Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Identidade visual

Logo Festejos Final horiz ok ALTERADO
Identidade visual dos Festejos Farroupilhas 2023 - Foto: Divulgação - Sedac

A identidade visual desenvolvida para esta edição dos Festejos Farroupilhas representa o Centenário da Revolução de 1923. Os lenços, branco e vermelho, simbolizam um período da história do nosso Estado em que houve antagonismos e rivalidades políticas. O lenço de pescoço é um dos símbolos mais fortes do gaúcho, seu orgulho e sua honra. Nessa época, os Chimangos, que apoiavam o governo central, usavam o lenço branco, e os Maragatos, contrários à política exercida pelo governo federal, exibiam o lenço vermelho.

Na identidade visual escolhida, por unanimidade, pelos membros da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2023, os lenços estão entrelaçados, representando o simbolismo de pacificação dessa revolução. Indica que apesar de todas as divergências políticas da época, nós gaúchos estamos unidos. Entrelaçados, os lenços nos mostram a relevância da inclusão e do respeito à diversidade de pessoas e ideais, pilares fundamentais na construção de um mundo melhor. A aproximação, simbolizada pelos lenços, é o meio pelo qual o povo gaúcho lida com as diferenças, sejam elas políticas, culturais, econômicas, sociais, raciais ou de gênero. Os lenços foram um símbolo de um momento histórico e, ainda hoje, as cores predominantes são o branco e o vermelho, que são usados como adornos, representando a tradição, a cultura e o folclore gaúchos desde a sua colonização.

A arte foi produzida por Cintia Matte Ruschel, nascida em Porto Alegre e formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Especializou-se em Design Visual e Computação Gráfica nos Estados Unidos, onde trabalhou em estúdio de animação para cinema em Hollywood. Desde então, trabalha com artes gráficas, logotipos, identidade visual, multimídia, animação, design de sites, entre outros. Concursada da TVE, atualmente trabalha na Assessoria de Comunicação do Instituto-Geral de Perícias e é membro da Comissão dos Festejos Farroupilhas.

Cíntia utilizou como referência os lenços branco e vermelho para simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias, as forças políticas, que naquela época, divergiam ferrenhamente, e os muitos significados do que é ser gaúcho. A ideia, de acordo com Cintia, era representar, em uma imagem, a união sem distinção, usando símbolos representativos e simples, mas expressivos.

 

Secretaria da Cultura