Educativo
Orientações sobre visitas no Museu
1) O Museu está aberto ao público de terças-feiras a sábados, das 10h às 17h, e nas quartas-feiras, das 10 às 19h.
Tipos de visitas:
-
modalidade passeio: com uma recepção introdutória e visita livre ao Museu, o tempo de visita fica a critério do grupo. Recomendada para grupos que estão visitando várias instituições no mesmo dia. Essa modalidade será realizada de terças-feiras às sextas-feiras nos turnos da manhã (10h-12h) e da tarde (14h-16h), mediante disponibilidade. Será oferecida apenas uma mediação por turno, com duração de aproximadamente meia hora (30 minutos) e acompanhamento nas demais exposições;
-
modalidade mediação educativa: nessa atividade, que dura aproximadamente 30 minutos, o grupo opta por ter mais informações sobre uma das exposições escolhidas (conforme formulário previamente oferecido). Para um serviço de visitação adequada, considerando os pequenos espaços das casas e uma circulação com segurança para público e acervo, o número máximo por grupo será de 25 pessoas, entre alunos/turistas e acompanhantes. Grupos com mais de 25 pessoas serão divididos em mais de um grupo.
*** Em ambos os casos é necessário agendar e informar a modalidade de visita escolhida pelo grupo para preparar a circulação no Museu e as equipes de recepção.
O agendamento será feito mediante disponibilidade no calendário de visitas do Museu e preenchimento do termo de solicitação de agendamento.
Agende sua visita pelo e-mail museujulioeduca@gmail.com ou tire suas dúvidas pelo telefone (51) 3221-3959.
2) Para segurança de todos, solicitamos que, além do professor/guia responsável, para cada grupo de 10 pessoas, haja um monitor acompanhante;
3) Atenção: em caso de dano ao patrimônio (prédio ou objetos), o visitante causador do dano e a instituição à qual está vinculado (escola, agência de turismo etc.) responderão legalmente pelo fato, com possível reparação;
4) Para que nenhum dano ocorra e evitarmos constrangimentos, fica proibido:
-
consumo de alimentos e bebidas dentro do Museu;
-
correr, empurrar, portar mochilas/pastas/bolsas volumosas nas dependências do Museu. Mochilas e bolsas devem ser depositadas no guarda-volumes disponível na entrada;
-
dependurar-se em corrimãos, expositores ou anteparos existentes no museu;
-
fumar ou conduzir acesos cigarros e assemelhados;
-
tocar nos objetos em exposição;
-
fazer uso de flash ao fotografar os objetos dentro do Museu.
Atenção: o Museu não dispõe de equipe para acompanhamento de aluno/pessoa com deficiência (definição dada pelo Art. 2º da Lei Federal 13.146, de 06/07/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), devendo a escola, nesse caso, dispor de um professor ou familiar do aluno para acompanhá-lo individualmente. Solicitamos que a equipe do Museu seja previamente informada caso haja algum aluno da turma visitante com deficiência e/ou necessidade de ferramentas inclusivas.
Quais são as exposições disponíveis para visitação?
O Museu oferece visitas mediadas em suas exposições de longa duração. São elas:
Memória e Resistência – aborda a contribuição material e imaterial histórica dos povos originários e suas resistências para manter suas culturas vivas no presente.
Narrativas do Feminino – traz à luz o protagonismo feminino sempre existente na história do Rio Grande do Sul.
Sala Julio de Castilhos – carrega a atmosfera do Rio Grande do Sul do século XIX por meio de seus acervos, que remetem ao cenário político do período, assim como o imaginário de costumes do cotidiano da elite da época.
Quarto Estilo Império - mostra a mobília dos quartos da elite da época do Império, com cama, guarda-roupas, urinol, lampião e outros móveis e objetos.
Além disso, o Museu conta com o espaço do jardim, onde existem canhões históricos, com o espaço Guerra, que fala da participação do Brasil em conflitos bélicos, e com a sala Meios de Transporte.
Por fim, também existe um espaço com exposição de curta duração que possui grande rotatividade, portanto a mostra em cartaz no momento deve ser consultada diretamente junto ao Museu.