Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Capacitações e Cursos

Datas e Horários: Dias 13, 26 e 27 de junho e 04 e 11 de julho, das 8h às 12h.
Prazo de Inscrição: até 11 de julho. Inscrições aqui
Duração: 20 horas/aula
Sinopse: Curso com atividades práticas em grupo, a partir da montagem dos 5 eixos da metodologia do Design Thinking para a criação de uma nova solução. Pretende apresentar ferramentas e técnicas que permitam a construção de soluções de problemas, partindo de um ponto de vista empático, colocando as pessoas no centro do desenvolvimento das ideias viáveis financeiramente, e tecnicamente possíveis.
Professor: Graduado em Economia, Vicente Zanella é também membro do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da PUC/RS - IDEAR, professor adjunto da Escola de Negócios, professor da Faculdade de Comunicação Social da PUC/RS e supervisor do Programa Redes de Cooperação do Governo do Estado, desenvolvido em parceria com a PUC/RS, e que atende Porto Alegre, região metropolitana, litoral norte e o delta do Jacuí.
Público Alvo: Empreendedores que queiram criar ou transformar um negócio mais adequado às expectativas do cliente.

Datas e horários: Dias 09 e 16 de julho, das 13h30 às 17h30.
Prazo de Inscrição: até 16 de julho. Inscrições aqui
Duração: 4 horas/aula
Sinopse: Análise pessoal, potencialidades e necessidades de desenvolvimento.
Ministrante: Loraine Müller tem formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança, formação em Coaching Ontológico, formação em Dinâmica dos grupos – SBDGRS, Extensão em MKT / ESPM, Mestrado em ADM pela UFRGS e Graduação em Pedagogia pela PUCRS.
Público-Alvo: Empreendedores interessados em autoconhecimento, pequenos e médios empresários.
Local: Sala Sérgio Napp 2
Conteúdo programático: Autoconhecimento através do Canvas pessoal.

 

Datas e horários: Dia 13 de julho, das 9h às 13h.
Prazo de Inscrição: até 13 de julho. Inscrições aqui
Duração: 4 horas/aula
Sinopse: Num mundo onde o principal canal de informação é a rede social, faz-se necessário conhecê-la e entender o seu funcionamento, para tirar o que ela oferece de melhor e evitar que as pessoas se percam no meio de tanta informação.
Ministrante: Fábian Thier, possui graduação em Jornalismo e Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde também é doutorando. É professor da escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde coordena o Curso de Jornalismo. É professor do curso de especialização em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia. É radialista. Atuando em veículos de Jornalismo da grande mídia, tem experiência rádio e jornais impressos, onde se especializou em Design de Veículos Impressos e Organização Editorial. Participou da equipe que criou o Jornal Diário Gaúcho do Grupo RBS. É especialista em Jornalismo Popular. É palestrante e trabalha com temas como "Jornalismo Popular questões sociais", "Um mundo de Superinformação", "A felicidade nas redes sociais" e "Protagonismo e Engajamento".
Público-Alvo: Geral.
Local: Sala Sérgio Napp 2
Conteúdo programático:
1) A quantidade de conteúdo que circula no mundo
2) O conceito e entendimento de redes sociais
3) O consumo e distribuição de notícias via redes sociais
4) O funcionamento da mente humana no seu relacionamento com a informação
5) As consequências físicas e psicológicas que este sistema de superinformação provocam nas

 

Datas e horários: Dias 13 e 20 de julho, das 9h às 18h.
Prazo de Inscrição: até 20 de julho. Inscrições aqui
Duração: 8 horas/aula
Sinopse: Proporciona aos participantes o contato com a realização audiovisual, a partir de seus próprios dispositivos móveis, aliado à reflexão sobre o poder que temos em mãos, para produzir, transmitir e exibir conteúdo audiovisual relevante. O curso abordará a utilização do celular como câmera, distribuidor e exibidor de conteúdo audiovisual.
Ministrante: Gustavo Spolidoro, Mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Professor do Curso de Cinema da Escola Famecos/PUCRS desde 2006. Diretor com 21 curtas, 5 longas, 3 séries e mais de 70 prêmios. Participou com seus filmes de festivais como Berlim, Sundance e Rotterdam. É Coordenador de Curadoria do Cine Esquema Novo, desde 2003 e idealizador do projeto Câmera Causa, que teve 10 edições e produziu 60 curtas, desde 2018.
Público-Alvo: Geral.
Local: Sala Sérgio Napp 1
Conteúdo programático:
Aula 1 (13/07):
1) O audiovisual no século XXI;
2) Conteúdo audiovisual;
3) Direcionamento de conteúdo e forma com objetivo de desenvolver/criar os projetos dos alunos;
4) Entendendo a prática audiovisual a partir de dispositivos móveis: roteiro, produção, direção, finalização;
5) Criação de canais no youtube.
Aula 2 (20/07):
1) Conhecendo e aprendendo a editar e finalizar em apps para dispositivos
móveis (a realização dos curtas deverá ser feita durante a semana);
2) Edição e finalização dos filmes;
3) Análise curtas produzidos; Panorama de festivais, mostras e eventos que possam exibir as produções audiovisuais;
4) Como fazer estes filmes ganharem o mundo.

 

Datas e horários: Dia 18 de julho, das 8h30 às 17h30.
Prazo de Inscrição: até 18 de julho. Inscrições aqui
Duração: 8 horas/aula
Sinopse: Análise pessoal, potencialidades e necessidades de desenvolvimento.
Ministrante: Lorraine Muller tem formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança, formação em Coaching Ontológico, formação em Dinâmica dos grupos – SBDGRS, Extensão em MKT / ESPM, Mestrado em ADM pela UFRGS e Graduação em Pedagogia pela PUCRS.
Público-Alvo: Empreendedores interessados em autoconhecimento, pequenos e médios empresários.
Local: Sala Sérgio Napp 1
Conteúdo programático:
1) Entender este medo universal que é falar em público;
2) Como se preparar e ter melhores resultados.

 

Datas e horários: Dia 27 de julho, das 8h às 18h.
Prazo de Inscrição: até 27 de julho. Inscrições aqui
Duração: 8 horas/aula
Sinopse: O marketing caracteriza como a gestão estratégica do processo de inovações sociais a partir da adoção de comportamentos, atitudes e práticas individuais e coletivas, orientadas por preceitos éticos, fundamentados nos direitos humanos e na equidade social para a promoção de bem-estar social, através de objetivos definidos, metas mensuráveis, pesquisas e avaliações.
Ministrante: Cláudia Trindade, Graduação em Publicidade e Propaganda (1994) e Mestrado em Comunicação Social (2006), ambos pela PUCRS. Atualmente, é professora do Curso de Publicidade e Propaganda (PP), da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos - PUCRS, com as disciplinas Marketing Básico, Planejamento Publicitário: Comunicação e Marca, Pesquisa Qualitativa de Mercado em PP e Tendências de Comportamento e Mercado em PP, é orientadora de Estágio Curricular e orientadora de TCC - Monografia, membro da Comissão Coordenadora do Curso de PP e integrante do CoLab (Laboratório experimental de co criação). Já atuou em diversas IES em Graduação, Especialização e MBA. Ministrou disciplinas como Marketing Institucional e Social, Marketing Cultural, Marketing de Varejo e Criatividade. Atua com Assessoria de Comunicação nas áreas de pesquisa, planejamento, promoção, consumidor e comunicação organizacional.
Público-Alvo: Pessoas interessadas em compreender o marketing social/societal e atuar em projetos e/ou programas sociais.
Local: Sala Sérgio Napp 1
Conteúdo programático:
1) Marketing, marca e imagem organizacional;
2) Marketing social e societal: conceitos e aplicações;
3) Empreendedorismo social e perfil do empreendedor social;
4) Responsabilidade social, cidadania corporativa, ética e filantropia empresarial;
5) Responsabilidade social e gestão social em organizações públicas e privadas;
6) Elementos e formas de utilização do marketing social;
7) Novos comportamentos;
8) Etapas do marketing social / societal;
9) Vantagens do marketing social para organizações e sociedade;
10) Projetos sociais (estrutura básica) / Atividade prática para gerar aplicação dos
conteúdos apresentados e discutidos.

 

banner site
Conexões Criativas - Foto: Arte: Andrey Schwaderer

Para fortalecer a Economia Criativa no Estado, o Programa RS Criativo desenvolve um trabalho conjunto, unindo os diferentes setores que fazem parte dessa Indústria. Nesse cenário, surge o "Conexões Criativas", que engloba ações que o Programa realiza em parceria com diferentes agentes da Economia Criativa, a fim de dividir experiências e estreitar relações.
O objetivo do Conexões Criativas é promover a troca entre empreendedores e empreendimentos criativos, distribuídos pelo território do Rio Grande do Sul.
As ações do Conexões Criativas poderão acontecer no espaço Hub Criativa Birô (3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana), ou em outros espaços que possam receber o público da Economia Criativa no Estado do Rio Grande do Sul.

____________________________________________________________________________

Radar Tecna (Apresentação Edital FAC Audiovisual)
Prazo de inscrição: 15/07 - VAGAS LIMITADAS ( Inscrições aqui )
Data e horário: Dia 15/07 das 8:30 às 12h (parte conceitual) e das 14h às 18h (parte prática).
Local: Prédio 15, living 360°, sala 301, PUCRS.
Endereço: Av. Ipiranga, 6681-Partenon, Porto Alegre/RS.

Conteúdo programático
Apresentação do Edital FAC Audiovisual (parte conceitual):
* 8h30 às 9h - Recepção aos inscritos
* 9h15 - Boas vindas - Representante do Tecna e do RS Criativo/Sedac.
* 9h30 - apresentação do Edital FAC Audiovisual, por Rafael Balle (regramentos, tópicos importantes, modelo de formulário de inscrição, documentos exigidos, regras de prestação de contas, etc).
* 11h30 às 12h - apresentação de dicas gerais para a participação no Edital, por Aletéia Selonk.

Ação de Capacitação do RS Criativo (parte prática):
* 14h às 18h - Workshop para formatação de projetos a serem apresentados ao FAC do Audiovisual, com Aletéia Selonk e Clarissa Pereira (convidada).

*Obs: Fica a critério do participante o comparecimento em ambos os turnos. No formulário de inscrição, o mesmo poderá optar pelo turno que deseja comparecer (manhã/tarde/ambos).

Montenegro - FUNDARTE

Ação: Desenvolvendo negócios inovadores (Curso)
Prazo de inscrição: Até 25/07 (Inscrições aqui)
Duração: 8h/aula
Data e horário: Dia 25/07 das 9:00 às 18h00
Local: FUNDARTE /.
Endereço: R. Cap. Porfírio, 2141, Centro, Montenegro/RS.
Ministrante: Lucas Roldan
Lucas Bonacina Roldan é um entusiasta no desenvolvimento de novos negócios com alto impacto social. Atualmente é professor e Coordenador do Curso de Administração  Linha de Formação em Inovação e Empreendedorismo da Escola de Negócios da PUCRS trabalhando com disciplinas vinculadas aos temas empreendedorismo e inovação e Coordenador de Gestão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (PROPESQ). Doutor em Administração de Empresas (PUCRS/UCS) com linha de pesquisa em Gestão da Inovação, Competitividade e Mercado. Mestre em Administração de Empresas (PUCRS). Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Empreendedorismo e Sucessão (PUCRS). Foi gestor de Negócios da Rede de Lavanderias Chuá e da SocialTec (uma empresa de assessoria e consultoria tecnológica incubada na Incubadora RAIAR da PUCRS). Possui experiência no desenvolvimento de novos negócios e trabalha com pesquisas nos seguintes temas: empreendedorismo, inovação, ecossistemas de inovação, parcerias estratégicas, relações interorganizacionais, planejamento estratégico e indicadores de desempenho.

Conteúdo programático:
Aula 1 - Introdução ao Empreendedorismo e Mapa da Empatia (4h)
Aula 2 - Modelagem de Negócios e Pitch (4h)

Secretaria da Cultura