Lã crua, fios da memória: o saber fazer da mulher gaúcha

Aberta ao público entre 23 de julho e 25 de agosto de 2019, no Memorial do Rio Grande do Sul, a exposição foi uma realização do Mars e da Emater/RS – Ascar (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), com o objetivo de trazer a memória afetiva e histórica relacionada à lã e sua importância no Estado em seu contexto territorial, onde as características dos campos e do frio o diferem no panorama brasileiro. Exibiu a matéria-prima lã de ovelha, além de documentos do Arquivo Histórico do RS sobre a história econômica da lã. Também contou com fotos do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) e parte do acervo do extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). Foram expostos objetos e artefatos do saber-fazer das artesãs rurais que contam suas histórias, além de peças de lã de valor afetivo. Abordou a indústria da lã hoje, com o trabalho da Emater junto aos pequenos e médios pecuaristas, a reconstrução da cadeia produtiva da lã e as empresas produtoras gaúchas em evidência.

A curadoria foi de Letícia de Cássia, Mestre do Programa de Pós-Graduação de Museologia e Patrimônio da UFRGS, e de Rossanna Prado Perez, servidora do Mars e Mestre em Memória e Patrimônio da UFPEL.