Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sobre

Celebre conosco o Dia do Patrimônio de 2023!

Será realizada neste ano a 5ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae), convida todos os municípios, instituições e grupos governamentais e não governamentais, gestores e produtores culturais a colaborarem para a organização de atividades voltadas ao reconhecimento, à sensibilização, à valorização e à preservação do patrimônio cultural.

Em 2019, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural (Decreto 54.608/2019). Desde então, a Secretaria de Estado da Cultura promove as comemorações, que acontecem no terceiro final de semana de agosto. Em 2023, ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto.

O tema do Dia do Patrimônio deste ano, “Cultura e Cidadania”, tem como objetivo reforçar a importância da diversidade cultural, da participação cidadã e do direito ao acesso às referências culturais do nosso Estado. A Cultura é uma característica de qualquer grupo social, que expressa criatividade e identidade, desde os eventos mais cotidianos da vida em sociedade até as celebrações mais tradicionais. O Estado do RS, como garantidor dos direitos culturais de seus cidadãos, apoia e exalta a diversidade de bens culturais existentes em seu território.

Municípios, instituições, grupos governamentais e não governamentais, gestores e produtores culturais são convidados a contribuir com o evento, enviando suas agendas para o Dia do Patrimônio. As sugestões de atividades estão no menu ao lado ou na cartilha.

Para enviar a programação, basta preencher o formulário. Inclua datas, horários e endereços de cada realização, bem como uma breve descrição das atividades. O formulário deve ser enviado até 06 de agosto.

Mais informações: diaestadualdopatrimonio@sedac.rs.gov.br.

Secretaria da Cultura