Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

38º Sauerkraut Spielfest - Lagoa dos Três Cantos

  • Data:

Promovido pelo Grupo Folclórico Cultivo do Passado, uma entidade civil sem fins lucrativos, que visa promover a educação e desenvolver a cultura germânica através da dança folclórica alemã há 42 anos, língua falada e culinária típica. Fundado em 12 de junho de 1982, é o órgão representativo da cultura alemã do município de Lagoa dos Três Cantos. Com sede neste município, é uma entidade que durante o ano participa e promove grandes eventos, levando o nome do município pelo estado afora.

Promove o evento todos os anos em comemoração ao aniversário de fundação, Sauerkraut Spielfest – Baile do Chucrute, realizado no mês de junho, que reúne um público de diversos municípios do nosso estado, Santa Catarina, Paraná e também grupos vindos da Alemanha e Argentina. Existe uma parceria entre os grupos folclóricos, que se visitam mutuamente para valorizar e difundir a cultura alemã em vários locais, em troca de visitas de outros grupos.

Fomenta e oportuniza o acesso ao aprendizado de danças para todas as idades, disponibilizando aulas de dança através de oficinas nas escolas do município e também aulas de dança para a terceira idade. O Grupo desenvolve cada vez mais o papel de representante e divulgador do município Lagoa dos Três Cantos e da Língua Alemã, levando as potencialidades culturais e turísticas de Lagoa dos Três Cantos pelas cidades em que se apresenta. O Sauerkraut Spielfest hoje tem grande repercussão regional.

O Sauerkraut Spielfest (Festival do Chucrute) é uma festa tradicional que acontece anualmente na cidade de Lagoa dos Três Cantos, no Rio Grande do Sul. O evento celebra a cultura alemã, muito presente no município e na região, e traz atrações musicais, gastronômicas e culturais para os visitantes.

A proposta educativa para o evento seria a criação de um espaço para a exposição e demonstração da cultura germânica, com a intenção de valorizar a tradição e comemorar o bicentenário da colonização alemã, aproximando a comunidade do evento. Esse espaço poderia incluir:

- Decoração típica alemã no local do evento;
- Resgate histórico com os descendentes dos primeiros imigrantes em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer do município;
- Exposição de artefatos culturais e trajes típicos alemães do acervo de 42 anos de história do Grupo Folclórico Cultivo do Passado;
- Apresentação de danças alemãs do grupo local e de Grupos Folclóricos alemães visitantes do nosso estado, Santa Catarina e Paraná;
- Jantar típico com pratos da culinária alemã.

Essa ação educativa seria uma oportunidade para os participantes conhecerem melhor nossa entidade e nossa cultura germânica, história e tradições. Comemorar o bicentenário da imigração alemã é uma maneira de aproximar a comunidade e a região de nossa história.

SAIBA MAIS:

Acesse o Grupo Folclórico Cultivo do Passado no Facebook.

Secretaria da Cultura