Priorizações do Segmento de Artesanato
Priorizações do Segmento de Artesanato
ARTESANATO - PRIORIZAÇÕES
29/11/2023
1 - Criar o Instituto Estadual de Artesanato – IEA, junto a Secretaria de Estado da Cultura e Criar um Centro de Referência do Artesanato no Estado do Rio Grande do Sul.
2 - Criar editais específicos para o segmento do Artesanato no Estado do RS e uma linha de fomento destinado a aquisição de bens, equipamentos e matéria prima, voltado para agentes culturais de artesanato e garantir no mínimo 2 por cento do orçamento para a cultura.
3 - Realizar inventário dos saberes e fazeres artesanais, por meio de pesquisa etnográfica e imagética para registro da memória do Artesanato, nas 9 RFs e/ou coredes do Estado do RS, a exemplo de livros, acervos, revista, vídeos, documentários, cadastros online, etc. Implementar o Mapa Cultural do Artesanato no Estado do RS.
4 - Estimular a instalação de espaços de exposição para incentivar o escoamento da produção artesanal junto aos equipamentos culturais da Secretaria de Estado da Cultura, dando destaque à produção das comunidades locais.
5 - Estabelecer parcerias com instituições de ensino técnico ou superior e de pesquisa, com entidades da categoria e órgãos representativos setoriais, para a criação e o aprimoramento contínuo de cursos voltados à formação e à capacitação de trabalhadores artesãos/ãs, gestores técnicos de instituições e equipamentos culturais, articulando junto a Secretaria da Educação do Estado a criação da Escola Técnica do Artesanato do RS e realizar concurso público para contratação de profissionais qualificados para atuarem junto ao segmento do artesanato, com notório saber, desde que comprovada atuação na área.