Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Inscrições para o Concurso Cultural dos 50 Anos do Parque Assis Brasil encerram na próxima quarta-feira

Publicação:

Oito cartazes antigos da expointer
1970 – Inaugura-se, em 29 de agosto, o Parque de Esteio com a realização da 33ª Exposição Estadual de Animais - Foto: Artes-Asco

Termina na próxima quarta-feira, dia 29, as inscrições para o Concurso em homenagem aos 50 anos do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O concurso foi lançado com o objetivo de premiar os melhores artistas nas categorias “Pintura” e “Escultura-Símbolo”. O certame será realizado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi).

“Além do valor transversal desta parceria entre as nossas secretarias, está a importância de cultivarmos a cultura juntos, pois a produção artística também se nutre simbolicamente da natureza”, destaca a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

A pintura artística e a escultura-símbolo devem representar aspectos formais, simbólicos e identitários da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. A inscrição no concurso é gratuita e aberta a artistas residentes no Estado. 

Para o secretário Covatti Filho, "a importância desse evento está no enaltecimento da nossa cultura, que é tão rica, e com esta parceria entre a Secretaria da Agricultura e da Cultura, estamos fortalecendo os laços e criando um espaço de valorização da tradição gaúcha no governo do Estado", ressalta.

Os vencedores receberão premiação financeira de R$ 15 mil; a pintura vencedora será exibida permanentemente na sede da Seapdr, em Porto Alegre. Já a escultura-símbolo será instituída como honraria da secretaria, cuja reprodução poderá ser concedida a pessoas ou instituições que tenham prestado relevantes serviços às atividades da Agricultura, Pecuária ou Desenvolvimento Rural.

O regulamento completo, com a ficha e a documentação necessária para inscrição, está disponível aqui:  Edital concurso pintura e escultura (.pdf 62,93 KBytes)

 Prorrogação do prazo para inscrições (.pdf 51,17 KBytes)

Secretaria da Cultura