Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Turismo cinematográfico ganha força no país

Publicação:

20140919132919g.jpg
Garibaldi será cenário de O filme da minha vida, do diretor Selton Mello - Foto: Divulgação

A visibilidade conquistada com a Copa do Mundo, a boa hospitalidade do brasileiro e a diversidade de paisagens nos destinos turísticos nacionais abrem espaço para fortalecer o turismo de cinema no Brasil. A avaliação é do ministro do Turismo, Vinicius Lages, que sugeriu a construção de uma pauta específica e intersetorial, com a participação de governos locais e federal, para tratar do tema. 

 

Para o ministro Vinicius Lages, quando se fala em turismo cinematográfico, devemos lembrar que trata-se de um público extremamente qualificado, que se bem tratado tem um poder incrível de divulgar os destinos turísticos. “Imagina um ator de Hollywood renomado falando bem de uma cidade brasileira", disse. O Ministério do Turismo elaborou uma cartilha que explica o tema turismo cinematográfico. 


O Brasil no telão

 

Entre os cenários brasileiros eternizados nas telas de cinema estão a praia de Jericoacoara (CE - A Ostra e o Vento), o município de Cabaceiras (PB) – apelidado de “Roliúde Nordestina”, após abrigar as filmagens de “O Auto da Compadecida” e o município de Morro Branco (CE), cujas paisagens ficaram famosas nas novelas “Tropicaliente” e “Final Feliz”.

 

Está previsto o início das filmagens de “O filme da minha vida”, dirigido por Selton Mello, no sul do país. A equipe de filmagens tem pesquisado cenários em cidades da Serra Gaúcha como Garibaldi, Farroupilha, Cotiporã e Bento Gonçalves. As locações serão ambientadas nos anos 1960.

 

O turismo cinematográfico é praticado em vários lugares do mundo. Os atrativos variam de visitas aos sets de filmagem a cenários montados pelas produções audiovisuais. Alguns destinos reconhecidos são Escócia (Coração Valente), Nova Zelândia (Senhor dos Anéis) e Romênia (Drácula). Nesses lugares, as visitas movimentam a cadeia econômica do turismo, desde a hospedagem até a alimentação.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur

Secretaria da Cultura