Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Viva o RS Summit abre agenda de debates sobre cultura, turismo e economia criativa do Conecta Missões

Primeira apresentação tratou de estratégias de desenvolvimento de empreendimentos focados em atender viajantes

Publicação:

Um auditório lotado visto do palco, com o palestrante em primeiro plano.
No palco do Clube Gaúcho, o presidente do Instituto Noite dos Museus, Rodrigo Nascimento, apresentou sua experiência - Foto: Mateus Berlatto/Divulgação Sedac
Por Carlos Hammes/Ascom Sedac

Integrando a programação estratégica do Conecta Missões, o Fórum Viva o RS Summit reuniu empreendedores do setor turístico da região missioneira na tarde desta segunda-feira (23/3), no Clube Gaúcho, em Santo Ângelo (RS). O encontro apresentou indicadores e ferramentas para o desenvolvimento do setor e debateu o impacto de projetos bem sucedidos no segmento. A atividade, apresentada pelo governo do Estado, com organização do Sebrae/RS e da Wine Locals, foi concluída com encontro de network entre os participantes.

O diretor do Viva o RS Summit, Mateus Vigel, apresentou a terceira atualização do mapa de comportamento do turista do Rio Grande do Sul, criado em 2020. “A gente tá falando de motivação, o que faz com que o turista queira vir pra cá, uma análise que auxilia na visão estratégica dos negócios, que permite olhar para oportunidades de mercado e qualificar a oferta”, explicou. Segundo ele, a pesquisa aponta 15 diferentes perfis de turistas, com 40 personas distintas. 

Além de apresentar os dados que apontam os hábitos de consumo de cada perfil e como esses turistas decidem os destinos, atrativos e empreendimentos a serem visitados, o especialista deu dicas práticas para potencializar os negócios. “Em turismo, a gente trabalha com o desejo e com o sonho das pessoas, e se não for o sonho da gente também fica difícil, é preciso estar alinhado para crescer”, concluiu Vigel. 

Imagem mostra detalhe de um bloco de  notas sobre o colo de uma mulher de braços cruzados.
Viva o RS Summit integra programação do Conecta Missões, que segue até domingo - Foto: Mateus Berlatto/Divulgação Sedac
No palco do Clube Gaúcho também foram apresentadas experiências de sucesso no segmento, como a “Noite dos Museus”, de Porto Alegre, considerado o maior evento cultural da capital, tendo mobilizado mais de 200 mil pessoas em uma só noite. Outro caso apresentado aos empreendedores na platéia foi “Nature, Vinho e Gastronomia”, de Pinto Bandeira, que se tornou referência em experiência enogastronômica valorizando terroir e sabores locais.

Abertura oficial

Nesta terça-feira (24/3), a abertura oficial do Conecta Missões contará com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário da Cultura, Eduardo Loureiro. A solenidade ocorre a partir das 11h, no Clube Gaúcho, seguida de almoço com prefeitos e autoridades da região. Na oportunidade, Leite irá anunciar novos investimentos para a região das Missões.

Sobre o Conecta Missões

Um dos principais eventos do calendário oficial de comemorações dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, o Conecta Missões reúne uma programação integrada e voltada ao desenvolvimento do território missioneiro. Entre os dias 23 e 29 de março, painéis, seminários, exposições, feiras, atrações culturais e evento gastronômico movimentam Santo Ângelo, cidade polo da região. 

A iniciativa é apresentada pela Secretaria da Cultura (Sedac) e organizada pela Associação dos Municípios das Missões (AMM) e pela Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões). Realizada com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), tem o apoio do Degusta Missões, Viva o RS Summit, Canto Missioneiro, Sebrae, Wine Locals e prefeitura municipal de Santo Ângelo.

A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em um auditório.
Além do Clube Gaúcho, o Conecta também tem atividades na Praça Pinheiro Machado, no Centro de Santo Ângelo - Foto: Mateus Berlatto/Divulgação Sedac

Secretaria da Cultura