Acervo Online do Museu Julio de Castilhos

lançamento tainacan
16154115-lancamento-tainacan.jpg

Em comemoração aos seus 119 anos, o Museu Julio de Castilhos, instituição vinculada à SEDAC/RS, lançou o acervo online em 03/02/2022,  em sua página no Facebook (web.facebook.com/MuseuJulioDeCastilhos) .

Trata-se do uso da plataforma Tainacan, desenvolvida pela Universidade de Goiás em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus, que possibilita tanto a gestão do acervo por parte da Instituição museológica quanto o acesso do público ao acervo do museu.

Na plataforma, várias coleções serão apresentadas e cada peça trará especificações técnicas e dados, como descrição, período e forma de aquisição. Inicialmente, disponibilizaremos as Coleções Etnológica e Missões, assim como Acervo Documental e Pesquisa. No decorrer do ano de 2022, mais coleções serão disponibilizadas.

Para a diretora Doris Couto, esse será um legado de sua gestão. “Se trata de um trabalho que levou dois anos para que nosso acervo chegasse ao ponto de se tornar público e disponível na internet. Houve um cuidado em verificar os dados de cada peça, em fotografar com qualidade cada uma delas, em refinar as informações e criar um ambiente online agradável, de navegação fácil. Isso facilitará pesquisas, tornará nosso acervo conhecido e irá gerar muitos impactos positivos para o reconhecimento do Museu. Nossa equipe trabalha exaustivamente, mas o resultado que será conferido na live de lançamento, certamente, agradará a todos e será um dos legados da minha gestão como museóloga. Estamos felizes em conseguir fazer esta entrega.”, diz ela.

O processo envolveu, inicialmente, toda a equipe que realizou o inventário físico do acervo. Depois, as informações foram planilhadas, conferidas e acrescidas de dados das fichas catalográficas. Em seguida as coleções iniciais foram fotografadas e finalmente a fase de construção do site foi executada sob a coordenação da servidora Angelita Silva e com o trabalho da estagiária de Museologia Victória Hornos.

Houve ainda uma etapa de suporte do curso de Museologia da UFRGS, onde a Professora Ana Celina da Silva e o servidor e museólogo Elias Machado assessoraram o Museu.

Para ver a live de lançamento, e conhecer todo o processo de colocar um acervo online, clique abaixo:

para acessar  a plataforma acesse aqui: