Seis entidades do Vale do Paranhana foram beneficiadas com a doação dos litros de leite arrecadados como forma de ingresso do concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). O evento cultural foi realizado na noite de 29 de junho e lotou o Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). A entrega dos leites contou com a participação de uma entidade de cada um dos seis municípios que compõem a região.
Notícias
Aqui você encontra conteúdos produzidos por assessorias de comunicação de Secretarias Estaduais que compõem a Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã, além de matérias de autoria de outros veículos de imprensa e de instituições parceiras.
Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã encerra atividades com balanço de comemorações
Ano do bicentenário buscou estreitar laços entre RS e Alemanha, resgatando contribuições dos imigrantes para o Estado
A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã encerrou, em reunião na manhã desta quarta-feira (18/12), as atividades comemorativas à data. Instituído pelo Decreto 56.110/2021, o grupo concentrou mais de 250 eventos em comemoração à efeméride realizados em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Entre as ações, 14 concertos especiais da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foram promovidos com programa composto sobretudo por obras de compositores alemães.
“Nós somos o legado vivo do Bicentenário”, afirmou o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, que coordenou a Comissão Oficial. Ele comemorou a oportunidade de resgatar a memória e a contribuição dos imigrantes alemães para a cultura e a economia do Rio Grande do Sul. Ao agradecer aos integrantes do grupo composto por 11 subcomissões temáticas, integradas por representantes de diversos setores da sociedade civil organizada e do governo do Estado, Gessinger avaliou que “mesmo em um ano desafiador para o Estado, as metas da comissão foram alcançadas com enorme sucesso”.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber enfatizou a articulação que envolveu diferentes setores do governo do Estado e da sociedade gaúcha para repercutir a história dos 200 anos de imigração. “Não deixamos de fora nenhuma região do Rio Grande do Sul, foram diversos eventos que resgataram o legado da imigração e a tragédia climática nos atrapalhou, mas não tirou o brilho da comemoração, apenas enfatizou a capacidade de resiliência do nosso povo”, pontuou o parlamentar.
Cônsul da Alemanha no Rio Grande do Sul, Martina Wolf, também lembrou a catástrofe climática que exigiu adaptação nas comemorações. “A comissão conseguiu, mesmo diante das adversidades, dar um ar de visibilidade e brilho a esse ano tão especial e desafiador. É muito impressionante escutar todos os testemunhos e todas as contribuições, vamos continuar trabalhando nesse sentido no futuro”, declarou Martina.
Diretor do departamento de memória e patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn afirmou que foi um privilégio fazer parte desse momento marcante para a cultura gaúcha. “A sociedade abraçou as comemorações e tivemos a oportunidade de interagir com diferentes manifestações artísticas e culturais, que representam toda a riqueza da cultura de imigração alemã e sua contribuição para a cultura gaúcha”, concluiu.
Durante a reunião realizada em formato híbrido, mais de vinte membros da Comissão, representantes de diferentes instituições e municípios, fizeram uso da palavra e compartilharam um balanço positivo em várias frentes.
Todas as informações relacionadas ao trabalho da Comissão do Bicentenário podem ser acessadas no link. Na página, estão disponíveis notícias relacionadas a comemoração, a programação dos eventos realizados ao longo de 2024, os projetos alusivos às relações culturais entre Brasil e Alemanha e documentos, artes gráficas e outras informações relativas ao Bicentenário.
Acesse aqui a íntegra da fala de encerramento da Comissão, proferida por Rafael Gessinger.
___________________________________________________
Linha Santa Cruz e Aliança faturam o título das disputas da Copa da Imigração Alemã
Nos veteranos, Linha Santa Cruz goleou o Linha Nova; já no sub-26, título do Aliança veio após duelo decidido nos pênaltis
Dois grandes jogos marcaram o encerramento do campeonato que homenageia a chegada dos imigrantes alemães em Santa Cruz do Sul. A finalíssima da Copa 200 Anos de Imigração Alemã ocorreu na noite dessa quinta-feira (18), no Estádio dos Plátanos.
Com a presença de um bom público, o campeonato realizado pela Liga de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) em parceria com o Centro Cultural 25 de Julho coroou a semana de homenagens pelos 175 anos da chegada dos primeiros imigrantes em Santa Cruz.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Documentário do Grupo Arauto conta o legado do povo alemão no Rio Grande do Sul
Lançamento da obra audiovisual ocorreu na noite desta quinta-feira
O Grupo Arauto de Comunicação e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançaram, na noite desta quinta-feira (19), o documentário “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações”, que conta a caminhada, o desenvolvimento e o legado dos antepassados em todo o Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Coworking Cultural.
Com 48 minutos, a obra audiovisual esta dividida em quatro partes: a chegada, a expansão, a fé e o legado. Segundo o jornalista Pedro Thessing, um dos responsáveis pelo projeto, contou que “as pessoas vão encontrar, no documentário, a história desde a chegada, a construção, a espiritualidade e também o legado. São etapas diferentes, mas que a gente fez uma questão completa. Não só contar a chegada dos imigrantes, mas o que eles construíram ao longo do tempo e foram deixando”.
Leia mais no link.
___________________________________________________
OSPA reúne coro de 180 vozes para executar “Carmina Burana” em duas sessões no final de semana (7 e 8/12)
Com regência de Manfredo Schmiedt, o espetáculo integra programação do Bicentenário da Imigração Alemã
Uma das obras mais impactantes e executadas nas salas de concerto de todo o mundo, Carmina Burana, de Carl Orff, será interpretada neste final de semana pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). Para dar conta de uma obra tão grandiosa, o espetáculo reúne mais de 270 artistas entre Orquestra, Coro e solistas convidados. O concerto será regido pelo novo diretor artístico da OSPA, o maestro Manfredo Schmiedt, no sábado (7/12), às 17h, e no domingo (8/12), às 18h, no Complexo Cultural Casa da OSPA. Os ingressos já estão esgotados, mas será possível prestigiar a transmissão ao vivo da apresentação no sábado pelo canal da OSPA no YouTube.
O espetáculo será o último da OSPA em Porto Alegre neste ano e integra a programação oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Depois disso, a Orquestra viaja para Erechim (12/12) e Lagoa dos Três Cantos (15/12), encerrando a temporada 2024.
Assista ao espetáculo no youtube da Ospa:
OSPA 2024 - 07/12 - Carmina Burana
OSPA 2024 - 07/12 - Carmina Burana Crédito: Ospa
___________________________________________________
Um documentário sobre música pomerana no ano do bicentenário da imigração alemã
Aos nove dias do mês de novembro do corrente ano, em que o Estado do Rio Grande do Sul comemora o Bicentenário da Imigração Alemã, o Prof. Dr. Danilo Kuhn, músico e pesquisador membro da Subcomissão Folclore da Comissão de Organização da representativa data comemorativa, lançou seu documentário “Allas gaut? Um documentário sobre música pomerana e intercâmbios culturais em São Lourenço do Sul”. O lançamento ocorreu no VI Festival Municipal de Arte, Cultura e Conhecimento Pomerano de São Lourenço do Sul, na localidade de Boqueirão.
O documentário está sendo viabilizado pela Lei Paulo Gustavo/São Lourenço do Sul - Audiovisual e o lançamento se vinculou à contrapartida social proposta pelo projeto do pesquisador, visto que o referido evento contou com a presença de escolas públicas lourencianas as quais possuem em seu corpo discente alunos de ascendência alemã e pomerana, bem como estudantes pertencentes a comunidades quilombolas.
O “Allas gaut” se configura como um documentário audiovisual (e musical) onde ressoam elementos identitários alemães e pomeranos, ademais de intercâmbios culturais com negros e luso-brasileiros e hibridismo musical entre a música alemã-pomerana e a música gaúcha, contribuindo para uma visão antropológica e, por conseguinte, mais fluida da cultura.
O documentário está sendo disponibilizado e divulgado em episódios periódicos no canal do professor no YouTube. Assista o primeiro episódio abaixo:
Allas gaut? Episódio 1: Paisagem (com legendagem e Libras)
Episódio 1/10 (Paisagem) do documentário "Allas gaut? Um documentário sobre música pomerana e intercâmbios culturais em São Lourenço do Sul", viabilizado através da Lei Paulo Gustavo e da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul. Crédito: Danilo Kuhn
___________________________________________________
Promulgada a lei que cria conselho municipal da Cultura Alemã
A prefeita Helena Hermany promulgou nesta quinta-feira, dia 12, a lei 9804 que cria o Conselho Municipal de Preservação, Promoção e Difusão da Cultura Alemã. O projeto havia sido aprovado na sessão do Legislativo de segunda-feira, dia 9. A autoria da proposta foi do vereador suplente Nasário Bohnen (Republicanos).
Pela legislação, o órgão terá a finalidade de preservar a cultura alemã no município, além de promover e difundir os usos e costumes dos antepassados que vieram da Alemanha há 175 anos em Santa Cruz do Sul.
Leia mais no site da Câmara de Vereadores, no portal Central Santa Cruz ou no portal Rádio Santa Cruz.
___________________________________________________
ICBAA realiza evento em comemoração aos 200 anos da Imigração Alemã
A história da imigração alemã para o Brasil completa 200 anos em 2024. Foi em 25 de julho de 1824 que os primeiros 39 imigrantes de língua alemã chegaram a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. As comemorações do bicentenário se estenderão até o fim de 2024 e, no dia 1º de novembro, o Instituto Cultural Brasileiro Alemão (ICBAA) promoveu o evento “Diálogo para conhecer, compreender e engajar". O momento contou com a participação do presidente da Comissão Estadual das Comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, Rafael Gessinger; do Agudense Brilhante e jornalista, Romar Beling; do Cineasta e Produtor de Cinema, Ricardo Zimmer e da Presidente da Comissão Municipal das Comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, Dori Müller Paul.
Leia mais no link
___________________________________________________
TVAL ESPECIAL - BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO RS
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul celebra os 200 anos da chegada dos imigrantes alemães no estado com uma matéria especial, reunindo história, gastronomia e cultura trazidos pelos germânicos em 1824 e que prevalecem até os dias atuais. Visitamos as cidades de São Leopoldo e Nova Petrópolis, referências do legado alemão. Também fomos conhecer o Grupo Bávaros, em Porto Alegre, além claro, da falar de uma das maiores festas do estado, a Oktoberfest, de Santa Cruz do Sul. Crédito: Assembleia Legislativa - RS
___________________________________________________
Estudante da Escola Glória é destaque em concurso de redação em Sinimbu
O concurso foi organizado em categorias, para estudantes de anos finais do ensino fundamental e ensino médio
Os 200 anos de Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e os 175 em Santa Cruz do Sul foram a motivação da Comissão Organizadora dos festejos para lançarem um Concurso de Redação. Com o objetivo de refletir sobre a importância da história, registrar a presença dos imigrantes e despertar o interesse dos jovens no tema, o regulamento do concurso foi destinado para estudantes das escolas públicas e privadas de Santa Cruz do Sul e dos municípios da região.
O presidnete da Comissão Oficial do Bicentenário e subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Rafael Gessinger, participou da solenidade de premiação no parque da Oktoberfest, no dia 12 de outubro. Gessinger destacou a integração que a celebração do Bicentenário promove em diversas cidades gaúchas e elogiou a iniciativa santa-cruzense.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Copa 200 anos terá rodada nesta terça-feira nos Plátanos
Primeiro jogo, pela categoria veteranos, ocorrerá às 19h30. Após, pelo sub-26, duelo será às 21h30
Duas partidas ocorrerão nesta terça-feira, 22, pela Copa 200 Anos de Imigração Alemã, campeonato promovido pela Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) em parceria com o Centro Cultural 25 de Julho. No Estádio dos Plátanos, pela categoria veteranos, São José de Monte Alverne e Juventude Cerro Alegre duelam às 19h30. O Zequinha busca os primeiros pontos no certame, já que totalizaduas derrotas em dois jogos. Já o Ju quer a reabilitação após derrota para o Santa Cruz na semana passada. O time de Cerro Alegre venceu na estreia o Linha Nova.
Leia mais no link.
___________________________________________________
PROGRAMA FRENTE E VERSO - EDIÇÃO DE 18/10/2024
AO VIVO: PROGRAMA FRENTE E VERSO - EDIÇÃO DE 18/10/2024 Crédito: A Hora TV
___________________________________________________
Seminário destaca as heranças dos alemães no Vale do Taquari
Programação do Neue Heimatfest inicia hoje, com seminário, e segue até domingo. Evento destaca marcas da imigração no desenvolvimento da região e do estado
Tradição, cultura e história fazem parte do seminário Neue Heimat, programado para esta sexta-feira, 18, no auditório do Sicredi, em Lajeado. O evento abre as celebrações da Neue Heimatfest, que segue até domingo, 20, no Parque Histórico, e comemora as heranças deixadas pelos pioneiros alemães no Vale, depois de 200 anos da imigração.
Leia mais no link.
___________________________________________________
2ª noite da celebração pelo Bicentenário da imigração alemã
Evento aconteceu no Anfiteatro Pe. Werner e contou com a participação das empresas alemãs Stihl e SAP
O Anfiteatro Pe, Werner, no campus de São Leopoldo, recebeu na última quinta-feira (17), a segunda noite de celebração pelo Bicentenário da imigração alemã no Brasil. O evento contou com a participação de representantes das empresas alemãs, Stihl e SAP.
Na abertura da noite, os presentes puderam apreciar uma apresentação da Madrigal Preste e Camerata Presto, conduzida pelo maestro João Paulo Sefrin.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Livro que mostra a presença brasileira na Alemanha contemporânea é disponibilizado para a Comissão do Bicentenário e público em geral
A autora, especialista em transversalidades culturais, procura apoiadores para projeto semelhante a fim de revelar a presença contemporânea germânica no Brasil
___________________________________________________
Ospa apresenta legado da música erudita alemã no concerto do Bicentenário da Imigração Alemã
O Santuário Sagrado Coração de Jesus em São Leopoldo foi tomado pelas emoções que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) proporcionou com o concerto alusivo ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul (RS). O público aplaudiu em pé a apresentação que reuniu composições dos grandes nomes da música clássica alemã. O evento foi realizado na noite desta quinta-feira, 10 de outubro.
Leia mais aqui.
___________________________________________________
Exposição sobre o legado da imigração alemã é inaugurada no Teatro Feevale; veja fotos
"Arte, Memória, Identidade e Territorialidade: 200 anos da imigração alemã" conta com obras de mais de 50 artistas
Em mais um evento em celebração aos 200 anos da imigração alemã, foi inaugurada a expposição "Arte, Memória, Identidade e Territorialidade", no Espaço Cultural Feevale, situado no quarto andar do Teatro Feevale. A motra, que abriu ao público nesta terça-feira (10), é um projeto que destaca o impacto da imigração alemã no Vale Germânico por meio da arte contemporânea.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Escolas são convidadas a participarem de projeto sobre memórias da imigração no RS
A Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, lançou um projeto que visa envolver escolas em todo o Rio Grande do Sul na preservação das memórias da imigração. A iniciativa, intitulada "Documentando a Experiência da Imigração no Rio Grande do Sul", tem como objetivo registrar relatos de familiares e estudantes sobre suas histórias de migração. O projeto abrange tanto a rede pública quanto a privada de ensino. Os contatos para esclarecimentos de dúvidas são o e-mail idiomas@univates.br ou whatsApp (51)99805-0180.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Um marco nas relações entre os povos
O bicentenário da colonização alemã no Brasil, celebrado neste ano, salienta as contribuições dos imigrantes para a socioeconomia em todas as regiões nacionais. No monumento: “Em memória dos ancestrais”.
Acesse o caderno especial do Jornal Gazeta do Sul no link.
___________________________________________________
Catedral São João Batista celebra imigração com missa em alemão
Celebração religiosa foi presidida pelo padre Érico João Hammes
Com o objetivo de celebrar os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil e os 175 anos em Santa Cruz do Sul, a Catedral São João Batista realizou, neste sábado (31), uma missa em língua alemã presidida pelo padre Érico João Hammes e cantada pelo Coral Cruzeiro do Sul, de Boa Vista.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Morre o professor e pesquisador Jorge Luiz da Cunha
Atos fúnebres serão realizados nesta sexta-feira
Faleceu, nesta sexta-feira (23), o professor e pesquisador Jorge Luiz da Cunha. Ele estava internado no Hospital Santa Cruz (HSC).
Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele integrava o quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em História, ambos com relação a mestrados e doutorados. Cunha também era docente do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória UFSM (UFRJ).
Leia mais no link.
___________________________________________________
O cooperativismo do padre Amstad refletiu na vida dos imigrantes
Assunto é o tema do 20º episódio da série Da Alemanha aos Vales, que conta a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul
A série “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações” chega ao 20º episódio. Lançado nesta quinta-feira (15), viaja não apenas para a serra gaúcha, mais precisamente a Linha Imperial, em Nova Petrópolis, mas também no tempo. Foi buscar o legado que o padre jesuíta Theodor Amstad deixou ao criar, em 1902, a Caixa Rural, a primeira cooperativa de crédito voltada aos agricultores.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Língua alemã se torna patrimônio cultural de Venâncio Aires
O Projeto de Lei, de autoria da vereadora Claidir Kerkhoff (Republicanos) é uma forma de marcar, em caráter oficial, em 2024, os 200 anos da chegada das primeiras famílias de imigrantes alemães em Venâncio Aires, os quais se juntaram, ao longo dos anos, a inúmeros outros imigrantes.
Leia mais no link
___________________________________________________
Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã
Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos
Em um gesto simbólico para celebrar os 200 anos da imigração alemã no Brasil, igrejas de diversas denominações tocaram seus sinos por 200 segundos nesta quinta-feira, dia 25 de julho, ao meio-dia. A iniciativa, organizada pela Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, a qual a IELB faz parte, busca homenagear a rica história e o legado cultural deixado pelos imigrantes alemães.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Globo Repórter celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil
Herança histórica dos povos germânicos em Santa Catarina é um dos destaques do programa desta sexta-feira (26)
Em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, o Globo Repórter desta sexta-feira (26) dedica sua edição a explorar as raízes e o legado deixado pelos colonos alemães em terras brasileiras. O público vai poder conhecer melhor as influências germânicas que ajudaram a moldar a cultura de estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A parte catarinense do programa foi produzida especialmente pela equipe da NSC TV.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Gramadotur apoia sessão em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã
A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, presidida pelo senhor Rafael Gessinger, através da HMF Mídias Digitais, Jornalismo e Cultura,em parceria com Ruimara Stein Produções, Valkyria Filmes e CineBancários, realiza sessão em comemoração ao bicentenário da imigração alemã, no dia 29 de julho às 20h, no CineBancários, em Porto Alegre.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Jornais em alemão ajudaram comunidades a se firmar no Brasil
Periódicos foram principal fonte de informação de comunidades alemãs entre os anos 1860 e 1940, ajudando-as a se situarem e se consolidarem no Brasil. Política de nacionalização, durante a era Vargas, selaria o seu fim.
Em 24 de março de 1883, o jornal Germania, periódico em língua alemã editado em São Paulo, publicou na página 3 uma lista intitulada "Dez mandamentos para emigrante", com conselhos para os alemães que chegavam ao Brasil ano a ano.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Seminário internacional debate a história das relações entre Brasil e Alemanha
Inscrições para o evento, que será realizado dias 26 e 27 de setembro na Casa de Oswaldo Cruz, poderão ser feitas a partir de agosto
As relações entre Brasil e Alemanha, em suas diferentes expressões, serão tema de um evento internacional na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) nos dias 26 e 27 de setembro. As inscrições deverão ser realizadas de 15/08 a 01/09 pelo site do campus virtual e as vagas são limitadas.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Livro e exposição Legado que Inspira é homenagem da Amvag ao Bicentenário
A Associação dos Municípios do Vale Germânico –Amvag, lançou nesta sexta-feira (19/07), o livro Bicentenário da Imigração: Legado que Inspira. Por meio da publicação de 200 páginas e totalmente traduzida para o alemão oficial, as 14 cidades da Amvag que integram a região-berço da colonização alemã no Brasil prestam seu reconhecimento aos imigrantes que desembarcaram em São Leopoldo em 25 de julho de 1824, transformando o futuro aqui.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Semana do Bicentenário da Imigração Alemã terá programação especial em Dois Irmãos
No próximo dia 23 de julho, Dois Irmãos se prepara para uma noite de reconhecimento e celebração no Espaço Cultural Antiga Matriz. O 8° Troféu Baumschneis será entregue a 24 cidadãos que deixaram um legado significativo no desenvolvimento do município em diversas áreas. A cerimônia, marcada para as 19h30, faz parte das festividades comemorativas do Bicentenário da Imigração Alemã, destacando a contribuição vital desses indivíduos para a comunidade. A programação incluirá também uma apresentação especial da talentosa cantora local Jessica Hansen.
Saiba mais no link.
___________________________________________________
Comissão Oficial do Bicentenário conhece projeto de cidade coirmã
Teutônia recebeu Rafael Gessinger e o cônsul da Alemanha na manhã de ontem.
A comissão teutoniense responsável pela construção do projeto de cidade coirmã com Mengerschied (Alemanha) reuniu-se com Rafael Gessinger, presidente da Comissão Oficial do Bicentenário e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH/RS). O encontro foi realizado na manhã de ontem (19/7), no Hotel Baviera, em Teutônia.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Caminho Pomerano é retrato da presença germânica no sul gaúcho
Roteiro turístico rural em São Lourenço do Sul, repleto de cultura e gastronomia, apresenta história dos colonizadores vindos há cerca de 160 anos
Em meio às vastas planícies ao redor da Lagoa dos Patos, o Caminho Pomerano, em São Lourenço do Sul, é um importante registro histórico e cultural da imigração germânica no sul gaúcho. São cerca de uma dezena de atrativos pontilhados ao longo da rodovia ERS 265 e estradas do interior do município, como nas localidades de Quevedos, Boqueirão, entre outras, reunindo edifícios históricos, gastronomia típica, agroindústrias e paisagens naturais de tirar o fôlego.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Cinemateca Paulo Amorim celebra imigração alemã com exibição de documentário no Goethe-Institut
Sessão acontece nesta quinta-feira (18/7) e será precedida por visita guiada a exposição fotográfica
A Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) está se integrando às comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, celebrado em 2024. Nesta semana será iniciada uma série de exibições de títulos gaúchos relacionados à cultura da Alemanha. O primeiro filme apresentado é o documentário “Os olhos na mata e o gosto da água”, nesta quinta-feira (18/7), às 19h, no Goethe-Institut, dando continuidade à parceria da Cinemateca com o instituto.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Conversa de Peso 1274 - Especial 200 anos, Rafael Koerig Gessinger
Conversa de Peso 1274 - Especial 200 anos, Rafael Koerig Gessinger, Presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS. Crédito: ValeTV
___________________________________________________
Associação Cultural Germânica destaca os 200 anos da Imigração Alemã na Tribuna Livre
Sócio fundador, Nelson Bergmann Peter falou da preservação do legado étnico
Leia mais no link.
___________________________________________________
Bicentenário da Imigração: comemorações têm a presença de Montenegro
MORADOR do município preside a Comissão dos 200 anos da Imigração Alemã
Em 2024 é celebrado o Bicentenário da Imigração Alemã, com destaque para o dia 25 de julho, marcando a chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã a São Leopoldo, em 1824. A partir daí, o Rio Grande do Sul e o Brasil receberam numerosas levas de imigrantes que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado e do País. A Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã, presidida por Rafael Koerig Gessinger, morador de Montenegro, desempenha um papel central na organização e coordenação das comemorações.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Deputado Elton Weber conduz Grande Expediente Especial em homenagem ao Bicentenário
Nesta terça-feira (16), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul foi palco do Grande Expediente Especial conduzido pelo deputado Elton Weber (PSB), em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil, a serem celebrados no dia 25 de julho. O evento reuniu o Cônsul-Geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn; o Cônsul-Geral da Argentina, Gabriel Servetto; e os cônsules honorários em Porto Alegre da Suíça, Gernot Haeberlin e da Áustria, Kathrin Rosenfield, além de parlamentares, autoridades e representantes de entidades.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Bicentenário da imigração alemã ecoa na Câmara de Vereadores de Santa Cruz
Apresentações culturais e manifestações pelo legado deixado pelos antepassados foram destaque em sessão solene realizada pelo Legislativo
Uma noite para celebrar a história, a arte, a cultura e o legado que os imigrantes germânicos deixaram para a região. A homenagem à Comissão dos Festejos do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e dos 175 anos da chegada dos imigrantes alemães a Santa Cruz do Sul foi a pauta da sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (15) pelo Poder Legislativo.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Assembleia vai ter programação especial sobre os 200 anos da imigração alemã
Assembleia vai ter programação especial sobre os 200 anos da imigração alemã Crédito: TV Assembleia RS
___________________________________________________
Cônsul da Alemanha esteve em Dois Irmãos na noite de quinta-feira
O Cônsul da Alemanha, Marc Bogdahn, e o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, visitaram Dois Irmãos na noite desta quinta-feira (11). Eles iriam assistir ao recital com canções folclóricas alemãs, na abertura das atividades culturais programados em Dois Irmãos para celebrar os 200 anos da imigração, mas a atração acabou cancelada em virtude do falecimento do marido da cantora lírica Angela Diel.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Diálogo RS: 200 anos de Imigração Alemã
25 de julho de 1824, neste dia há 200 anos chegavam a São Leopoldo os primeiros 39 imigrantes que embarcaram no porto de Hamburgo em busca de uma vida melhor. Entendendo à dimensão e à simbologia desta data, o Governador Eduardo Leite estabeleceu uma comissão oficial que teve a missão de organizar as comemorações do bicentenário da imigração alemã no RS. São várias secretarias de Estado e dezenas de importantes instituições integradas para refletir sobre a contribuição do migrante no passado, no presente e no futuro e programar eventos que possam homenagear a imigração e seu legado na nossa cultura e na nossa formação.
Entrevistado: Rafael Gessinger, subsecretário de Justiça e Integridade da Secretaria de Justiça e presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã.
Apresentação e produção: Nara Sarmento
Técnica: Marcelo Ribeiro
Crédito: Governo do Rio Grande do Sul
Diálogo RS: 200 anos de Imigração Alemã
25 de julho de 1824, neste dia há 200 anos chegavam a São Leopoldo os primeiros 39 imigrantes que embarcaram no porto de Hamburgo em busca de uma vida melhor. Entendendo à dimensão e à simbologia desta data, o Governador Eduardo Leite estabeleceu uma comissão oficial que teve a missão de organizar as comemorações do bicentenário da imigração alemã no RS. São várias secretarias de Estado e dezenas de importantes instituições integradas para refletir sobre a contribuição do migrante no passado, no presente e no futuro e programar eventos que possam homenagear a imigração e seu legado na nossa cultura e na nossa formação. Entrevistado: Rafael Gessinger, subsecretário de Justiça e Integridade da Secretaria de Justiça e presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã. Apresentação e produção: Nara Sarmento Técnica: Marcelo Ribeiro Crédito: Governo do Rio Grande do Sul
___________________________________________________
Teutônia é oficialmente coirmã da cidade alemã Mengerschied
Cerimônia foi transmitida em live entre representantes das duas cidades neste domingo (7/7)
Documentário revela Ivoti como marco da imigração alemã no Brasil
O documentário "Ivoti, O Jardim da Imigração Alemã: 200 Anos de História e Legado" está prestes a finalizar sua produção, com a última diária agendada para 29 de Junho de 2024.
Este curta-metragem promete uma imersão profunda na rica herança cultural dos imigrantes alemães, destacando sua influência duradoura na sociedade contemporânea. Celebrando tanto a diversidade cultural quanto o reconhecimento dos povos originários da região, o documentário combina testemunhos emocionantes, entrevistas e imagens históricas para contar uma história envolvente.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Seis entidades recebem leites arrecadados em concerto da Ospa em Taquara
Leia mais no link.
___________________________________________________
200 anos de imigração alemã: para lembrar de Telmo Lauro Müller, guardião da memória
Professor faleceu em 9 de janeiro de 2012, aos 85 anos,, mas deixou para posteridade amplo legado também em forma de livros, sempre referenciais
Há exatos 20 anos decorridos nesse sábado, 20, o professor Telmo Lauro Müller, então diretor do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, implantado na área central daquela que foi a pioneira colônia alemã em territorio gaúcho, recebeu a Gazeta do Sul justamente naquele local, que então coordenava. E do qual fora também o grande entusiasta, empenhando-se em favor de sua implantação, que, afinal, ocorreu em 20 de setembro de 1959.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela recebe novos trajes
Ensaio teve a presença de membros de ONG caxiense e do presidente da comissão dos 200 anos da imigração alemã no RS.
Na tarde de sábado (6/7), o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela realizou mais um ensaio das categorias, desta vez com a prova de sete novos trajes para sete das 14 categorias.
Leia mais no link.
___________________________________________________
OSPA lota Centro de Eventos da Faccat e encanta público presente
As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) foram o palco de apresentação da renomada Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), na noite de sábado, 29. Com o Centro de Eventos lotado, a plateia não poupou aplausos aos músicos, que brilharam em um espetáculo marcado por talento e simpatia.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Pinacoteca Unisc: “Imagens e Memórias” enaltece a imigração alemã
A Pinacoteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) abriu nesta sexta-feira, 5, a exposição “Imagens e Memórias” comemorativa à imigração alemã: 200 anos no Estado e 175 anos em Santa Cruz do Sul. Entre 24 telas da Pinacoteca e 34 fotografias do Centro de Documentação Unisc (Cedoc), o público pode prestigiar, até novembro, uma pequena mostra da vida, dos costumes, do trabalho e da arquitetura deixada pelos imigrantes.
Leia mais no link.
___________________________________________________
Sessão Especial em homenagem aos 200 anos de imigração alemã – 4/7/24
Veja o pronunciamento da Profª Gisela Spindler, presidente da subcomissão Lingua Alema da Comissão Oficial do Bicentenário, durante a Sessão Especial do Senado pelos 200 anos da imigração alemã no Brasil. A data é celebrada oficialmente em 25 de julho, dia que marca a fundação da colônia, atualmente município, de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, por 39 imigrantes. Eles haviam embarcado no porto de Hamburgo, na Alemanha. Crédito: TV Senado
___________________________________________________
Homenagem ao Bicentenário da Imigração alemã no Brasil - CORAL MUNICIPAL DE MARATÁ RS
No ano em que comemoramos 200 anos da chegada dos imigrantes alemãs ao Brasil o Coral Municipal de Maratá presta homenagem a este marco histórico! Projeto proposto pelo coral municipal de Maratá e contemplado de acordo com o edital de chamamento público 002/2023 EDITAL LEI PAULO GUSTAVO MARATA – AUDIOVISUAL EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FIRMAR TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL COM RECURSOS DA LEI COMPLEMENTAR 195/2022. Crédito: Márcio André Orth
___________________________________________________
Cláudio Brito entrevista o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração alemã e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger. Entre os temas abordados na entrevista, as mudanças no calendário de eventos alusivos a data e os principais temas relacionados ao Bicentenário.
Crédito: Rádio ABC 103.3 FM
No ar, NH10 com Cláudio Brito
___________________________________________________
Bicentenário da imigração alemã no RS. Em 25 de julho de 1824, os primeiros imigrantes alemães chegavam a São Leopoldo, no Vale dos Sinos. Para celebrar a data, foi organizada uma programação especial em homenagem a esses imigrantes que ajudaram a construir a história do nosso estado. Quem conta sobre ela é o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger.
Crédito: TVE RS
Redação TVE 02/07/2024
___________________________________________________
Celebração Ecumênica marca comemorações pelos 200 anos da imigração alemã em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis realizou no domingo (30) um culto ministrado pelas igrejas cristãs do município pela comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã no Estado. A celebração ecumênica dá início às atividades de julho, mês que marca os 200 anos da chegada do alemães na região.
Leia mais no link
___________________________________________________
“Pequena Alemanha” lança olhar para identidade cultural de comunidades de ascendência alemã no RS
No ano em que se completam 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul, a artista Bruna Engel exibe fotografias do ensaio Pequena Alemanha no Goethe-Institut. Com curadoria de Letícia Lampert, a mostra propõe um olhar crítico que escapa da idealização e folclorização das comunidades de ascendência alemã no estado.Catedral lota com concerto da Ospa em homenagem à imigração alemã
Apresentação ocorreu na noite desta sexta-feira e emocionou público com a interpretação de composições dos maiores nomes da música alemã
Podcast "Aconteceu no RS" - Ep. 10
Aconteceu no RS | Como alemães contribuíram na arte e arquitetura no RS
Aconteceu no RS | Como alemães contribuíram na arte e arquitetura no RS Crédito: GZH
___________________________________________________
Podcast "Aconteceu no RS" - Ep. 09
Aconteceu no RS | A história do maior acervo da imigração alemã no RS
Aconteceu no RS | A história do maior acervo da imigração alemã no RS Crédito: GZH
Podcast "Aconteceu no RS" - Ep. 08
Aconteceu no RS | Como criar uma árvore genealógica e recuperar a história familiar
Aconteceu no RS | Como criar uma árvore genealógica e recuperar a história familiar Crédito: GZH
Podcast "Aconteceu no RS" - Ep. 07
Aconteceu no RS | Mitos e verdades sobre Jacobina e os “Mucker”
Aconteceu no RS | Mitos e verdades sobre Jacobina e os “Mucker” Crédito: GZH
Podcast "Aconteceu no RS" - Ep. 06
Aconteceu no RS | Contribuição dos alemães em Porto Alegre
Aconteceu no RS | Contribuição dos alemães em Porto Alegre Crédito: GZH
___________________________________________________
Ospa anuncia retomada de concertos
Apresentações em Santa Cruz do Sul e Taquara integram programação do Bicentenário da Imigração Alemã
Após precisar interromper sua programação artística nos meses de maio e junho em razão das enchentes, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), anuncia a retomada de seus concertos. Nos dias 28 e 29 de junho, a Orquestra viaja a Santa Cruz do Sul e Taquara, respectivamente, para duas apresentações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.
Leia mais no link.
_____________________________________________________
Ciclo de filmes alemães celebra o Bicentenário da Imigração a partir de 27 de junho
Texto: Município de Taquara
Exibições gratuitas vão ocorrer semanalmente no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar, no Shopping da Júlio, às 19h30
O Dia do Colono, comemorado em 25 de julho, neste ano marca o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Pensando nisso, a Prefeitura de Taquara, por meio da Diretoria de Cultura e com colaboração do Goethe-Institut Brasil, promove o primeiro “Ciclo de filmes alemães”, que inicia no próximo dia 27 de junho e ocorrerá semanalmente, às quintas, no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar, no Shopping da Júlio, às 19h30.
Mais informações estão disponíveis no site
_____________________________________________________
Evento de historiadores que celebra os 200 anos de migrações alemãs é transferido para novembro
Programação ocorrerá de 11 a 14 de novembro nas dependências das Faculdades EST e do Colégio Sinodal
Devido à catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul e afeta diretamente o Vale do Sinos, o Seminário Internacional “História das migrações no contexto dos 200 anos de migrações alemãs para o Brasil” e o XXV Simpósio de História da Imigração e Colonização foi transferido para novembro, nas dependências da Faculdades EST e do colégio Sinodal, localizado no Morro do Espelho, em São Leopoldo. De acordo com a organização, o excesso de chuvas causou a interrupção de diversas linhas de transporte público, além de rodoviárias e aeroporto, o Salgado Filho, por exemplo, só retorna às atividades no fim do ano.
Diante do cenário, a programação foi reagendada para ocorrer de 11 a 14 de novembro de 2024, não de 21 a 24 de julho, como estava agendada. “Lamentamos muito ter que tomar essa decisão, mas temos a certeza de que poderemos fazer um evento melhor quando o Estado e as pessoas daqui envolvidas também estiverem melhor e recuperadas material e emocionalmente para podermos fazer uma grande programação”, frisa o coordenador do seminário, o professor Marcos Antônio Witt.
Para mais informações acesse a página do evento.
_____________________________________________________
Palestra sobre o Bicentenário da Imigração Alemã foi promovida em Taquara
Texto: Município de Taquara
"O Bicentenário da Imigração Alemã: oportunidades para hoje e amanhã" foi a palestra promovida, na terça-feira (18), no auditório 3, do Centro de Eventos da Faccat. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, contou com a presença do subsecretário de Justiça e presidente da Comissão Estadual do Bicentenário, Rafael Gessinger, e Moisés Bauer, diretor de Inclusão e Diversidade da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Mais informações no site.
Câmara dos Deputados homenageia Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil
Os 200 anos da imigração dos alemães ao Brasil receberam homenagem em sessão solene da Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (12/6). Na oportunidade, autoridades brasileiras e alemãs falaram sobre a importância de celebrar o Bicentenário.
Participaram da solenidade, a convite dos deputados federais gaúchos Heitor Schuch e Bohn Gass, representantes da Comissão Oficial estabelecida pelo governo do Rio Grande do Sul para organizar as festividades em torno do tema. Eles discorreram sobre a história e o legado das migrações alemãs para o Estado e sobre a programação que estava em andamento e que, devido às enchentes, está sendo replanejada.
Em seu discurso, o presidente da Comissão, Rafael Gessinger, afirmou que “o Bicentenário no RS está ressignificado diante da tragédia. Cada município, cada entidade e cada pessoa determinará o sentido e o alcance dessa ressignificação e continuará contando com o apoio incansável de todos os membros da Comissão Oficial e do poder público”. Para ler a íntegra do discurso dele, clique aqui.
O professor Martin Dreher, coordenador da subcomissão História da Imigração e considerado a principal referência nesse tema, abordou a história da vinda dos falantes de língua alemã ao Brasil e explicou como essa imigração contribuiu para a valorização do trabalho como elemento dignificante e da educação como prioridade na vida social.
No âmbito da programação do Bicentenário no RS, os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) - onze no interior e cinco na capital - estão mantidos (o novo calendário deverá ser divulgado em breve). O grande concerto do Bicentenário ocorrerá na noite de 26/7, em Porto Alegre. Nos dias 24, 25 e 26/7, uma comitiva de autoridades e empresários do estado alemão de Rheinland-Pfalz, junto a outras autoridades, cumprirá agenda no RS.
Clique aqui para assistir à integra da sessão solene na Câmara (os discursos de Rafael Gessinger e Martin Dreher podem ser vistos aqui e aqui, respectivamente).
Cônsul da Alemanha diz que Estado tem muito a oferecer no comércio binacional
Texto: Osni Machado osni.machado@jornaldocomercio.com.br
“O Rio Grande do Sul oferece muitas chances para o aprofundamento das relações bilaterais”, afirmou Marc Bogdahn, cônsul-geral do Consulado da República Federal da Alemanha em Porto Alegre, nesta quinta-feira (25), durante reunião-almoço, evento organizado pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE/ POA), na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Em sua palestra, Bogdahn abordou o tema: “200 anos da imigração alemã: perspectivas e relações com o Rio Grande do Sul”.
_________________________________________________
RS avalia homenagem para marcar imigração alemã
Governo do Estado estuda imortalizar os 200 anos da chegada germânica
Texto: Jefferson Klein jefferson.klein@jornaldocomercio.com.br
Com a proximidade do dia 25 de julho, quando serão completados dois séculos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, o governo gaúcho almeja através de algum marco, que ainda está sendo avaliado qual será, imortalizar simbolicamente essa data. Situação semelhante já foi vivida nas comemorações de 150 anos da chegada germânica no Estado, quando as três famosas esferas da Expointer nas cores vermelha, verde e amarela, que formavam na época o estande da Alemanha Ocidental no parque em Esteio, foram doadas para o governo estadual em 1974. “Por que a gente não pode fazer uma coisa parecida e deixar uma marca neste ano de 2024 a respeito dos 200 anos da imigração alemã?”, indaga o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Guazzelli Peruchin, que está envolvido com a elaboração das ações vinculadas às celebrações do bicentenário da imigração alemã. Uma iniciativa inédita e relevante que ele vê possibilidades de ser efetivada é o Rio Grande do Sul firmar uma irmandade com algum estado da Alemanha.
De autoria do presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã e Subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) do governo do Estado, Rafael Gessinger, a primeira edição de 2024 da Revista Tópicos, da Sociedade Brasil-Alemanha (DBG), publica artigo "Ein Fest der menschlichen Integration" (Uma festa da integração humana).
No texto, Gessinger fala a respeito das comemorações do ano do bicentenário, ressaltando a contribuição do encontro de culturas para o desenvolvimento do Brasil e o olhar para o futuro da integração Brasil-Alemanha. Leia a íntegra do artigo aqui.
O bicentenário ganhou espaço relevante nessa edição da revista Tópicos. A publicação, disponível para leitura on-line de forma gratuita, também traz uma entrevista com o embaixador brasileiro em Berlim, Roberto Jaguaribe. Ele reconhece a importância da imigração alemã no Brasil para a proximidade entre os dois povos. Em outro artigo, a historiadora Karen Lisboa, descreve desafios e adversidades superados pelos imigrantes. E ainda: em entrevista, a vice-presidente executiva da Câmara de Comércio e Indústria AHK São Paulo, Barbara Konner, fala sobre as empresas de origem alemã no Brasil.
O conteúdo completo da revista pode ser acessado no link.
Podcast "Aconteceu no RS" - Ep. 05
Aconteceu no RS | Legado dos alemães na gastronomia do RS
Aconteceu no RS | Legado dos alemães na gastronomia do RS
___________________________________________________
Podcast "Aconteceu no RS" - Ep. 04
Aconteceu no RS | Curiosidades sobre doenças, tratamentos e velórios nas colônias alemãs
Aconteceu no RS | Curiosidades sobre doenças, tratamentos e velórios nas colônias alemãs
___________________________________________________
Podcast "Aconteceu no RS" - Ep. 03
Aconteceu no RS | Lenda e realidade em dramática viagem de alemães para o Brasil
Aconteceu no RS | Lenda e realidade em dramática viagem de alemães para o Brasil
___________________________________________________
Expansão no Bicentenário da Imigração Alemã
Expansão no Bicentenário 200 anos - Fevereiro de 2024 (.pdf 3,33 MBytes)
Expansão no Bicentenário 200 anos - Março de 2024 (.pdf 5,08 MBytes)
Expansão no Bicentenário 200 anos - Abril de 2024 (.pdf 3,18 MBytes)
________________________________________________
Idiomas de imigração mantêm viva cultura germânica há 200 anos no Brasil
Modos de comunicar preservados por descendentes têm reconhecida relevância cultural e podem ganhar espaço nas escolas do RS
Texto: Carlos Hammes | Ascom Sedac
Entre os idiomas germânicos trazidos ao Brasil por imigrantes, o hunsriqueano é considerado o mais falado. Apesar de contar com cerca de 2 milhões de falantes nativos no Sul do Brasil, não é o único que embarcou em navios há 200 anos e que se mantém vivo no cotidiano do Rio Grande do Sul. É comum encontrar em algumas regiões do Estado falantes do pomerano e do westfaliano, evidenciando que a diversidade étnica e cultural brasileira está, também, na fala do povo. Estudiosos do assunto e comunidades descendentes de imigrantes debatem a inclusão do ensino dos idiomas tradicionais de cada região, como os de origem germânica, nos currículos escolares.
_______________________________________________________
Podcast "Aconteceu no RS" - Ep.02
Os primeiros 39 imigrantes alemães chegaram a São Leopoldo em julho de 1824. Inicialmente, ficaram nas senzalas da Imperial Feitoria do Linho Cânhamo, desativada fazenda estatal para produção de cordas de navios. O nome da colônia alemã foi uma homenagem à imperatriz brasileira, a austríaca Dona Leopodina. São Leopoldo é o padroeiro da Áustria. No segundo episódio da temporada do podcast "Aconteceu no RS", o historiador e professor Martin Dreher conta como foi a criação de São Leopoldo e descreve o perfil dos imigrantes.
Aconteceu no RS | Como foi a criação de São Leopoldo, primeira colônia alemã do Estado
Aconteceu no RS | Como foi a criação de São Leopoldo, primeira colônia alemã do Estado
________________________________________________________
Podcast "Aconteceu no RS" - Ep.01
O Brasil celebra em 2024 o bicentenário a imigração alemã. Entre 1824 e 1830, na primeira fase patrocinada pelo governo imperial, chegaram 11 mil alemães, sendo que cerca de 5 mil se estabeleceram em São Leopoldo. Dom Pedro I buscou soldados mercenários e famílias de agricultores e artesãos. O primeiro episódio da nova temporada do podcast Aconteceu no RS recebe o historiador Rodrigo Trespach, que fala sobre a campanha para atrair imigrantes, como eram os estados de língua alemã na época, a participação dos soldados no exército brasileiro e o plano frustrado para matar o imperador.
Aconteceu no RS | Por que o Brasil buscou alemães em 1824
Aconteceu no RS | Por que o Brasil buscou alemães em 1824
Contribuição imigrante para a economia
Cervejaria e Fábrica de Gelo Bopp & Irmãos foi projeto do arquiteto Theo Wiederspahn. Hoje abriga o Shopping Total - Foto: Correio do Povo
A pujança da economia do Rio Grande do Sul ao longo dos séculos deve-se, em grande parte, às contribuições dos imigrantes. Revoluções e disputas territoriais à parte, muitos negócios nasceram aqui pelas mãos dos pioneiros e seus descendentes. Mais recentemente, dentro de um processo de mundo sem fronteiras, companhias alemãs com atuação global passaram a fixar-se no Estado, ajudando a impulsionar o desenvolvimento desta região até os dias atuais.
________________________________________________________
Programação do Bicentenário da Imigração Alemã é tema de reportagem na TV Assembleia
A Assembleia Legislativa é uma das instituições que integram a Comissão do Bicetenário. A repórter Bárbara Scussel conversou com presidente da Comissão, Rafael Gessinger sobre o lançamento da programação oficial das comemorações. Assista à entrevista completa.
__________________________________________________
Presidente da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã concede entrevista à RDC TV
O presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, concedeu, nesta terça-feira (19), entrevista ao programa Pode Chegar, da RDC TV, de Porto Alegre. Assista à entrevista completa.
___________________________________________________
Lançamento da programação do Bicentenário da Imigração Alemã - Governo do RS
Lançamento da programação do Bicentenário da Imigração Alemã
Lançamento da programação do Bicentenário da Imigração Alemã Crédito: Governo do Rio Grande do Sul
______________________________________________
Governo do Estado apresenta programação do Bicentenário da Imigração Alemã
Os duzentos anos da chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã no Rio Grande do Sul serão comemorados até o fim de 2024 em mais de 100 municípios gaúchos. É o que consta na programação, organizada por uma Comissão Oficial integrada por mais de 60 instituições, que foi anunciada na noite desta quinta-feira (14), em evento na Sala de Recitais da Ospa. Entre as ações comemorativas estão atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas. Na ocasião, foram anunciados 11 concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) pelo interior do Estado e outros cinco em Porto Alegre, todos em homenagem ao Bicentenário.
A secretária adjunta da Cultura do Estado, Gabriela Meindrad, que representou o governador Eduardo Leite na solenidade, agradeceu o engajamento dos municípios que estão empenhados nas comemorações. Segundo ela, a união em torno das festividades é prova da importante influência dos imigrantes e seus descendentes nas cidades gaúchas. “Celebrar a diversidade cultural e étnica desse povo, presente na nossa logomarca comemorativa, mostra a coragem desse povo de deixar sua nação para construir, com muito trabalho, o nosso país “, afirmou. Meindrad destacou a fé, a união e o trabalho do povo germânico entre as principais marcas culturais dos imigrantes, “o legado que faz o nosso povo, o nosso Estado hoje”, concluiu.
__________________________________________________
Banda alemã faz tour pelo RS em maio
A proximidade do Bicentenário da Imigração Alemã serve de impulso para a realização de eventos e intercâmbios entre países. A chegada ao Rio Grande do Sul da Banda Erpfenhauser Dorfmusikanten, do Sul da Alemanha, está programada para o mês de maio. A vinda do conjunto musical é uma iniciativa da JJ Klein Intercâmbios Culturais, com sede em Bom Princípio.__________________________________________________
Governo do Estado apresenta programação do Bicentenário da Imigração Alemã
Os 200 anos da chegada de imigrantes de língua alemã ao RS serão comemorados em diversos municípios gaúchos
A Comissão do Bicentenário, instituída pelo governador Eduardo Leite através do decreto 56.110/2021, apresenta nesta quinta-feira (14) a programação oficial das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. O lançamento acontece na Sala de Recitais da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), a partir das 19h, e contará com a participação especial do Maestro Diego Schuck e do Porto Alegre Consort.
______________________________________________
Árvores do Parque Germânia são identificadas com placas em alemão e em português
Ação faz parte das comemorações do bicentenário da Imigração alemã no Rio Grande do Sul
As placas foram traduzidas pelo Goethe-Institut e patrocinadas pelo consulado alemão - Foto: Guilherme Almeida
No contexto das comemorações do bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul, o parque Germânia, na zona Norte de Porto Alegre, foi palco de um evento marcante: a inauguração das placas de identificação das árvores, redigidas em alemão e português. Essa iniciativa visa não apenas homenagear a história e a cultura dos imigrantes alemães, mas também promover a valorização do patrimônio natural do parque.
__________________________________________________
Dr. Rafael Gessinger, Subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da SJCDH/RS e Presidente da Comissão do Bicentenário do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, fala ao Instituto Martius-Staden sobre o Bicentenário da Imigração Alemã
27º episódio da série "Diálogos Brasil-Alemanha: passado, presente e futuro", do Instituto Martius-Staden
Entrevista com Dr. Rafael Gessinger, Subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da SJCDH/RS e Presidente da Comissão do Bicentenário
________________________________________________
Império do Sol é a vencedora da Série Prata do carnaval de Porto Alegre em 2024
Escola de São Leopoldo disputará a Série Ouro em 2025
A Império do Sol é a campeão da Série Prata do carnaval de Porto Alegre. A escola de São Leopoldo abriu a segunda noite de desfiles no Complexo Cultural do Porto Seco com o tema “Um Bicentenário com mais de 200 anos! São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada”.
________________________________________________
Estrela abre celebração dos 200 anos da imigração alemã com evento repleto de tradição e cultura
Foto: Jônatas dos Santos/ Governo de Estrela
Durante a noite desta sexta-feira (23), Estrela deu início às comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil com um evento especial de abertura que encantou os participantes com uma imersão nas raízes da cultura germânica.
O Lar do Jovem, na Comunidade Luterana, foi palco da celebração, que contou com um jantar típico alemão. "Os aromas e sabores transportaram os presentes para uma viagem gastronômica pela tradição alemã", ressalta o coordenador do Grupo Folclórico de Estrela e um dos organizadores das celebrações, Andreas Hamester.
________________________________________________
Grupos folclóricos de Estrela participam da conquista da série prata do Carnaval de Porto Alegre pela Escola Império do Sol, de São Leopoldo
O Vale do Taquari deu a sua contribuição para que a Escola de Samba Império do Sol, de São Leopoldo, vencesse a Série Prata do carnaval da capital gaúcha no sábado à noite. Cerca de 70 integrantes dos grupos folclóricos de Estrela desfilaram sob o tema “Um bicentenário com mais de 200 anos” para a escola representante da cidade berço da imigração no Rio Grande do Sul.
________________________________________________
200 anos da imigração alemã: o legado luterano que marcou a educação
Uma plateia formada por mais de 150 professores do Colégio Mauá observa a chegada da pastora Silvia Genz ao palco. Ela carrega uma mala utilizada pelos imigrantes alemães durante a viagem ao Brasil, atraindo a curiosidade dos educadores. A bagagem estampava os nomes das primeiras famílias que chegaram em São Leopoldo, em 1824. Iniciava, assim, uma palestra sobre os princípios luteranos na educação.
________________________________________________
Homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã marca clássico do futebol gaúcho
Clássico do Futebol Gaúcho presta homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã - Foto: Luis Augusto da Silva Koppe Filho
Santa Cruz e Avenida se enfrentaram na última quarta-feira (14), às 19h, no Estádio dos Plátanos, localizado no município de Santa Cruz do Sul, em uma partida válida pelo Campeonato Gaúcho de futebol, conhecido como Gauchão 2024. A partida prestou homenagem aos 200 anos da presença germânica no Estado. Essa iniciativa contou com a participação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (1824-2024), a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através da Comissão Regional do Bicentenário, a Federação Gaúcha de Futebol e os dois principais clubes de futebol da região.
Antes do início da partida, as equipes entraram em campo com uma faixa em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã, que exibia a logomarca oficial do evento e os escudos dos clubes. Além disso, foram entregues aos capitães das equipes placas comemorativas ao Bicentenário. Rafael Gessinger, subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, saudou as torcidas em nome do Governo do Estado e elogiou a homenagem, ressaltando a importância dos imigrantes e seus descendentes na formação do Rio Grande do Sul.
O resultado final do jogo foi um empate de 1 a 1.
__________________________________________________
Museu Julio de Castilhos reabre com exposição sobre protagonismo das mulheres da saúde
Programação integra comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã e marca aniversário do Museu
Mostra relembra contribuição das irmãs protagonistas da história da saúde no Rio Grande do Sul - Foto: Guilherme Brandalise - acervo MJC
Intitulada "Schwestern: mulheres protagonistas da história da saúde no Rio Grande do Sul", a exposição realizada pelo Hospital Moinhos de Vento pode ser visitada pelo público a partir desta quarta-feira (31), no Museu Julio de Castilhos (MJC), em Porto Alegre. Com acesso gratuito, a mostra marca a reabertura parcial da instituição, que estava fechada para organizar novas exposições quando registrou danos causados pelo temporal que atingiu a cidade em 16 de janeiro. No andar térreo da casa amarela, Schwestern (irmãs, em alemão) celebra o 121º aniversário do Museu, comemorado nesta terça-feira (30). A Casa Julio permanece fechada para reparos.
________________________________________________
Coordenador da Subcomissão História da Imigração fala ao Instituto Martius-Staden sobre o Bicentenário
Prof. Dr. Martin Dreher :: Diálogos Brasil-Alemanha
Coordenador da Subcomissão História da Imigração fala ao Instituto Martius-Staden sobre o Bicentenário Crédito: Instituto Martius-Staden
________________________________________________
Jogo entre Avenida e Brasil de Pelotas terá ação alusiva ao bicentenário da imigração alemã
A primeira ação acontece já nesta quarta-feira, 24, às 20 horas, nos Eucaliptos, por ocasião da partida entre a Avenida e o Brasil de Pelotas. O Periquito vai entrar em campo portando uma faixa alusiva ao bicentenário e uma placa será entregue à equipe visitante. “É um ato de reconhecimento e homenagem ao povo alemão e a todos os imigrantes que compõem o nosso estado, visto que eles têm grande contribuição no futebol gaúcho”, afirmou o coordenador da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã da Região de Santa Cruz, Paulo Trinks .
_______________________________________________
Sociedade Recreativa Sempre Unidos dá largada às comemorações do bicentenário da imigração alemã
Comissão organizadora da Sociedade Recreativa Sempre Unidos com as Soberanas de Lagoa dos Três Cantos - Foto: Divulgação AF
A realização do 50º Festival do Chopp da Sociedade Recreativa Sempre Unidos, em Lagoa dos Três Cantos, fundada no ano de 1936 pela união de duas sociedades de cantores, fica marcada no calendário estadual como primeiro evento comemorativo ao Bicentenário da Imigração Alemã.
Todos os municípios do estado do Rio Grande do Sul estão sendo estimulados a celebrar o Bicentenário da Imigração Alemã. A Comissão Oficial do Bicentenário foi estabelecida pelo governador Eduardo Leite e é incumbida de organizar e apoiar celebrações referentes ao tema.
O evento realizado no sábado, 13 de janeiro, teve como ponto alto o resgate histórico da Sociedade Recreativa e o desfile temático alusivo ao bicentenário, com participação de entidades, instituições e empresas, promovido pela diretoria e membros associados. Realizado por meio do projeto cultural patrocinado pelas empresas Stara, Sicredi/Icatu e Cotrijal/Basso e Pancote, tem por finalidade valorizar os sócios, diretorias e colaboradores, desde a fundação.
LEIA MAIS
Bicentenário da Imigração Alemã é tema de programa da Rádio ABC 103.3 FM
O presidente da Comissão Oficial, Rafael Gessinger, detalhou o planejamento das celebrações
O Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil foi o tema do programa No Ar NH10 com Cláudio Brito da Rádio ABC 10.3 FM. O presidente da Comissão Oficial, Rafael Gessinger, participou da entrevista que abordou o planejamento para celebrações que se estenderão até o final de 2024 em várias regiões do Estado.
“O que está acontecendo é uma coisa maravilhosa, trata-se de uma integração entre a sociedade civil e poder público. O Governador Eduardo Leite estabeleceu uma Comissão Oficial para organizar e apoiar os eventos alusivos ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil”, disse Rafael. “Na prática são inúmeras entidades entusiasmadas que estão organizadas em subcomissões temáticas”, afirmou.
Durante a entrevista, Gessinger compartilhou o planejamento e a expectativa com a concretização das celebrações.
Clique aqui e confira entrevista completa.
Bicentenário
A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi estabelecida pelo Governador Eduardo Leite - por meio do Decreto 56.110/2021, alterado pelo Decreto 57.020/2023 - e é incumbida de organizar e apoiar celebrações referentes ao tema. No decorrer do ano, serão realizados diversos eventos pelo Estado homenageando as comunidades germânicas que foram tão importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Clique aqui e confira mais informações.
_____________________________________________
Governador recebe embaixadora da Alemanha no Palácio Piratini
Encontro abordou temas como a transição energética e o bicentenário da imigração alemã no Brasil - Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
O governador Eduardo Leite recebeu, nesta terça-feira (16/1), no Palácio Piratini, a embaixadora da Alemanha em Brasília, Bettina Cadenbach. No cargo desde setembro, a diplomata fez sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul e foi recebida com honras militares na sede do Executivo.
Ao longo de quase uma hora, o governador e a embaixadora falaram sobre a aproximação entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha em pautas como produção de hidrogênio verde, inovação, tecnologia e cooperação científica.
Leite disse que a agenda da transição energética está muito presente no Estado e que o governo trabalha para avançar no setor de hidrogênio verde. “Hoje, 80% da nossa energia é de fontes renováveis. Acreditamos que o Rio Grande do Sul tem um grande potencial na área e condições competitivas para a produção de hidrogênio verde, com uma grande demanda interna”, afirmou. “Contratamos uma consultoria e estamos desenvolvendo um projeto para viabilizar a produção. Sabemos que a Alemanha está trabalhando muito nesse tema também, e por isso a nossa aproximação é importante.”
_________________________________________________
200 dias para os 200 anos
Foto: Divulgação - Dois Irmãos
O carro chefe e maior motivador do projeto O Vale, da Vale TV e Valedosinos.org, sem dúvida é o bicentenário da imgração alemã no Brasil. No próximo dia 25 de julho, comemoramos a marca de 200 anos desde a chegada daqueles primeiros 39 imigrantes que iniciaram a colonização germânica da nossa região após desembarcarem às margens do Rio dos Sinos, em meados de 1824.
Os festejos nesta data tão marcante procuram, além de comemorar a chegada e celebrar as tradições dos nossos povos colonizadores, buscar um olhar para o que vem pela frente, estimulando a reflexão e o desenvolvimento das nossas cidades rumo a um futuro melhor. Com esse pensamento, cada município e o próprio governo do Estado se movimentam, de forma particular, e organizam suas comemorações.
__________________________________________________
2024 é o ano do bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul
Há 200 anos chegavam nove famílias que inauguraram a imigração alemã no Rio Grande do Sul. Após a chegada a São Leopoldo, os povos germânicos logo se espalharam para outras regiões do estado, como o Vale do Rio Pardo. A data simbólica do desembarque em solo gaúcho é o 25 de julho, quando também é celebrado o Dia do Colono e do Motorista, feriado em Venâncio Aires e em outras cidades do estado.
“A importância é enorme. O ano inteiro é o ano do bicentenário. E sensível a esse momento histórico de 200 anos de uma data tão importante, o governador Eduardo Leite estabeleceu uma comissão bastante complexa e cheias de entidades”, disse o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, Rafael Gessinger. Ele, que também é subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado, participou do programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, na quarta-feira, 10.
______________________________________________
Presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, concede entrevista à Rádio Terra FM de Venâncio Aires
O presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, concedeu, nesta quarta-feira (10), entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM de Venâncio Aires. Assista à entrevista completa.
_______________________________________________
Ato inter-religioso abre comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil
Encontro reuniu integrantes de diferentes crenças religiosas e autoridades civis e diplomáticas
Evento contou com lideranças católicas, luteranas, judaicas, espíritas, de matrizes afro-brasileiras e de outras tradições - Foto: Divulgação - Ascom SJCDH
Com uma cerimônia inter-religiosa, o governo do Estado abriu oficialmente as atividades de comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã. No evento, foi realizado um ato de bênção reunindo diversas lideranças religiosas e autoridades diplomáticas. A abertura ocorreu no domingo (7/1), na Igreja Martin Luther, em Porto Alegre.
O alinhamento religioso – proposto pelo Fórum de Convivência Inter-religiosa do Rio Grande do Sul (Convir-RS) em parceria com o Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre (Dirpoa) – possibilitou a participação de lideranças católicas, luteranas, judaicas, espíritas, de tradições afro-brasileiras e de outras correntes.
Para o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário e subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, o formato da cerimônia carrega consigo um importante simbolismo. “O que está em jogo no Bicentenário é também o conhecimento de nossa própria história e identidade, mas com os olhos direcionados para o presente e o futuro, em uma rica e viva reflexão”, disse. “A migração é um fenômeno universal e profundamente humano, devemos acolher o migrante e valorizá-lo, pois o Rio Grande do Sul é terra de encontros culturais.”
Além do ato de benção, foi realizada uma palestra pelo pesquisador Martin Dreher. Ele compartilhou a história da imigração de pessoas de língua alemã, contextualizando todo o período que envolveu o sofrimento e a esperança na busca por uma vida próspera e segura.
Junto das lideranças religiosas e civis, participaram do evento o cônsul-geral da Alemanha, Marc Bogdahn, e o cônsul-geral da Itália, Valerio Caruso.
Bicentenário
A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi estabelecida pelo governador Eduardo Leite – por meio do Decreto 56.110/2021, alterado pelo Decreto 57.020/2023 – e é incumbida de organizar e apoiar celebrações referentes ao tema.
No decorrer do ano, serão realizados diversos eventos pelo Estado homenageando as comunidades germânicas.
______________________________________________
Congresso do Bicentenário debate o passado e projeta o futuro de São Leopoldo
Foto: Romeu Finato
São Leopoldo se prepara para celebrar os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães. Para marcar a data, uma série de atividades serão promovidas nos próximos meses até o dia 25 de julho de 2024. Nesse sábado, 16 de dezembro, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e a Faculdades EST, realizou o lançamento do Congresso do Bicentenário – São Leopoldo: onde o passado, presente e futuro se encontram (1824-2024). O evento ocorreu no Auditório do Colégio Sinodal, no bairro Morro do Espelho. Na entrada, os convidados se deparavam com comidas típicas, além de atividades históricas e culturais, que remetiam à presença alemã no município.
__________________________________________
Festejos do Bicentenário da Imigração Alemã em Nova Petrópolis
Selo oficial de Nova Petrópolis para o Bicentenário
Comissão municipal para organização dos festejos alusivos ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (instituída pela portaria 1.011/2023, de 8 de dezembro de 2023):
Membros do Poder Executivo:
MARTIM EGÍDIO VONTOBEL WISSMANN – Vice-Prefeito Municipal;
CRISTHIE LENZ – Secretária Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação;
RODRIGO JOSÉ DOS SANTOS – Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio;
MAYARA SENNA DOS REIS – Secretária Adjunta Municipal de Turismo, Indústria e Comércio;
JUSSARA PRATES SANTOS GIRARDI – Diretor de Seção do Ensino Fundamental;
FRANCIS JONAS LIMBERGER – Coordenador Especial de Comunicação e Marketing Público;
PEDRO SCHEER - Diretor do Núcleo de Arquivo Histórico e Biblioteca;
IASMIN SCHMITT – Diretor de Setor dos Eventos Culturais;
Membros do Poder Legislativo:
KÁTIA REGINA ZUMMACH – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores;
DANIEL CARLOS MICHAELSEN – Vereador
Membros da Sociedade Civil:
CÉLIA WEBER HEYLMANN
CLÁUDIO JOSÉ WEBER
CRISTIANE SCHNEIDER WEBER
ELISETE MARIANE NEUMANN
VALMOR HECKLER
____________________________________________
Nova Petrópolis lança ações comemorativas ao Bicentenário da Imigração Alemã
Entidades e empresas ainda podem incluir eventos na programação oficial de 2024
Nova Petrópolis lança ações comemorativas ao Bicentenário da Imigração Alemã - Foto: Marielly Bierhals
As ações especiais que Nova Petrópolis realizará durante o ano de 2024, em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã, foram apresentadas na noite da terça-feira, 19 de dezembro, em uma recepção para autoridades e convidados no Salão Tannenwald, situado no Parque Aldeia do Imigrante. A ocasião contou com apresentações de dança folclórica e música de bandinha típica, além do lançamento oficial do selo que marcará os festejos locais. Entidades e empresas de Nova Petrópolis podem incluir os seus eventos na programação oficial de 2024.
O evento no Salão Tannenwald teve início com a apresentação dos integrantes da comissão oficial instituída pelo Município para organizar os festejos. A chamada foi conduzida pelo vice-prefeito Martim Wissmann, integrante da comissão junto com 15 representantes da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores e da sociedade civil.
__________________________________________________
Luzes para iluminar o passado
Die Gegenwart ist nur ein kleines flackerndes Lichtlein; wahre Erhellung kommt stetig aus der Vergangenheit.“ Heimito von Doderer, escritor austríaco “A atualidade é somente uma pequena luzinha bruxuleante; verdadeira claridade vem sempre do passado.”
Alunos do segundo grau da Escola Estadual Afonso P. Rabuske, da Alte Pikade, ofereceram à comunidade o resultado de um valioso projeto de recuperação e valorização de um dos aspectos do legado cultural advindo da imigração – a culinária – uma luz sobre o passado, que haverá de acender muitas luzes para novos projetos no mundo educacional. Projetos para celebrar os 175 anos da colonização alemã na grande região originada a partir da fundação da Kolonie Santa Cruz e os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Existe um imenso legado cultural a ser redescoberto, revalorizado.
__________________________________________________
Aproximações institucionais
Casa da Memória integrará programação do Bicentenário da Imigração Alemã
Buscando ampliar as parcerias institucionais do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS e consolidar posição de destaque da Casa da Memória no cenário cultural do Rio Grande do Sul, o presidente da Federação/RS, Nilson Luiz May, participou de uma série de encontros no dia 6 de dezembro.
Entre as aproximações, destaque para o convite feito pelo presidente da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã e subsecretário de Justiça e Integridade Institucional do Estado, Rafael Gessinger, para que a Unimed Federação/RS, por meio da Casa da Memória, integre oficialmente a programação que homenageará os 200 anos da chegada dos alemães ao RS.
______________________________________________________
Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã reúne municípios em Lajeado para debater experiências
O presidente da Comissão, Rafael Gessinger, apresentou o andamento dos trabalhos e da página do Bicentenário - Foto: Comissão do Bicentenário
No dia 8 de dezembro, a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã se reuniu no Auditório do Prédio 20 da Univates, em Lajeado, com diversas autoridades municipais e lideranças para discutir as parcerias entre cidades gaúchas e alemãs. No Rio Grande do Sul, existem doze cidades que possuem irmandade formalizada com cidades da Alemanha.
Na primeira parte da reunião, o presidente da Comissão, Rafael Gessinger, apresentou o andamento dos trabalhos e ressaltou a importância de utilizar e divulgar a página da internet do Bicentenário (www.bicentenarioalemao.rs.gov.br), assim como a logomarca, o banner e o flyer, que estão disponíveis na seção "Materiais para download". Além disso, destacou a necessidade de cadastrar todos os eventos no site, por meio do formulário de adesão, para que sejam incluídos na programação.
Na segunda parte da reunião, cinco comitivas de municípios apresentaram o histórico e a dinâmica de suas experiências com cidades-irmãs alemãs.
São Vendelino – Sankt Wendell/Saarland
A prefeita Marli Weissheimer destacou dois casos de sucesso decorrentes do intercâmbio, o de uma padaria e o de uma cervejaria abertas na cidade. No dia 20 de abril de 2024, São Vendelino fará a Stadtfest do Bicentenário, com visita de comitiva de St. Wendell.
Feliz – Nohfelden/Saarland
O secretário de Turismo Cleber Schütz, Raquel Bambrilla e a historiadora Romana Selbach, que acompanhou a origem da aproximação com Nohfelden, afirmaram que o intercâmbio cultural é forte, mas que alguns grupos estão indo a Alemanha sem a devida articulação diplomática, o que às vezes gera dificuldades, principalmente porque os alemães trabalham com planejamentos dotados de muita antecedência. Houve o registro de que Feliz presenteou com uma viagem para Nohfelden as princesas da corte da festa da cidade.
Arroio do Meio – Boppard/Rheinland-Pfalz
Eneida Führ Kuhn, Euclides Scheid e Carla Schroeder enfatizaram que o Círculo de Amigos de Arroio do Meio-Boppard atua em apoio à administração municipal, tendo como objetivo principal oferecer aos jovens arroio-meenses uma alternativa extraescolar de formação social e cultural, por meio da convivência com a comunidade de Boppard, favorecendo a abertura para o intercâmbio com outras culturas, o desenvolvimento da autoconfiança, da responsabilidade de cidadãos do mundo e iniciativa empreendedora em situações novas. Em 2024, virá o grupo alemão a Arroio do Meio.
Maratá – Rheinböllen/Rheinland-Pfalz
Jennifer Stein, Miguel Haupenthal e Liani Fritzen mencionaram que houve, em 2017, uma grande tragédia climática na localidade de Esperança em Maratá e que a cidade de Rheinböllen auxiliou financeiramente as famílias atingidas, mostrando que a parceria não é importante apenas nas horas festivas. Em 2014, houve a formalização da irmandade. Segundo a delegação de Maratá, o segredo está no engajamento das pessoas da comunidade nesse projeto.
Nova Petrópolis – Emmelshausen
Celia Heylmann e Francis Limberger explicaram que a aproximação com a cidade alemã teve como motivação a busca pelas origens, ou seja, o interesse pela genealogia. A formalização da irmandade ocorreu em 9 de dezembro de 2019. O roteiro das visitas é feito sempre pelo anfitrião, o que facilita a logística e otimiza o aproveitamento.
Prestigiaram a reunião, ainda, autoridades e lideranças de Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul, Santa Clara do Sul, Bom Princípio, Colinas, Salvador do Sul, Westfalia e Roca Sales.
________________________________________________
Entrevista com o músico e pesquisador Danilo Kuhn sobre a música pomerana da região sul do RS
Danilo Kuhn é professor, músico e pesquisador da cultura pomerana - Foto: Arquivo pessoal
2024 será o ano do bicentenário da chamada imigração alemã, mas a expressão na verdade é apenas uma maneira prática de referir-se a uma imigração complexa e multifacetada. Entre os povos que vieram da Europa no século XIX para o Rio Grande do Sul estavam os pomeranos. Com o espírito de integrá-los aos trabalhos da Comissão Oficial, uma entrevista foi feita pela comissão com o Prof. Dr. Danilo Kuhn, músico e pesquisador da cultura pomerana, natural de São Lourenço do Sul.
Com o intuito de integrar os pomeranos aos trabalhos da Comissão Oficial, foi realizada uma entrevista com o professor Dr. Danilo Kuhn, músico e pesquisador da cultura pomerana, natural de São Lourenço do Sul. Durante a entrevista, Kuhn menciona o cantor e compositor Valdinei Lessa, conhecido como Alemão Preto, que teve contato com famílias pomeranas desde a infância. Lessa traz consigo sua experiência como cantor e compositor negro de música gaúcha. Em seus shows, ele interage com o público, falando frases em pomerano e tocando polcas e valsas, gêneros musicais originários da cultura germânica, mas com uma instrumentação típica do Rio Grande do Sul.
Essas contribuições de Lessa foram apresentadas em estudos acadêmicos realizados tanto em Portugal quanto no Brasil, enriquecendo também o projeto "Allas gaut? Um documentário sobre música pomerana e intercâmbios culturais em São Lourenço do Sul". Esse projeto recebeu apoio da Lei Paulo Gustavo/São Lourenço do Sul - Audiovisual para a realização de um documentário.
Confira a entrevista no link.
_______________________________________________
Epopeia Alemã explora as riquezas literárias e culturais da imigração na região
Na tarde dessa segunda-feira (27), os estudantes do Colégio Estadual Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul, tiveram a oportunidade de explorar as riquezas literárias e culturais da imigração alemã na região, relembrando as histórias e a herança dos antepassados, através da primeira edição da Epopeia Alemã no educandário.
O evento, que celebrou os 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, teve ênfase na obra Valsa de Medusa, da autora santa-cruzense Valesca de Assis. A programação contou com a presença da escritora, além de apresentações teatrais, de orquestra e dança que reafirmaram o poder da literatura e da cultura para unir a sociedade.
____________________________
Rota Romântica visita Comissão Oficial do Bicentenário para alinhamento de calendários
A Rota Romântica (https://rotaromantica.com.br/pt_BR/), entidade que congrega 14 municípios numa região de forte origem alemã, visitou o Centro Administrativo Fernando Ferrari e foi recebida pelo presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (1824-2024) e subsecretário de justiça da SJCDH, Rafael Gessinger, pela subsecretária de direitos humanos da SJCDH, Márcia Scherer, e pelo representante da Secretaria de Turismo, André Vaccari. Também acompanhou a reunião o Deputado estadual Elton Weber, que, junto com o Deputado Issur Koch, representa a Assembleia Legislativa na Comissão Oficial.
Terezinha Haas apresentou a programação já definida pelas 14 cidades que compõem a Rota Romântica.
__________________________________________________
Gespräche über die Zusammenarbeit in Brasilien
Als Organisation mit Sitz in Deutschland empfing der Präsident und Unterstaatssekretär für Justiz und institutionelle Integrität des Sekretariats für Justiz, Staatsbürgerschaft und Menschenrechte (SJCDH), Rafael Gessinger, Dr. Lorenzo von Fersen als Vertreter des Nürnberger Tiergartens und YAQU PACHA zu einem Gespräch über eine gemeinsame Zusammenarbeit.
Anlass waren die Aktionen zum 200-jährigen Jubiläum der deutschen Einwanderung nach Brasilien.
________________________________________________________
Representante alemão responsável pelo Zoológico de Nuremberg visita o Estado
Dando andamento aos trabalhos da Comissão Oficial do Bicentenário, o presidente e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, recebeu, na quarta-feira (01/11), a visita de cortesia do Dr Lorenzo Von Fersen, representante do Zoológico de Nuremberg, para discussão de pautas convergentes.
_______________________________________________
O legado -
ARTIGOS | OPINIÃO ZH
A imigração ajudou a moldar um grande mosaico cultural no Brasil
Publicação: 03/11/2023
Por Douglas Márcio Kaiser, doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale
Em 1824, um grupo de imigrantes chegou à cidade gaúcha de São Leopoldo, marcando o início de uma história que no próximo ano completará 200 anos. Em um contexto muito semelhante às histórias de outros imigrantes, de diferentes etnias, a imigração ajudou a moldar um grande mosaico cultural no Brasil.
________________________________________________
JORNAL O ALTO TAQUARI - BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL
_____________________________________________________________
Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã realizou visitas institucionais à SOGIPA e à Fundação Scheffel
Publicação: 05/10/2023
Na manhã de quarta-feira (4/10), o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e presidente da Comissão Oficial do Bicentenário (1824-2024), Rafael Gessinger, visitou a Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). A iniciativa buscou alinhar possíveis iniciativas para as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã, que será celebrado em 2024.
_____________________________
SJCDH recebe visita do novo Cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre
Durante a manhã desta quarta-feira (30/8) a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) recebeu a visita cortesia do novo Cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Sr. Marc Bogdahn. O encontro ocorreu no Centro Administrativo do Estado (CAFF) e de maneira introdutória foram apresentadas a estrutura de ações da Secretaria com foco no Bicentenário da Imigração Alemã.
_____________________________
Montenegro integrada à comemoração dos 200 anos da imigração alemã
Em 2024, o Rio Grande do Sul festeja os 200 anos da imigração alemã. Para comemorar, o governo está propondo um conjunto de atividades envolvendo a sociedade, por meio de suas entidades e instituições públicas. Na sexta-feira, 22, o prefeito Gustavo Zanatta e o diretor de Turismo, Jaime Büttembender, receberam o presidente da Comissão Oficial e subsecretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger. Ele detalhou o projeto e convidou o Executivo a participar dos festejos.
_____________________________
Bicentenário da Imigração Alemã: Encontro para alinhar programação para 2024 reuniu representantes locais e regionais
Publicação: 13/09/2023Com o objetivo de alinhar a programação para o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, a ser comemorado durante todo o ano de 2024, conforme decreto do governo do Estado, e aos 175 anos da Imigração em Santa Cruz do Sul, ocorreu um encontro, nesta quarta-feira, 6, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
___________________________
Encontro alinha programação do Bicentenário da Imigração Alemã para 2024
Com o objetivo de alinhar a programação para o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, a ser comemorado durante todo o ano de 2024, conforme decreto do governo do Estado, e aos 175 anos da Imigração em Santa Cruz do Sul, ocorreu um encontro, nesta quarta-feira (6), na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
_____________________________
Logo do Bicentenário da Imigração Alemã é lançada na Expointer
A logomarca oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi lançada nessa sexta-feira (1º), na 46ª Expointer, em Esteio. A comissão organizadora da celebração apresentou o símbolo no Espaço do Governo, no Stand Internacional. A identidade visual foi definida por votação, realizada anteriormente, entre os integrantes da comissão, que envolve membros da sociedade civil e de instituições governamentais.
_____________________________
SJCDH visita Instituto Martius-Staden em São Paulo para conectar ações do Bicentenário da Imigração Alemã
Dando andamento nas ações para celebração do Bicentenário da Imigração Alemã (1824 - 2024), o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Presidente da Comissão Oficial do Bicentenário, Rafael Gessinger, visitou o Instituto Martius-Staden, em São Paulo. A visita ocorreu na segunda-feira (28/8).
_____________________________
Instituto Martius-Staden recebe a visita do Dr. Rafael Koerig Gessinger
O Instituto Martius-Staden recebeu a visita do Dr. Rafael Koerig Gessinger, Subsecretário de Justiça e Integridade Institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) e Presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã.
_____________________________
Iniciativa que engaja especialistas aposentados da Alemanha, para colaborarem com governos e empresas, é apresentada no CAFF
Na tarde da última quarta-feira (23/8), a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã promoveram, em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha do Rio Grande do Sul (AHK-RS), evento para divulgação de iniciativa do governo alemão, que presta serviço de consultoria a empresas e ao poder público do mundo todo.
_____________________________
Subcomissão História da Imigração Alemã se reúne virtualmente com historiadora austríaca
Ligada à Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (1824-2024), instituída pelo Governador Eduardo Leite, a Subcomissão História da Imigração Alemã se reuniu terça-feira, dia 22/8, com a renomada historiadora austríaca Gloria Kaiser. O contato com a historiadora foi viabilizado pelo Embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, que visitou recentemente o Estado do Rio Grande de Sul e disponibilizou ao Secretário Mateus Wesp (SJCDH) e ao Presidente da Comissão Oficial, Rafael Gessinger, o nome de Gloria Kaiser como interlocutora para o tema.
_____________________________
Governo do Estado abre processo para a escolha da logomarca do Bicentenário da Imigração Alemã
Dando andamento à organização das atividades em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã - comemorado no dia 25 de julho de 2024, com realização de atividades durante todo o ano que vem - o Governo do Estado lançou o processo para definição da escolha da logomarca oficial. Duas propostas serão submetidas a uma votação entre as entidades integrantes da comissão, listadas no decreto oficial. A votação final será realizada em reunião com representantes de todas as instituições no dia de 17 de agosto.
_____________________________
O Brasil sedia o maior parque fabril de empresas fora da Alemanha
A proximidade do bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (em julho de 2024) pode gerar uma janela de oportunidades para ampliar o relacionamento comercial e cultural entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha, com foco especial para São Leopoldo.
A avaliação é do presidente da Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul (AHK/RS), Cleomar Prunzel. Ele palestrou nesta quinta-feira, 27 de julho, no Momento do Empreendedor da ACIST São Leopoldo, evento que integrou a programação da Entidade em homenagem aos 199 anos da Imigração Alemã. Ele lembrou que São Leopoldo tem cinco empresas vinculadas a Câmara que geram entre sete a oito mil empregos diretos, sendo que três delas contribuem com 30% do PIB local. “O capital humano e financeiro é imenso e precisa ser aproveitado”.
_____________________________
Bicentenário da colonização alemã no Estado foi o tema de audiência com a Presidente Iris
A Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, recebeu nesta quarta-feira (26/7) a visita do Subsecretário de Justiça e Integridade Institucional, Rafael Gessinger, e da Diretora do Departamento de Igualdade Étnica e Racial do Governo do Estado, Sanny Figueiredo. Na ocasião, o Secretário Gessinger divulgou o andamento dos preparativos para as comemorações do bicentenário da colonização alemã no Rio Grande do Sul. Os 200 anos da presença germânica no Rio Grande do Sul serão comemorados em 25 de julho de 2024, e as comemorações estão sendo planejadas pelos municípios e entidades da sociedade civil em todo o Estado.
_____________________________
Primeira reunião do Bicentenário da Imigração Alemã acontece no Caff
A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS realizou a sua primeira reunião geral na tarde desta terça-feira (04), no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A Comissão foi instituída pelo governador Eduardo Leite, pelo Decreto 56.110, de 24 de setembro de 2021, para organizar as comemorações alusivas aos 200 anos da presença germânica no Estado. A programação deve começar no dia 25 de julho deste ano e se estender até 25 de julho de 2024, data do aniversário.
_____________________________
Comissão oficial do Bicentenário da Imigração Alemã fomenta programação para 2024
Os duzentos anos da presença germânica no Rio Grande do Sul serão comemorados em 25 de julho de 2024, mas as comemorações ocorrerão ao longo de todo o próximo ano. Elas já estão sendo planejadas pelos municípios e pelas entidades da sociedade civil em todo o Estado.
__________________________________________________________
Café germânico cultural marca os preparativos para o bicentenário da imigração alemã no RS
Os 400 dias que antecedem os 200 anos da imigração alemã no Estado foram marcados em Santa Cruz do Sul com um café germânico e cultural, em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 26, no Salão Nobre do Palacinho. O ato, promovido pela prefeitura e pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no RS, reuniu autoridades municipais e estaduais, imprensa, lideranças e representantes de entidades ligadas ao folclore e à cultura local e regional.
LEIA MAIS