Vinicius Brum assume presidência do IGTF
Publicação:
Foi realizada no fim da tarde desta quarta-feira (21) a cerimônia de posse do novo presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). A cerimônia foi na sede da entidade no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.
Vinicius Brum já havia sido anunciado pelo Secretário da Cultura, Victor Hugo, durante o 63º Congresso Tracionalista Gaúcho, realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Uruguaiana no dia 10 deste mês. O novo presidente pretende reforçar a atuação do IGTF e valorizar a diversidade étnica do Rio Grande do Sul. Ainda garantiu a continuidade dos projetos em andamento, priorizando aqueles que se referem às diversas manifestações da tradição e folclore do Rio Grande do Sul.
O Secretário resaltou em seu discurso a importância de se levar adiante a história e ações já realizadas pelo IGTF, além da necessidade de se realizar um trabalho próximo a comunidade e sempre ir ao encontro das entidades da sociedade civil organizada.Victor Hugo finalizou anunciando o nome de Ivo Ladislau para Diretor Técnico do IGTF.
Entre os presentes estavam o Deputado Federal, José Fogaça; o Secretário da Cultura de Porto Alegre, Roque Jacoby; o Presidente do MTG e ex-presidente do IGTF, Manoelito Carlos Savaris; o ex-presidente do IGTF, Eraci Rocha e o ex-secretário de Cultura de Porto Alegre, Sergius Gonzaga.
O IGTF, órgão vinculado a Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC), foi criado em 1974 para atuar na área da pesquisa e divulgação da cultura rio-grandense, especialmente nos campos do folclore, tradição, etnias, arte, história e sociologia. A sede, aberta a visitação em horário comercial, abriga mostra itinerante da indumentária do período farroupilha, biblioteca e hemeroteca, museu do som regional e estúdio de rádio. O instituto também já publicou diversos livros, além de site próprio, realiza anualmente curso de cultura gaúcha e conta com a parceria da Associação dos Amigos do IGTF.