"Projeto Comunica" chega a Porto Alegre para fortalecer empreendedores culturais periféricos e lideranças comunitárias
Iniciativa da Associação Cultural Nonada Jornalismo, com apoio da Sedac, oferece bolsa-auxílio, oficinas e formação on-line
Publicação:

Porto Alegre foi a cidade escolhida para receber a segunda edição do "Projeto Comunica - Potencializando Culturas Locais". A iniciativa, coordenada pela Associação Cultural Nonada Jornalismo, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tem o objetivo de promover a formação de empreendedores e agentes culturais periféricos, líderes comunitários e professores, que terão acesso a um ciclo formativo sobre comunicação e cultura. Como forma de incentivo e promoção da inclusão, cada participante das oficinas receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.200,00.
Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições estão abertas até o dia 4 de julho, por meio de formulário on-line, no qual também é possível conferir o cronograma completo de atividades. A seleção dos candidatos irá considerar o envolvimento comunitário e também a disponibilidade de participar. O resultado será informado até dia 10 de julho, por e-mail.
As oficinas presenciais, que contam com a colaboração do programa RS Criativo e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), da Sedac, acontecerão entre os dias 15 a 30 de julho, de terça a sexta-feira, na CCMQ. A abertura do projeto está programada para o dia 15, às 14h, e terá a participação especial do locutor e ativista social Marck B. Cruz, que irá falar sobre a cultura em territórios periféricos.
Também haverão atividades práticas entre os dias 1° e 7 de agosto, nas quais os integrantes do projeto irão construir coletivamente uma revista e um documentário. E ainda: será oferecida uma formação on-line, aberta ao público, entre os dias 9 e 16 de agosto, sobre criação de projetos culturais e estratégicos. Para receber o link de transmissão, basta realizar a inscrição no mesmo formulário. Ao fim do ciclo, está programado um evento de encerramento, onde será exibido o documentário e distribuídas as revistas produzidas.
Sobre o projeto
Após a primeira edição de 2023, realizada em Campinas (SP), o "Projeto Comunica - Potencializando Culturas Locais" chega a Porto Alegre. A iniciativa busca instrumentalizar os participantes com saberes que dialogam com suas vivências e territórios e ampliar suas possibilidades de atuação, além de impulsionar a geração de emprego e renda nas periferias urbanas.
“O Comunica significa um marco para a história da Associação Cultural Nonada Jornalismo, porque propõe a transformação social a partir de uma trilha formativa que mistura comunicação e cultura, especialidades que cultivamos ao longo desses quase quinze anos de existência. Além disso, pretendemos aproximar os participantes, empreendedores ou líderes em suas comunidades para criarem uma rede de contatos e de afeto”, comenta Rafael Gloria, diretor da Nonada Jornalismo.
Já para a produtora executiva e sócia da Amora Produções Culturais, Luciana Tondo, a proposta encontra sua potência ao promover o poder da cultura como ferramenta de transformação social. “A possibilidade do projeto expandir seu alcance fortalece ainda mais as redes comunitárias e abre caminhos para novos protagonismos", afirma.
O "Comunica - Potencializando Culturas Locais" conta com a coordenação geral da Associação Cultural Nonada Jornalismo; produção executiva da Amora Produções Culturais; apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do programa RS Criativo e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ); patrocínio da Coca-Cola FEMSA; e realização Pronac 230551, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura via, do Ministério da Cultura.
Sobre a Associação Cultural Nonada Jornalismo
Organização sem fins lucrativos, que articula cultura e jornalismo como pilares para a transformação social. Com sede em Porto Alegre, desde 2010 atua com com enfoque em projetos culturais e reportagens sobre processos artísticos, políticas culturais, comunidades tradicionais, culturas populares, entre outros.
Entre os projetos realizados estão o “Sons do Sul - uma cartografia linguística” e a “Revista Nonada”, financiada através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas da Fundação Marcopolo e Sedac, com recursos da Lei Aldir Blanc 14.017/20. Através desse material, o Nonada recebeu o Prêmio Associação Rio-Grandense de Jornalismo 2021, na categoria planejamento gráfico. Desde o ano de 2016 oferece cursos na área da comunicação cultural.
Sobre a Amora Produções Culturais
Fundada em 2012, em Porto Alegre. Desde então, atua na gestão de projetos culturais via editais e leis de incentivo. Dentre os principais trabalhos já realizados destacam-se a produção executiva dos projetos “Bibi: Tem um livro no portão”, “Blitz da Alegria” e “A Arte de Bordar”, além da gestão de programação do Espaço Cultural Stravaganza, também na Capital gaúcha.
Serviço
Projeto Comunica - Potencializando Culturas Locais (Formação cultural e comunicacional)
Quando: De 15 julho a 16 de agosto
Inscrições: Até 4 de julho, pelo formulário on-line
Onde: Oficinas presenciais na Sala Sérgio Napp 2, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre/RS)