Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Casa lotada na abertura das exposições do IEAVi

Publicação:

20150722124648dsc-0035-ok.jpg
Reunião com Grêmio e Arena ocorreu no início dessa semana. - Foto: Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer

As salas de exposições da Casa de Cultura Mario Quintana, sob administração do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) lotaram na noite dessa quinta-feira (21) para a abertura de três novas exposições. O secretário Adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, acompanhado da diretora do IEAVi, Vera Pellin, percorreu cada mostra e conversou com os artistas.

Empilháveis IV, na Galeria Augusto Meyer e Vagas Naus, no Espaço Maurício Rosemblatt, ambas no 3º andar e também Aqui, Ali e Acolá, na Fotogaleria Virgílio Callegari, no 7º andar, ficam dsiponíveis para visitação até 28 de agosto, nas segundas, das 14h às 21h; de terças a sextas, das 9h às 21h e sábados e domingos, das 12h às 21h.

Atelier de Arte Plano B e as várias opções de empilhamento como arte
Atelier de Arte Plano B e as várias opções de empilhamento como arte

Empilháveis IV é assinada pelo Atelier de Arte Plano B e parte da idéia inicial de identificar artistas que tivessem em seus trabalhos obras que abordam várias formas de empilhamento, levando em consideração não apenas o simples empilhar de objetos, mas o processo e proposta de construção do mesmo. As obras conversam com o conceito literal de sobrepor coisas, pôr objetos dispostos uns sobre os outros, acumular ou amontoar, através da diversidade de formas, técnicas, representações, suportes, imagens, inerente ao universo de trabalho de cada artista. Participam: Adriana Andricopulo, Adriana Xaplin, Alexandra Eckert, Ana Becker, Ana Chassot Ledur, Ana Bettini, Anita Porto, Antônio Augusto Bueno, Caren Czerwinski, Carmem Salazar, Carusto Camargo, Cinthia Sfoggia, Clara Figueira, Denis Nicola, Ena Lautert, Esther Bianco, Fabriano Rocha, Giana Kummer, Jana Castoldi, Kátia Costa, Leonardo Fanzelau, Lílian Gomes, Lorena Steiner, Luci Sgorla, Mara Radé, Marcelo Armani, Maria Eunice Araújo, Maristela Winck, Miriam Gomes, Neca Sparta, Rodrigo DMart, Rodrigo Núñes, Rogério Livi, Rosana Almendares, Rosane Morais, Silvia Giordani, Tereza Mello, Vinícius Vieira, Walter Karwatzki e Yara Baungarten.

Os traços e cores de Carla Barth e Nina Moares conduzem a caminhos surpreendentes
Os traços e cores de Carla Barth e Nina Moares conduzem a caminhos surpreendentes

Em Vagas Naus os trabalhos de Carla Barth e Nina Moraes têm como elemento vital o universo feminino. O traço e as cores conduzem o olhar por caminhos surpreendentes, capazes de levar o espectador a experimentar ao mesmo tempo um momento de ternura e estranhamento. A trajetória dessas artistas convergiu em suas experiências pictóricas no espaço urbano de Porto Alegre. Para ambas, o desenho é determinante em seus trabalhos. Os diferentes suportes conduzem as suas linhas tanto nas telas, no papel ou na rua. Mesmo seguindo caminhos diferentes, sejam geográficos ou de experimentação artística, suas linhas e cores volta e meia se cruzam como agora. E esse encontro é um convite a entrar e navegar nesse mundo apresentado por elas. A exposição será composta por dois eixos principais: um formado por uma série de desenhos e pinturas sobre papel e telas em pequeno e médio formato e outro, que se dará pela apropriação da estrutura do próprio espaço expositivo, onde as artistas pintarão nos elementos estruturais, criando uma instalação especialmente feita para a Sala Maurício Rosemblat.

O cotidiano pelo olhar de Nilton Santolin
O cotidiano pelo olhar de Nilton Santolin

 

 

Aqui, Ali e Acolá reúne 20 fotografias em preto e branco de Nilton Santolin num pout-pourri atemporal, com o registro do cotidiano de alguns lugares conhecidos, outros talvez desconhecidos, assim como pessoas e objetos (coisas). São imagens carregadas de um sentimento poético, recheadas de detalhes, aparentes ou não. O fotógrafo se define como “um saqueador imagético dos detalhes” e valoriza a carga emocional que cada foto representou naquele momento, antes e depois de pressionar com o dedo indicador o botão do obturador da câmera, naqueles milésimos de segundos. Designer gráfico com experiência em desenvolvimento de logomarcas e programação visual, há cinco anos atua como repórter fotográfico da revista Voto. Recentemente participou co filme “Nervos de Aço”, de Maurice Capovilla, filmado na Casa de Cultura Mario Quintana, como fotógrafo de still.

EXPOSIÇÕES DO IEAVi

Abertura: 21 de julho

Encerramento: 28 de agosto de 2011.

Visitação: Segundas, das 14h às 21h; terças a sextas, das 9h às 12h e sábados e domingos, das 12h às 21h.

Local:

Empilháveis IV, na Sala Augusto Meyer – 3º andar

Vagas Naus, no Espaço Maurício Rosemblatt – 3º andar

Aqui, Ali e Acolá, na Fotogaleria Virgílio Callegari – 7º andar

Endereço: Casa de Cultura Mario Quintana: Andradas, 736

ENTRADA FRANCA

 

 

Texto: Asscom Sedac

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Secretaria da Cultura