Cineclube da Criatec apresenta sessão comentada do longa gaúcho “Uma carta para Papai Noel”
Atividade gratuita e aberta à comunidade ocorre nesta terça-feira (16) e inclui conversa com o diretor Gustavo Spolidoro
Publicação:
A Escola Técnica em Audiovisual e Economia Criativa (Criatec), uma iniciativa das Secretarias da Educação (Seduc) e da Cultura (Sedac), promove nesta terça-feira (16/12), às 14h30, um cine-debate aberto à comunidade e com entrada gratuita. A exibição do longa “Uma Carta para Papai Noel”, seguida de um bate-papo com o diretor Gustavo Spolidoro, integra o programa de Ocupação Cultural da Criatec, voltado para a economia criativa do Estado.
O filme narra a aventura de Jonas, um garoto órfão que inspira Papai Noel a viajar ao Sul do Brasil para investigar um mistério e revelar o verdadeiro sentido do Natal. Voltada para toda a família, a produção combina aventura e fantasia, com trilha sonora original de Arthur de Farias e Fernanda Takai. O trailer oficial está disponível no link.
Gustavo Spolidoro é diretor de sete longas, 24 curtas e três séries infantojuvenis, com mais de 70 prêmios recebidos no Brasil e no exterior. Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi professor do curso de Produção Audiovisual da PUC-RS entre 2006 e 2025. Em 2025, recebeu o Prêmio Iecine Legado no 53º Festival de Gramado. Também criou o projeto de empoderamento audiovisual Câmera Causa.
O Cineclube desta terça conta com a parceria do Projeto Nós nas Telas e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), além do apoio da Cinemateca Paulo Amorim.
Ocupação Cultural da Criatec
O objetivo do programa de Ocupação Cultural da Criatec é mobilizar a juventude, a comunidade e setores produtivos da economia criativa do Estado. Mais do que aproveitar a estrutura física da antiga Escola Maria Thereza, no bairro Bela Vista, em Porto Alegre (RS), o diálogo com parceiros e com o público tem permitido criar o ecossistema necessário para o posicionamento da instituição como escola técnica de referência em audiovisual e economia criativa.
Com curadoria da produtora Aletéia Selonk, a programação destaca o audiovisual e a literatura. A atividade que inaugurou a programação e o Cineclube da nova escola ocorreu no dia 2 de dezembro, com a exibição do longa-metragem “Bicho Monstro”, dirigido por Germano de Oliveira. No dia 9 de dezembro, a Criatec também recebeu o roteirista Leo Garcia para o curso “Narrar de Novo – O processo de adaptação literária para o roteiro audiovisual”.
Serviço
Ocupação Cultural na Criatec
O quê: Cine-debate exibição de “Uma carta para Papai Noel” seguido de conversa com Gustavo Spolidoro
Quando: Terça-feira (16/12), às 14h30
Onde: Criatec (antiga Escola Estadual Maria Thereza)
Endereço: Rua Furriel Luíz Antônio de Vargas, 135, Bela Vista, Porto Alegre (RS)
Entrada gratuita