Projeto "Saberes e Memórias", focado na formação de jovens indígenas na área cultural, encerra primeira edição
Iniciativa do Museu de História Julio de Castilhos beneficiou 25 cursistas de 10 aldeias do RS
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Chegou ao fim a primeira edição do projeto "Saberes e Memórias: Interlocução Museu-Aldeias", uma parceria do Museu de História Julio de Castilhos (MHJC) e da Associação de Amigos do Museu Julio de Castilhos (AJUC), e que levou formação cultural a jovens indígenas residentes em Porto Alegre e Região Metropolitana. O curso, focado em educação patrimonial e mediação em espaços de memória, beneficiou 25 estudantes de 18 a 35 anos, de 10 aldeias gaúchas. A iniciativa contou com financiamento da Lei Paulo Gustavo (Edital Sedac/LPG nº 10/2023).
“Logo que abriram as inscrições, tivemos mais inscritos do que esperado, demonstrando uma demanda para a formação de jovens indígenas na área da cultura”, relembra o coordenador do projeto e historiador do MHJC, Guilherme Brandalise. Os cursistas que participaram da formação são de aldeias em Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Porto Alegre, São Leopoldo e Viamão, sendo cinco do povo Guarani Mbya e cinco do povo Kaingang.
O projeto teve início em outubro de 2024 e contemplou atividades teóricas e práticas, desenvolvidas no Museu e nas aldeias. Cada estudante recebeu uma bolsa de R$ 1,6 mil, além de certificado.
“Os quatro módulos proporcionaram caminhadas que envolveram trocas e aprendizados entre os cursistas e a equipe do projeto. Além de promover a integração entre jovens indígenas de diferentes aldeias, trouxe eles para perto da rotina de um museu, e, ao final, a ideia de museu para dentro das suas aldeias”, ressalta Brandalise.
Na primeira etapa do projeto, os estudantes participaram de um curso dentro do MHJC, sobre os principais conceitos de museu e patrimônio, além das rotinas de funcionamento da instituição, suas exposições e acervos. Essa etapa contou com formadores da equipe do MHJC e indígenas. Na segunda parte, os cursistas colocaram em prática o que aprenderam, realizando mediações nas exposições da instituição, para turmas indígenas e não-indígenas.
No terceiro módulo, a turma retornou para duas aldeias para conversar com professores indígenas, expandindo as reflexões dos módulos anteriores. Para a última etapa e finalização do curso, cada jovem apresentou para a equipe do Museu um espaço de memória em sua aldeia, ficando o legado do projeto para as comunidades.
Para marcar o encerramento do projeto, um e-book sobre a experiência dos jovens - com acessibilidade em formato de audiobook - será lançado em breve, no @museuhistoriajuliodecastilhos.
O Museu e a temática indígena
"Saberes e Memórias: Interlocução Museu-Aldeias" surgiu como uma proposta do Museu de História Julio de Castilhos e da Associação de Amigos do Museu Julio de Castilhos para aprofundar as relações com as comunidades indígenas, já desenvolvidas nos últimos anos através da exposição “Memória e Resistência”, do Abril Indígena e outros eventos.
Entre os objetivos do projeto está o de oportunizar a essas comunidades a possibilidade de trabalhar a sua cultura com um público mais amplo, fornecendo uma fonte de renda que também valoriza internamente as culturas tradicionais, reforçando direitos já garantidos.
Para além desses objetivos, "Saberes e Memórias” aproximou povos diferentes, aproximou os cursistas dos estudantes de suas próprias aldeias e deixou em cada uma um material que permanece e será utilizado em visitas de escolas, grupos de apoiadores e visitantes, fortalecendo os laços que permitem que as culturas indígenas vivam por muitas gerações.
*Sob supervisão de Sara Goldschmidt