Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Abril Indígena: conhecimentos e territórios tradicionais

Publicação:

Realizada entre 9 de abril a 30 de junho de 2019,  o Abril Indígena foi resultado de uma iniciativa do Mars em parceria com outras  instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e convidados externos.

Da Sedac participaram, além do Mars e do Memorial do RS, o Museu Arqueológico do RS, localizado no município de Taquara, com peças arqueológicas e o Arquivo Histórico do RS, com documentos originais e imagens que remetem aos primeiros contatos com comunidades nativas do Rio Grande do Sul. Essas instituições agregaram esforços para retratar os costumes de vida dos indígenas do sul do país e os conhecimentos simbólicos e religiosos associados aos territórios ancestrais, à fauna e à flora locais.

Das parcerias externas à Sedac, a exposição contou com um conjunto de peças arqueológicas da Região Metropolitana, da Reserva Arqueológica do Museu de Porto Alegre - SMC/PMPA, peças do acervo da Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Específicos (Upide), da Prefeitura de Porto Alegre, e de instituições de defesa das comunidades, como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi-Sul) e a Assessoria a Povos Indígenas e Comunidades Quilombolas (Semear/Saju/UFRGS). Como parte da mostra, ainda houve a projeção de filmes do projeto Tela Indígena, materiais do Núcleo de Saberes Indígenas (FacedUFRGS).

O evento integrou a 17 ª Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), além da programação local da Noite dos Museus de Porto Alegre, no dia 18 de maio.

Secretaria da Cultura