Secretaria da Cultura lança segunda edição do projeto Artista na Escola
Por meio da iniciativa, artistas são contratados para realizarem atividades em escolas públicas de áreas do RS Seguro COMunidade
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O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), lançou nesta quarta-feira (25/6) um novo edital do projeto Artista na Escola. A iniciativa visa selecionar 40 propostas de artistas para a realização de atividades culturais, pedagogicamente orientadas, em escolas públicas abrangidas pelo programa RS Seguro COMunidade. As inscrições estarão abertas entre às 10h desta quinta (26/6) e às 16h59min do dia 12 de agosto, pela página do Pró-Cultura RS, onde o edital estará disponibilizado. O lançamento ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Antão de Faria, no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, onde foi inaugurada uma intervenção artística que integra a primeira edição do Artista na Escola (detalhes abaixo).
“Esta segunda edição do Artista na Escola conta com investimento de R$ 750 mil. O projeto é realizado no âmbito do RS Seguro, um programa estratégico do governo do Estado com o objetivo de promover desenvolvimento social e combate à violência, a partir de ações também na área da cultura”, destacou no evento o secretário da Cultura Eduardo Loureiro.
O evento de lançamento desta tarde contou com a presença de estudantes que participaram da projeto-piloto, professores da escola, artistas e integrantes do RS Seguro.
Sobre o edital
O novo edital do projeto prevê a realização de cursos ou oficinas em escolas públicas dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizadas em oito territórios priorizados do RS Seguro COMunidade, programa transversal do governo do Estado que realiza políticas de desenvolvimento social e de combate à violência. Poderão apresentar projetos pessoas jurídicas de direito privado, com fins lucrativos, inclusive microempreendedores individuais (MEI), que tenham registro junto ao Cadastro Estadual de Proponentes Culturais (CEPC).
A segunda edição do Artista na Escola apresenta melhorias em relação à primeira, sugeridas por meio de consulta pública. Entre as alterações destacam-se a redução da carga horária de 300 para 200 horas, a ampliação do prazo máximo de execução dos projetos de seis para nove meses e o aumento da remuneração (hora-aula) dos artistas de R$ 62,50 para R$ 92,23. A comissão avaliadora selecionará 40 projetos culturais – cada um deles receberá R$ 18.446,40. Do investimento total de R$ 750 mil, serão destinados R$ 12.144,00 para a remuneração dos avaliadores e o restante para os projetos contemplados.
Haverá reserva de vagas para projetos inscritos nas áreas e segmentos prioritários do edital. São eles: artes cênicas (duas vagas para teatro, duas para circo e duas para dança), artes visuais (cinco vagas), audiovisual (cinco vagas), música (cinco vagas) e literatura (cinco vagas). Além disso, serão contemplados, no máximo, dois projetos por escola.
A iniciativa tem o apoio dos institutos da Sedac que promovem políticas de fortalecimento das linguagens artísticas contempladas pelo edital: Institutos Estaduais de Artes Cênicas (Ieacen), com circo, teatro e dança; de Artes Visuais (Ieavi); de Cinema (Iecine), com audiovisual; e do Livro (IEL), com literatura.
Pintura mural
O projeto teve como objetivo principal o desenvolvimento coletivo em arte urbana, com foco em pintura mural. Visando à introdução, especialização e formação de alunos, com etapas teóricas e práticas, as atividades abordaram história, referências e conexões com outras manifestações que ocupam espaços urbanos, como o lambe, grafite e o stencil.
Durante o curso, foram trabalhados conceitos relacionados à estruturação da produção artística, como uso da cor, composição, gesto, conceito, linguagem, expressão individual e poética, bem como técnicas específicas usadas na pintura mural, materiais e modos de ampliação de imagem. Com isso, os alunos tiveram a experiência de como é a criação de uma obra de arte em grande formato, desde a concepção artística até a execução.
A artista Brenda Klein contou que “durante os primeiros meses do projeto, o objetivo foi que os alunos desenvolvessem um trabalho artístico inspirado em suas histórias de vida, nas suas experiências e nos seus interesses particulares. Aula a aula, nos surpreendemos com a forte identidade que eles têm com a comunidade. Aos poucos surgiam, de diferentes formas, as temáticas do esporte, da amizade, da realidade (palavra incluída no mural), das brincadeiras, da natureza e da rua, entre tantas outras. Quando chegamos à etapa de passar as artes para o mural, olhamos todos os desenhos e os organizamos em uma arte coletiva”.
Adrison Corrêa Rodrigues, de 12 anos, é um dos alunos que participaram do projeto. “Aprendi pintura de spray e pintura de muro, entre outras coisas. No final, colaborei com a pintura mural. Achei muito legal. O que aprendi no curso posso usar como hobby e pode me ajudar a obter um emprego”, disse. Para a mãe dele, Adriana Rodrigues, “é importante para a escola ter cursos assim, que mantêm as crianças dentro da escola e as tiram da rotina. O Alison gosta de desenhar e se sentiu importante por participar, ajudando a pintar uma parte que estava vazia na escola”.
Giovana Balestrin comemora a repercussão do projeto na escola e fora dela. “A comunidade está bem contente com a nova arte nos muros. Recebemos comentários positivos e outros alunos querendo participar. Deixar uma obra de arte como legado é uma lembrança da possibilidade de transformação, não só do espaço físico, mas também de vidas e realidades. Ficamos felizes em inaugurar uma obra de arte que vai contemplar não só os alunos do curso, mas toda a comunidade, pois esse é o sentido da arte que é feita na rua”, finaliza.