Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Inscrições para o Prêmio Minuano de Literatura 2025 encerram esta semana

Promovido pela Secretaria da Cultura do RS, concurso premia obras produzidas por autores nascidos ou residentes no Estado

Publicação:

Imagem com fundo branco e detalhes em azul turquesa nos cantos superior esquerdo e inferior direito. No centro, há um logotipo estilizado que representa páginas de um livro abertas. O texto diz: "Prêmio Minuano de Literatura"
Na parte inferior da imagem, há uma faixa preta com letras brancas em caixa alta que diz: "ÚLTIMA SEMANA DE INSCRIÇÕES!"
Premiação contempla as categorias Infantil, Juvenil, Não Ficção, Narrativa Curta, Narrativa Longa e Poesia - Foto: -
Por Ascom Sedac

O período de inscrições para o Prêmio Minuano de Literatura 2025 termina às 18h desta sexta-feira (13/6). Direcionada a escritores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul e que tiveram suas obras publicadas em 2024, a premiação tem como objetivo promover a literatura local e valorizar editoras sediadas no Estado.  

Iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), o concurso contempla as categorias Infantil, Juvenil, Não Ficção, Narrativa Curta, Narrativa Longa e Poesia. Para se inscrever, é necessário acessar a página do Prêmio Minuano de Literatura (junto da aba de inscrição, está disponível o regulamento do concurso) no site do IEL ou acessar diretamente o formulário.

Os vencedores das cinco primeiras categorias receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil. Além disso, quem vencer o prêmio de “Livro do Ano” receberá a quantia de R$ 10 mil.

Mais informações sobre as condições de participação e processo seletivo podem ser conferidas no regulamento.

Em 2024, o prêmio recebeu a inscrição de 520 obras, das quais 420 tiveram sua inscrição homologada. Na ocasião, foi a primeira vez em que o concurso passou a oferecer também premiação em dinheiro. Confira aqui os livros e autores vencedores do prêmio em 2024.

Secretaria da Cultura