e Design). Autoridades locais e equipes da Sedac também prestigiaram a solenidade de inauguração.

O homem e sua circunstância

Em linha com a ideia expressa na célebre frase “Eu sou eu e minha circunstância”, do filósofo espanhol José Ortega y Gasset, a exposição evidencia tanto a biografia de Bento Gonçalves quanto o período histórico em que ele viveu (séculos XVII e XIX). São apresentados diversos itens que contextualizam temas como a Província de São Pedro, as Guerras Cisplatinas, os povos originários, a Banda Oriental, os lugares por onde Bento Gonçalves passou, sua trajetória política e militar, sua família, a Revolução Farroupilha e o feminino em tempos de guerra, além de aspectos da vida nos galpões, nos campos e no interior das casas da época.

A vida de Bento Gonçalves foi atravessada por um contexto social caracterizado pelo tensionamento das condições geopolíticas, em meio ao processo de consolidação de fronteiras e de estados. Foi um período de transição, marcado por revoltas e tensões entre o centralismo do governo imperial do Brasil e o federalismo republicano da então província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

Obra de recuperação e melhoria

Realizado pela Sedac, o processo de requalificação da sede do Parque Histórico General Bento Gonçalves iniciou-se no ano de 2020, com a elaboração do projeto. A obra, executada entre 2022 e 2023, recebeu investimento de R$ 480 mil, englobando a recuperação dos rebocos, do piso de madeira e das esquadrias, bem como pintura geral e qualificação de sanitários e de áreas de apoio.

Imagem externa da sede do Parque
O Parque localiza-se no município de Cristal, na região Sul do Estado - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac
O Parque Bento está na antiga sede da Sesmaria do Cristal, originada por uma doação de terras feita por Dom João VI ao alferes Joaquim Gonçalves da Silva, pai de Bento Gonçalves. Em 1972, com a desapropriação das terras por parte do governo do Estado, houve a criação do parque público, onde, em 1976, foi construída uma réplica da edificação-sede. Com o passar do tempo e a utilização constante, o prédio passou a apresentar diversos problemas de conservação, o que demandou a sua recuperação.

A instituição localiza-se na Rodovia BR 116, Km 423, em Cristal, e está aberta à visitação de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h, sem fechar ao meio-dia.