Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Adesão ao Sistema Estadual de Cultura

Municípios com adesão ao Sistema Estadual de Cultura

A tabela a seguir resume os indicadores dos municípios com adesão ao Sistema Estadual de Cultura do RS.

Esta imagem demonstra uma tabela que contém informações de resumo sobre os municípios que efetuaram adesão ao Sistema Estadual de Cultura. 
A Região Funcional número 1 possui 70 municípios, e, dentre eles, 50 efetuaram a adesão ao SEC, o que representa 71,42% de adesão, alcançando 37,48 % da população. 
A Região Funcional número 2 possui 59 municípios, e, dentre eles, 41 efetuaram a adesão ao SEC, o que representa 69,49% de adesão, alcançando 6,22% da população. 
A Região Funcional número 3 possui 49 municípios, e, dentre eles, 26 efetuaram a adesão ao SEC, o que representa 53,06% de adesão, alcançando 8,75% da população.
A Região Funcional número 4 possui 21 municípios, e, dentre eles, 11 efetuaram a adesão ao SEC, o que representa 52,38% de adesão, alcançando 2,55% da população. 
A Região Funcional número 5 possui 22 municípios, e, dentre eles, 12 efetuaram a adesão ao SEC, o que representa 54,54% de adesão, alcançando 6,40% da população. 
A Região Funcional número 6 possui 20 municípios, e, dentre eles, 13 efetuaram a adesão ao SEC, o que representa 65% de adesão, alcançando 2,55% da população. 
A Região Funcional número 7 possui 77 municípios, e, dentre eles, 46 efetuaram a adesão ao SEC, o que representa 59,74% de adesão, alcançando 5,57% da população. 
A Região Funcional número 8 possui 49 municípios, e, dentre eles, 32 efetuaram a adesão ao SEC, o que representa 65,30% de adesão, alcançando 7,59% da população. 
A Região Funcional número 9 possui 130 municípios, e, dentre eles, 78 efetuaram a adesão ao SEC, o que representa 60% de adesão, alcançando 7,59% da população.

O total de município no Rio Grande do Sul é de 497 cidades. Dentre elas, 309 efetuaram a adesão ao sistema Estadual, o que representa a adesão de 62,17% municípios do Estado, alcançando 86,89% da população.
Tabela com resumo de dados

Abaixo você pode obter dados completos sobre os municípios que aderiram aos Sistema Estadual de Cultura do RS. O arquivo (em formato .PDF) está dividido por Região Funcional (RF) e traz os seguintes dados informativos: 

População estimada;
▪ Densidade demográfica – hab/km²;
▪ % População ocupada IBGE: pessoas empregadas, empregadores, aqueles que trabalham por conta própria e não-remunerados;
▪ IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal: é uma medida concebida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico dos países. Ele avalia três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. 

IDHM
09112752-idhm.jpg

Com aplicação do IDHM pretende-se:
I) favorecer a obtenção de um conhecimento aprofundado e detalhado sobre os municípios e as regiões funcionais do estado do Rio Grande do Sul, de forma que possam ser identificadas suas semelhanças e diferenças, seus pontos fracos e positivos;
II) apontar as áreas que precisam de maior atenção das políticas públicas.

A Sedac, ao direcionar suas metas a partir de dados sobre comportamentdesempenho de dimensões como "Renda", "Longevidade" e "Educação", pode atender demandas específicas e emergenciais identificadas nos municípios, implantando políticas públicas efetivas e eficientes e possibilitando, assim, que a população venha a assumir o protagonismo de suas escolhas.

▪ Escolarização 6 – 14 anos;
▪ IDEB Anos iniciais do ensino fundamental (Rede pública) - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) funciona como um indicador nacional para o monitoramento da educação, por meio de dados que podem servir de baliza para políticas públicas. O índice é composto por duas variáveis: o desempenho dos alunos, avaliado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e as taxas de aprovação.
▪ IDEB Anos finais do ensino fundamental (Rede pública);

O índice 6,0, no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), é a nota vista como sinônimo de qualidade. É a média registrada em países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e foi adotada pelo MEC como objetivo para ser alcançado no País até 2021.

▪ PIB per capita: Ele é calculado partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região
e indica quanto cada habitante produziu em determinado período.
▪ Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2020].

Dados dos municípios com adesão ao Sistema Estadual de Cultura (.pdf 315,08 KBytes)

Exemplo de análise dos dados:

A RF - 1 é composta por 70 cidades, e, com integração ao Sistema Estadual de Cultura, há 50 municípios, ou seja 71,42% sobre o total de municípios dessa região funcional. As cidades da RF – 1 com adesão ao Sistema Estadual de Cultura são responsáveis pela cobertura de 37,48% da população total do Rio Grande do Sul.

A RF - 2 é composta por 59 cidades, e, com integração ao Sistema Estadual de Cultura, há 41 municípios, ou seja 69,49% sobre o total de municípios dessa região funcional. As cidades da RF – 2, com adesão ao Sistema Estadual de Cultura são responsáveis pela cobertura de 6,22% da população total do Rio Grande do Sul.

Abaixo, você pode navegar no painel de dados interativo do Sistema Estadual de Indicadores Culturais:

 

Secretaria da Cultura