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Teatro Bruno Kiefer recebe "Trilogia Grande Sertão: Veredas"

O espetáculo é indicado ao Prêmio Shell Rio 2023

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Riobaldo conta passagens de sua vida e reflete sobre a dialética do bem e do mal - Foto: Divulgação - CCMQ
Por Ascom | CCMQ

A Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), receberá, nos dias 04, 05 e 06 de agosto, o ator Gilson de Barros no Teatro Bruno Kiefer para as apresentações das duas primeiras partes da trilogia “Grande Sertão: Veredas”. Na sexta-feira e no sábado, acontecerá a primeira parte, "Riobaldo", seguida pela segunda parte, no domingo e na segunda-feira, "O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho". O espetáculo, que é uma adaptação da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023 em duas categorias – Melhor Dramaturgia e Melhor Ator –, e tem direção do premiado Amir Haddad.

“Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa (1908-1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores da nossa literatura. Já virou filme e série de TV.

Publicado em 1956, revolucionou a literatura brasileira. Partindo da observação da linguagem popular, o escritor retratou com absoluta inventividade o sertão mineiro. Rosa dispôs da riqueza e ousadia da língua para se aprofundar reflexivamente sobre a alma humana, atribuindo ao sertão uma dimensão universal, discutindo aspectos metafísicos do homem em toda sua ambiguidade.

A “Trilogia Grande Sertão: Veredas” estreou com a peça Riobaldo em março de 2020, no Espaço Cultural Sérgio Porto. Uma semana depois, teve a temporada cancelada em decorrência da pandemia. Manteve sua interlocução com o público por meio de lives entre ator e diretor, e foi pioneira nas apresentações virtuais.

Voltou ao cartaz, em 2021, fazendo temporadas presenciais, primeiro na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, depois na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e no Teatro Gláucio Gil, em Copacabana.

Em 2022, iniciou turnê pelo país. A primeira parada foi em São Paulo, numa vitoriosa temporada, seguindo Belo Horizonte, e nas cidades mineiras que integram o Circuito Guimarães Rosa. Também percorreu os bairros da cidade de São Paulo, integrando o Circuito Cultural e 18 cidades do interior. Fechou o ano em Brasília.

Em abril de 2023, a segunda parte, "O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho", estreou no Rio de Janeiro, e em maio, na cidade de São Paulo. O espetáculo já passou por Campinas e outras cidades do interior paulista e será apresentado pela primeira vez na capital gaúcha. Em junho de 2024, o espetáculo irá para Portugal, França e Alemanha.

Sinopse - Riobaldo

Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.

Sinopse – O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho

Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público). Nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens de sua vida e reflete sobre a dialética do bem e do mal.  Na juventude, por amor a Diadorim, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto Fáustico. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar se o diabo existe.

Guimarães Rosa pelo olhar de Amir Haddad e Gilson de Barros

Amir Haddad - @amirhaddadreal

Li as duas primeiras páginas do ‘Grande Sertão’ várias vezes até perceber que aquela ‘língua’ tinha tudo a ver comigo. O resto da narrativa devorei em segundos, segundo minhas sensações. Aprendi a ler, aprendi a língua, lendo este romance portentoso no original. Entendi! Não era uma tradução, era um livro brasileiro, escrito na ‘língua’ brasileira.

Até hoje me orgulho de ser conterrâneo e contemporâneo de Guimarães Rosa. E tenho certeza de que qualquer leitor estrangeiro que ler o livro traduzido jamais lerá o que eu li. Assim como jamais saberei o que lê um inglês quando lê Shakespeare. Os realmente grandes são intraduzíveis.

 Gilson de Barros - @gilsondebarrosator

Há alguns anos venho estudando a obra de Guimarães Rosa, com ênfase no livro Grande Sertão: Veredas. Interpretar Riobaldo tem sido meu trabalho e minha dedicação. A cada releitura do livro, cada temporada da peça, a cada curso que participo, vou aumentando a compreensão da obra.

O objetivo é traduzir a prosa Roseana para a linguagem do teatro. Pretensioso, eu sei. Mas, não imagino outra forma de enfrentar essa obra-prima, repleta de brasilidade. Por fim, registro a honra de estar no palco com o suporte de João Guimarães Rosa, Amir Haddad, Aurélio de Simoni e todos os colegas envolvidos nessa montagem. Evoé!

Amir Haddad (diretor)

Com José Celso Martinez Corrêa e Renato Borghi, criou em 1958 o Teatro Oficina, ainda em atividade com o nome de Uzyna Uzona. Nesse grupo, Amir dirigiu Cândida, de George Bernard Shaw; atuou em A Ponte, de Carlos Queiroz Telles, e em Vento Forte para Papagaio Subir (1958), de José Celso Martinez Corrêa. Em 1959, dirigiu A Incubadeira e ganhou o prêmio de melhor direção.

Deixou o Oficina em 1960. Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro para assumir a direção do Teatro da Universidade Católica do Rio. Fundou, em 1980, os grupos A Comunidade (vencedor do Prêmio Molière pelo espetáculo A Construção) e o grupo Tá na Rua. Paralelamente, Amir também realizou projetos como O Mercador de Veneza, de Shakespeare (com Maria Padilha e Pedro Paulo Rangel), e shows de Ney Matogrosso e Beto Guedes.

Ainda hoje, com o microfone na mão, Amir coordena sua trupe de atores pelas ruas e praças o Grupo Tá Na Rua. Tem dirigido e/ou supervisionado peças com grandes nomes da cena, como Clarice Niskier, Andrea Beltrão, Pedro Cardoso, Maitê Proença, entre outros.

Gilson de Barros (ator e dramaturgo)

Indicado ao Prêmio Shell 2023, em duas categorias: Melhor dramaturgia e Melhor ator.
Operário do teatro. Ator, gestor e  dramaturgo. Estudou na UNIRIO, Bacharelado em Artes Cênicas. Trabalhou com diretores expoentes, como Augusto Boal, Luiz Mendonça, Mário de Oliveira, Domingos Oliveira e o próprio Amir Haddad com o qual estabeleceu parceria artística em Riobaldo.

Participou como ator de mais de 25 peças. Algumas: Bolo de Carne, de Pedro Emanuel e direção de Yuri Cruschevsk; Murro em Ponta de Faca, texto e direção de Augusto Boal; Ópera Turandot, com direção de Amir Haddad; Os Melhores Anos de Nossas Vidas, texto e direção de Domingos de Oliveira; Da Lapinha ao Pastoril, texto e direção de Luís Mendonça; A Tempestade, de Shakespeare, direção de Paulo Reis e O Boca do Inferno, texto de Adailton Medeiros e direção de Licurgo. Ganhou ainda o prêmio de Melhor Ator no Festival Inter-regional de Teatro do Rio – 1982 e prêmio de Melhor Ator do Festival de Teatro – SATED/RJ – 1980.

Trecho da crítica de Furio Lonza

 “…Riobaldo é teatro na veia, um Guimarães pocket, algo de novo na dramaturgia nacional; sem adereços, sem cenografia e sem figurinos, mas com uma luz abrasiva pilotada pelo experiente Aurélio de Simoni. Em cena, Gilson de Barros administra o tempo e o espaço como se fosse um demiurgo regendo o sol do sertão, uma espécie de deus onisciente que acompanha com ternura passo a passo as andanças de suas criaturas lá embaixo, nas veredas de um mundo lancinante e despreparado para conceber uma lógica formal do cotidiano...”

Serviço

Riobaldo

Data: 04 e 05 /08 
Horário: 19h
Local: Casa de Cultura Mario Quintana – Teatro Bruno Kiefer, R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico. 165 lugares.
Duração: 70 minutos
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)
Informações: (51) 3221-7147
Vendas pela Internet: https://sympla.com.br/produtor/riobaldoteatro
Classificação: 16 anos

O Diabo na Rua no Meio do Redemunho

Data: 06/08 
Horário: 19h
Local: Casa de Cultura Mario Quintana – Teatro Bruno Kiefer, R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico: 165 lugares.
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)
Informações: (51) 3221-7147
Vendas pela Internet: https://sympla.com.br/produtor/riobaldoteatro
Classificação: 16 anos

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