Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Café campeiro marca lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023

Durante o evento também foi entregue a medalha Simões Lopes Neto

Publicação:

 Galpão Crioulo do Palácio Piratini marcou o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023
Café campeiro no Galpão Crioulo do Palácio Piratini marcou o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023 - Foto: Maurício Tonetto / Secom
Por Silvia Martins | Ascom Sedac

O Galpão Crioulo do Palácio Piratini sediou, nesta terça-feira (8), um café da manhã campeiro que reuniu duas celebrações: o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023 e a entrega da Medalha Simões Lopes Neto. O evento foi organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023. 

Participaram da cerimônia o governador Eduardo Leite; a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo; a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Maria Borba Goulart; a secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, que preside a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas; e a patrona dos Festejos Farroupilhas 2023, Maria Luiza Benitez. Também estiveram presentes o secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, Henry Ventura, os membros da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, secretários estaduais, representantes da imprensa e demais autoridades convidadas.

A presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, saudou a todos os presentes e agradeceu ao governador Eduardo Leite e à equipe de trabalho pelas homenagens e pela valorização da cultura. "Este ano é especial para o Rio Grande e para todos os gaúchos. Eu sou lá do Alegrete, onde se deu a batalha e onde a primeira mulher lutou, a Cabo Toco, a primeira mulher gaúcha a servir à Brigada Militar no Estado", destacou Ilda.

A patrona dos Festejos Farroupilhas 2023, Maria Luiza Benitez (Malu), agradeceu a honraria de ser patrona de tão significativo evento da história do RS. "Ser gaúcho é um sentimento que ultrapassa o fato de ter nascido em uma delimitação geográfica e se estende ao modo de como se vê a vida e a relação de respeito com a natureza", disse Malu.

A secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, que preside a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, cumprimentou a todos, na pessoa da secretária Beatriz Araujo, a quem exaltou por lhe inspirar, diariamente, a seguir em frente. "Este é um momento especial, em que retornamos ao Galpão Crioulo do Palácio Piratini, para novamente lançarmos os Festejos Farroupilhas de 2023 e para reconhecermos aqueles que fazem parte da nossa história e que, contribuem durante toda a vida, através das suas vocações, talento e trabalho para fortalecer a nossa cultura. A cada ano, renovamos nos Festejos Farroupilhas, o nosso orgulho pelo RS, pela nossa cultura, pela nossa história, pelo nosso pertencimento, enquanto há uma identidade que é tão singular, enfatizou Gabriella.

Em sua fala, o governador Eduardo Leite destacou a riqueza e a diversidade da cultura gaúcha, que precisa ser valorizada. Citando como símbolos o Galpão Crioulo, as roupas, as pilchas, a música, a dança e a gastronomia, o governador enalteceu a alma do gaúcho e o espírito rio-grandense. "Este espírito, forjado na luta, em batalhas, é o espírito de quem não se contenta com pouco, de quem quer mais. É o espírito de quem quer liberdade e quer uma vida melhor. Essas são as lutas travadas no passado, que eventualmente nos dividiram, mas que hoje é uma luta diferente. Se há cem anos se passou uma revolução, hoje nós temos uma revolução por dia. Não é uma revolução de pegar em armas, mas sim de ocupar espaços. É uma luta que dispensa as armas e transforma a palavra, a caneta e outras ferramentas em arma. Isso está acontecendo com as mulheres que ocupam seus espaços e as pessoas - independentemente da raça, da crença religiosa, da sua orientação sexual - que ocupam seus espaços na sociedade. Tudo isso é revolução", salientou o Leite.

Na abertura e no encerramento da solenidade, houve apresentação musical do grupo nativista Alma Gaudéria, contemplado no concurso de escolha da canção-tema dos Festejos Farroupilhas 2023, intitulada “Nos Tempos de 23”, de autoria de Fernando Espindola e Thomas Facco. Também foi apresentado o tema dos Festejos, denominado “Centenário da Revolução de 1923”. 

Entrega da Medalha João Simões Lopes Neto

A medalha Simões Lopes reconhece personalidades por sua atuação no campo cultural. Este ano, a distinção foi concedida a Ilva Maria Goulart, Loma Pereira e Oscar Fernand Gress.

Saiba mais sobre a biografia dos agraciados com a Medalha João Simões Lopes Neto

Homenagens 

Na cerimônia, foram entregues três homenagens pela dedicação aos Festejos Farroupilhas 2023: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, organizador do e-book sobre o tema da programação “Centenário da Revolução de 1923; Cíntia Matte Ruschel, pela criação da identidade visual dos Festejos, uma imagem que simboliza o estreitamento dos laços entre as etnias, as forças políticas, e os muitos significados do que é ser gaúcho; e o Grupo Alma Gaudéria, pela criação de “Nos Tempos de 23”, canção tema desta edição.

Envio das programações para os Festejos
Tema: "Centenário Revolução de 1923."

Durante o evento foi informado que para participar ativamente dessa grande celebração dos Festejos Farroupilhas 2023 é necessário integrar as propostas de atividades à programação oficial do Estado, que será divulgada na página dos Festejos Farroupilhas 2023.

A iniciativa tem como objetivo divulgar e promover os Festejos Farroupilhas de 2023, aproximando e integrando a comunidade, nos eventos realizados de 14 a 20 de setembro. Para isso, é necessário que, até o dia 31 de agosto de 2023, sejam enviadas as informações, através do preenchimento do formulário, disponível na página dos Festejos Farroupilhas no site da Secretaria de Estado da Cultura.

Sobre as inscrições para o Desfile Tradicional de 20 de Setembro

As inscrições para participar do Desfile Farroupilha de 20 de setembro estarão abertas do dia 28/08/23 até 08/09/2023.

Para participar, os interessados deverão se inscrever através do formulário que será disponibilizado na página dos Festejos Farroupilhas 2023, especificando o nome da entidade tradicionalista, data de fundação, o primeiro e o atual patrão, o número de participantes, o nome da pessoa responsável pela entidade no desfile e contato, além de um breve histórico para ser lido durante a narração do Desfile.

Acendimento da Chama Crioula

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, acontecerá a 74ª geração e distribuição da Chama Crioula do RS, no Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva, na Rodovia BR 116, KM 423, Cristal - RS

Secretaria da Cultura