Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Seleção da canção-tema

"Nos tempos de 23" é a canção-tema dos Festejos Farroupilhas 2023

Publicação: 16/05/2023 às 18h51min

Reunião da Comissao Estadual dos Festejos Farroupilhas   escolha da canção temaReunião da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas - escolha da canção-tema - Foto: Solange Brum - Ascom Sedac

POR SILVIA MARTINS | ASCOM | SEDAC

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023 se reuniu na tarde desta quinta-feira (16/05), no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para escolher a canção-tema dos Festejos Farroupilhas deste ano. O grupo é composto por representantes de 18 entidades e é responsável pelo planejamento e execução do evento. 

LEIA MAIS

_____________________________

Prorrogadas as inscrições para a seleção da canção-tema dos Festejos Farroupilhas 2023

Publicação: 04/05/2023 às 16h45min

Festejos Farroupilhas 2023   Inscrições prorrogadas   Capa site 01 (2)Festejos Farroupilhas 2023

POR SILVIA MARTINS | ASCOM | SEDAC

Parte integrante das ações em comemoração ao Dia do Gaúcho (20 de setembro), a seleção da canção-tema dos Festejos Farroupilhas 2023, terá suas inscrições prorrogadas até o dia 12 de maio. Organizado pela Comissão dos Festejos Farroupilhas 2023, as inscrições têm como objetivo selecionar a canção-tema dos festejos deste ano, segundo o regulamento, disposto através de uma Chamada Pública, na qual podem participar compositores de todo o Brasil, e as músicas devem ter como tema principal o “Centenário da Revolução de 1923”.

LEIA MAIS

___________________________________________________________________________________

Chamada para a Seleção da Canção Tema dos Festejos Farroupilhas 2023

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023 definiu durante encontro no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, os critérios para a seleção da canção-tema dos festejos deste ano. Segundo o regulamento, disposto através de uma Chamada Pública, podem participar compositores de todo o Brasil, e as músicas devem ter como tema principal o “Centenário da Revolução de 1923”.

A secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, lembra da importância das composições não ficarem restritas à guerra entre chimangos e maragatos. “Elas também devem abordar os invisibilizados da Revolução de 1923: negros e negras, mulheres, indígenas, personagens que pouco aparecem ou quase nada na história”, ressalta.

As canções também devem ser inéditas, devidamente arranjadas e contemplar ritmos consagrados do cancioneiro rio-grandense.

Os compositores têm do dia 05 de abril até o dia 04 de maio, às 17h, para se inscreverem através do e-mail festejosfarroupilhas@sedac.rs.gov.br . Além do formulário de inscrição, é necessário o envio do arquivo da letra em formato.doc (word) e uma composição por mídia em arquivo formato MP3.

Não há premiação em dinheiro para a música escolhida, cujo regramento dos direitos autorais consta na declaração do formulário de inscrição.

A escolha da canção será por membros da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2023 e o resultado será divulgado no dia 09 de maio, no site da Sedac.

Secretaria da Cultura