Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Notícias dos Festejos

Cavalgadas solidárias de 20 de setembro encerram a Semana Farroupilha

Publicação: 20/09/2023 às 15h14min

cavalgada solidária 11

POR SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

O tradicional desfile de 20 de setembro, que celebra o início da Revolução Farroupilha e o orgulho gaúcho, foi substituído por cavalgadas solidárias em Porto Alegre nesta quarta-feira. Em decorrência das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, as cavalgadas foram organizadas para arrecadar materiais e ajudar as vítimas das inundações.

LEIA MAIS

____________________________

20 de setembro será marcado por cavalgadas solidárias em todo Rio Grande do Sul

Publicação: 18/09/2023 às 15h46min

cavalarianos em 14 de setembro

POR ASCOM SEDAC

As cavalgadas solidárias devem marcar o 20 de setembro em Porto Alegre e em todo o Rio Grande do Sul. Conforme informado na última semana, o tradicional desfile na Capital será substituídos por passeios a cavalo descentralizados. Conforme a 1ª Região Tradicionalista (1ª RT), que organizará os trajetos, as cavalgadas começarão às 8h30, com previsão de chegada ao Palácio Piratini às 9h. 

LEIA MAIS

___________________________________________________________

Chama Crioula é acesa no Palácio Piratini marcando o início dos Festejos Farroupilhas no RS

Atividades de 20 Setembro serão atípicas neste ano devido às enchentes recentes

Publicação: 14/09/2023 às 14h54min

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 14.09.2023 - Acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini, início das comemorações da Semana Farroupilha. Fotos: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

POR SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

Símbolo da coragem, da união dos povos e do amor do gaúcho pela sua terra, a Chama Crioula foi acesa pelo governador Eduardo Leite na manhã desta quinta-feira (14) no saguão do Palácio Piratini, em Porto Alegre. O ato marca o início das atividades da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul, que serão atípicas devido às enchentes recentes que assolaram o Estado.

Durante a cerimônia, a patrona dos festejos Farroupilhas, Maria Luiza Benitez, entregou a centelha ao governador ao som do Toque do Clarim da Vitória, que então acendeu o candeeiro crioulo. A chama foi gerada em agosto deste ano, em Cristal, no Parque Histórico General Bento Gonçalves, e foi transportada por cavaleiros que percorreram as 30 regiões tradicionalistas do Estado.

LEIA MAIS

________________________________________________________

Movimento Tradicionalista Gaúcho propõe cavalgadas solidárias para 20 de setembro

Ideia é de que iniciativas arrecadem itens para atingidos pelas enchentes no RS

Publicação: 13/09/2023 às 16h23min

Sedac informa

POR CAMILA DIESEL | ASCOM SEDAC

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a 1ª Região Tradicionalista (1ª RT) emitiram um comunicado, nesta quarta-feira (13), em que informam que o tradicional desfile de 20 de setembro não será realizado neste ano em Porto Alegre, em decorrência das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. A ideia, construída em conjunto com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, é de realização de Cavalgadas Solidárias descentralizadas. Serão arrecadados materiais para atender às demandas dos municípios atingidos, como itens de higiene e limpeza, roupas íntimas e roupas de cama.

LEIA MAIS

___________________________

Prorrogado o prazo das inscrições para a programação oficial dos Festejos Farroupilhas

Publicação: 31/08/2023 às 15h36min

Desfile  Farroupilha jpeg 1

POR SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

As inscrições para integrar a programação oficial dos Festejos Farroupilhas 2023 foram prorrogadas até o dia 10 de setembro. Municípios, espaços culturais e entidades tradicionalistas interessados em participar do evento devem preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), na aba Festejos Farroupilhas 2023.

LEIA MAIS

___________________________

Estão abertas as inscrições para participar do Desfile Farroupilha de Porto Alegre - 2023

Publicação: 28/08/2023 às 12h03min

O desfile dos cavaleiros foi o momento mais aguardado pelo público que acompanhava a celebração

POR SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

Estão abertas, a partir de hoje (28), as inscrições para participar do tradicional Desfile Farroupilha, que ocorrerá no dia 20 de setembro, em Porto Alegre. Os interessados em participar do desfile devem se inscrever até o dia 08 de setembro, através de um formulário disponível no site.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário com as informações da entidade participante, como data de fundação, primeiro e atual patrão, entre outros dados. É importante ressaltar que os equinos que participarão do desfile serão submetidos à inspeção sanitária, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais durante o evento.

LEIA MAIS

_______________________________________________________

Últimos dias para inscrições nos Festejos Farroupilhas de 2023

Participe e celebre a cultura gaúcha!

Publicação: 21/08/2023 às 17h13min

CARD FESTEJOS corrigido 

POR ASCOM | SEDAC

Faltam apenas dez dias para o encerramento das inscrições dos Festejos Farroupilhas de 2023. Essa é a última chance de participar dessa celebração tão importante para a cultura gaúcha.

A cada ano, os Festejos Farroupilhas proporcionam a oportunidade de cultivar a história, valores e tradições. É um momento especial em que pessoas e instituições se unem para promover eventos em todos os cantos do Rio Grande do Sul, em parceria com os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

LEIA MAIS

______________________________

Estão abertas as inscrições para a programação dos Festejos Farroupilhas 2023

Publicação: 10/08/2023 às 14h53min

CARD FESTEJOS corrigido 

POR ASCOM | SEDAC

A cada ano, os Festejos Farroupilhas são uma oportunidade renovada para cultivarmos nossa história, valores e tradições, com o envolvimento de pessoas e instituições que se somam aos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para promover eventos em todos os rincões do Rio Grande do Sul.

Para participar ativamente dessa celebração, é necessário que os interessados integrem suas propostas de atividades à programação oficial do Estado, que será divulgada na página dos Festejos Farroupilhas 2023.

LEIA MAIS

____________________________

Café campeiro marca lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023

Durante o evento também foi entregue a medalha Simões Lopes Neto

Publicação: 08/08/2023 às 14h48min

Galpão Crioulo do Palácio Piratini marcou o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023

POR SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

O Galpão Crioulo do Palácio Piratini sediou, nesta terça-feira (8), um café da manhã campeiro que reuniu duas celebrações: o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2023 e a entrega da Medalha Simões Lopes Neto. O evento foi organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023. 

LEIA MAIS

___________________________

Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas apresenta e-book da edição 2023

O livro digital está disponível no site da Sedac e conta com mensagem do governador Eduardo Leite

Publicação: 21/07/2023 às 09h49min

CARD SITE

POR SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023 apresenta o e-book "Centenário da Revolução de 1923", obra que divulga o tema dos Festejos Farroupilhas de 2023. O livro digital, que está disponível para download, foi organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) e apresenta o tema dos Festejos Farroupilhas de 2023, servindo como base para projetos culturais e trabalhos em escolas, instituições e órgãos que tenham como foco central a Revolução Libertadora de 1923.

LEIA MAIS

_____________________________

Identidade visual dos Festejos Farroupilhas 2023 é apresentada

Publicação: 22/06/2023 às 08h47min

A arte foi produzida por Cintia Matte Ruschel

POR SILVIA MARTINS | ASCOM SEDAC

Na terça-feira, 20 de junho, a Comissão dos Festejos Farroupilhas 2023, por unanimidade, escolheu a identidade visual das comemorações deste ano, que têm como tema o "Centenário da Revolução de 1923". A apresentação e a escolha foram realizadas no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

LEIA MAIS

__________________________________________________________

Conheça Malu Benitez, a quinta mulher patrona dos Festejos Farroupilhas

Publicação: 30/05/2023 às 13h00min

Maria Luiza Benitez FOTO SOLANGE BRUM

POR JOSIANE ROTTA | ASCOM SEDAC

Dona de uma voz potente, Maria Luiza Benitez não se faz ouvir apenas pelo seu canto. Sua trajetória também tem muito a dizer. Intérprete da música latino-americana, consagrada nos Festivais do Rio Grande do Sul, foi uma das precursoras do Movimento Nativista. Soma mais de 50 anos de carreira. Neste ano, em março, foi eleita patrona dos Festejos Farroupilhas, em votação da comissão do evento, que é presidida pela secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad. Desde que começou a ser feita essa escolha, em 2005, ela é a quinta mulher a representar os festejos. Antes dela, receberam o título: Nilza Lessa (2012), Elma Sant’Anna (2017), Alessandra Motta (2020) e Liliana Cardoso (2021).

LEIA MAIS

______________________________

"Nos tempos de 23" é a canção-tema dos Festejos Farroupilhas 2023

Publicação: 16/05/2023 às 18h51min

Reunião da Comissao Estadual dos Festejos Farroupilhas   escolha da canção tema

POR SILVIA MARTINS | ASCOM | SEDAC

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023 se reuniu na tarde desta quinta-feira (16/05), no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para escolher a canção-tema dos Festejos Farroupilhas deste ano. O grupo é composto por representantes de 18 entidades e é responsável pelo planejamento e execução do evento. 

A canção-tema escolhida foi "Nos tempos de 23", de autoria dos músicos Fernando Espindola (vocalista) e Thomas Facco (acordeonista), ambos integrantes do grupo Alma Gaudéria. A música cumpriu com todos os requisitos propostos na chamada para seleção e foi escolhida por unanimidade pelos membros da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2023.

LEIA MAIS

_____________________________

Prorrogadas as inscrições para a seleção da canção-tema dos Festejos Farroupilhas 2023

Publicação: 04/05/2023 às 16h45min

Festejos Farroupilhas 2023   Inscrições prorrogadas   Capa site 01 (2)Festejos Farroupilhas 2023

POR SILVIA MARTINS | ASCOM | SEDAC

Parte integrante das ações em comemoração ao Dia do Gaúcho (20 de setembro), a seleção da canção-tema dos Festejos Farroupilhas 2023, terá suas inscrições prorrogadas até o dia 12 de maio. Organizado pela Comissão dos Festejos Farroupilhas 2023, as inscrições têm como objetivo selecionar a canção-tema dos festejos deste ano, segundo o regulamento, disposto através de uma Chamada Pública, na qual podem participar compositores de todo o Brasil, e as músicas devem ter como tema principal o “Centenário da Revolução de 1923”.

LEIA MAIS

_____________________________________________________________________________

Chamada Pública para seleção da música-tema dos Festejos Farroupilhas 2023

Compositores têm até o dia 04 de maio para enviarem canções sobre a Revolução de 1923

Publicação: 05/04/2023 às 11h17min

Gabriella falando

POR SARA GOLDSCHMIDT | ASCOM SEDAC

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023 definiu nesta terça-feira (04), durante encontro no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, os critérios para a seleção da canção-tema dos festejos deste ano. Segundo o regulamento, disposto através de uma Chamada Pública, podem participar compositores de todo o Brasil, e as músicas devem ter como tema principal o “Centenário da Revolução de 1923”.

LEIA MAIS

________________________________________________________________________________

“Centenário da Revolução de 1923” é o tema dos Festejos Farroupilhas 2023

Anúncio foi feito durante reunião da comissão organizadora, que também escolheu Maria Luiza Benitez como patrona da festa

Publicação: 28/03/2023 às 17h26min

Festejos Farroupilhas

Foram definidos na tarde de hoje (28), durante reunião da Comissão Estadual da Organização dos Festejos Farroupilhas, o tema e o patrono da festa deste ano. Por votação, o grupo escolheu “Centenário da Revolução de 1923” como a temática que vai conduzir o evento. Por unanimidade, a cantora e apresentadora Maria Luiza Benitez foi escolhida como a patrona.

LEIA MAIS

______________________________________________________________________________________

Mulheres no comando dos Festejos Farroupilhas 2023

Primeira reunião do ano da Comissão Estadual aconteceu nesta quinta-feira, com escolha de diretiva feminina

Publicação: 17/03/2023 às 14h51min

Karina Contiero Silveira, Gabriella Meindrad e Ivana Maria Genro FloresKarina Contiero Silveira, da OAB, secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, e Ivana Maria Genro Flores, da Casa Civil - Foto: Solange Brum

POR SARA GOLDSCHMIDT | ASCOM SEDAC

A Comissão Estadual da Organização dos Festejos Farroupilhas 2023 se reuniu pela primeira vez na tarde desta quinta-feira (16), no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). O grupo é composto por representantes de 18 entidades e é responsável pelo planejamento e execução do evento. Neste primeiro encontro, foram definidos os nomes da diretiva da Comissão, composta só por mulheres.

LEIA MAIS

Secretaria da Cultura