Ação educativa
Ao longo da história do Mars, inúmeras ações educativas foram realizadas. No decorrer dos anos 1990 ocorreu o projeto “Museu numa caixa de sapato”, em parceria com o Madson Children Museum. Nos anos 2000, o Mars elaborou uma série de projetos voltados ao tema dos direitos sociais articulados aos reconhecimentos de patrimônios culturais, como o projeto Caleidoscópio, realizado em parceria com a Unisinos. Este objetivava a formar um banco de referências culturais indígenas, tendo como metas a produção de pesquisas e valorização de registros patrimoniais, como gravações de CDs de cantos Kaingang e M’byá Guarani. Já na segunda década dos anos 2000, foi desenvolvido o Projeto Educativo Kits Pedagógicos “Povos Indígenas”, elaborado pela técnica e historiadora Estela Galmarino. Orientando-se pela oportunidade da implementação da Lei Nº 11645/08 – que instituiu a obrigatoriedade do estudo da História e das Culturas Indígenas no currículo oficial de ensino -, foram elaborados kits pedagógicos que incluíam materiais indígenas, os quais eram disponibilizados para empréstimo às escolas, após um estágio de formação prévia de gestores e educadores (palestras/oficinas ministradas por convidados indígenas e pela equipe do Museu). Os conteúdos desses kits foram pensados e concebidos dialogicamente com as lideranças indígenas que interagiam com o Mars. Entre 2013 e 2014, algumas destas formações integraram a programação do “Café Antropológico”, projeto do Mars que ocorria uma vez por mês.
Atualmente, o projeto pedagógico do Museu amplia o escopo da lei 11.645/2008, inserindo a cultura negra do RS. Está em elaboração a versão digital dos materiais, para ampliar o alcance nas escolas e aos demais interessados nas culturas dos povos originários do Estado e nas culturas negras pós-contato.
Cabe também citar seminários de porte nacional e internacional que marcaram alguns momentos da trajetória do Museu, como o evento “A Antropoética de Lévi-Strauss - 90 anos”, celebrativo do paradigmático antropólogo, bem como as edições anuais e continuadas do Seminário “Povos Indígenas e o Estado”, de importância para a reflexão de políticas públicas para povos indígenas, suas perspectivas e dilemas. Todas as iniciativas como atividades de conferências, palestras e mesas redondas contaram com especialistas renomados no plano nacional e internacional.
O Mars oferece visitas mediadas às exposições que organiza mediante agendamento de grupos, além de escolas e universidades, públicas ou privadas.