Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

5ª edição do Samba do Quintana acontece neste domingo

Evento integra as comemorações de aniversário da Casa de Cultura Mario Quintana

Publicação:

Luiza Hellena, créditos de Júlia Arbogast (1)
A artista Luiza Hellena, que faz parte da velha guarda da escola de samba Praiana, é uma atrações deste domingo (1º) - Foto: Júlia Arbogast

Com o objetivo de promover a cultura do samba e oferecer espaço para os compositores locais apresentarem suas obras, acontece neste domingo (1º), na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a quinta edição do Samba do Quintana. O evento integra a programação de aniversário da CCMQ, que completou 33 anos no dia 25 de setembro. 

Já consolidado na agenda cultural de Porto Alegre, o Samba do Quintana leva centenas de pessoas a um dos maiores cartões postais da capital no primeiro domingo de cada mês. Com início marcado para às 16h, na Travessa dos Cataventos, a edição deste fim de semana vai contar as apresentações de Luiza Hellena e Thiago Ribeiro & Amigos, banda residente do projeto. 

O Samba do Quintana é uma realização da Casa de Cultura Mario Quintana, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e dialoga com outros núcleos da CCMQ, que abriga o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Natho Henn, além de manter no ar a Rádio Quintanares, uma emissora pública e inclusiva de rádio, com programação 24 horas por dia. Segundo a diretora da CCMQ, Germana Konrath, "uma roda de samba na rua é a melhor maneira de afirmar o caráter cultural e democrático da Casa e de ampliar a inserção da música no nosso dia a dia". 

Para a jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin, curadora e organizadora do projeto, o sucesso das quatro primeiras edições do Samba do Quintana - que já mobilizou mais de duas mil pessoas - confirma o interesse dos porto-alegrenses pelo estilo. “Encontramos um público diverso e animado, que se interessa tanto pelos clássicos do samba quanto por descobrir novas canções e compositores”, revela Bruna, que ressalta também a importância de um evento de rua, seguro, acessível e diverso para a população da capital.

O projeto, que já contou com as participações de Glau Barros, Pâmela Amaro e Herdeiras do Samba, Edu Meirelles e Cláudia Quadros, segue até dezembro, com edições mensais e gratuitas.

Em caso de chuva, a atividade deste domingo será transferida para o dia oito de outubro, também domingo. Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/ccmarioquintana/ .

Thiago Ribeiro & Amigos

A banda residente é formada por Thiago Ribeiro (vocais e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim, bongô), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan). Thiago Ribeiro começou na música aos 15 anos, quando ganhou seu primeiro cavaquinho, mas o samba vem de berço, começando com a influência de seu pai, o violonista e cantor Antonio Lima. Já na infância demonstrava amor ao estilo, batucando em todos os cantos e formando bandas com os amigos. Entre suas referências musicais estão nomes como Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Duda do Cavaco, Alemão Charles, grupo Flor de Ébano, entre outros artistas locais e nacionais. Há 19 anos Thiago se apresenta profissionalmente, em casas de shows em Porto Alegre, no litoral e no interior do Estado. Já acompanhou Eliana de Lima por duas vezes em performances na cidade e abriu shows de Fundo de Quintal, Diogo Nogueira e Luiz Carlos da Vila. No momento está gravando seu primeiro single de seu álbum de estreia. 

Luiza Hellena

A artista convidada desta edição é Luiza Hellena, artista que integra a velha guarda da escola de samba mais antiga do sul do Brasil, a Praiana. Com 78 anos, a cantora e compositora apresenta composições que dialogam com o direito de existir sendo mulher e negra, sendo uma senhora cantora que domina sua voz e sua vida. Nessa atmosfera, pede justiça para si e para as mulheres, cantando à figura do homem: “cansei das injustiças que você me fez”. Para ela, existe o reconhecimento da opressão do homem e da figura masculina, invertendo o eu-lírico que compõe – é a mulher em sua composição que é a figura principal e dita as regras. Resgatando a obra da Velha Guarda da Praiana, Luiza Hellena – ao lado de Paulinho Parada – reconstitui nomes emblemáticos para a escola, como Zé Gomes e Zé Grande, nas canções “Janaína e a Festa de Reis”, e “As alegrias da vida”, além de músicas assinadas por Túlio Piva e Lupicínio Rodrigues. 

SERVIÇO

SAMBA DO QUINTANA
Com Luiza Hellena + Thiago Ribeiro & Amigos
Quando: Domingo, 1º de outubro, a partir das 16h - em caso de chuva o evento será transferido.
Onde: Travessa dos Cataventos - térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre) 
Quanto: Gratuito, com venda de produtos promocionais, como chopp e drinks, no bar Térreo da CCMQ.

Secretaria da Cultura