Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Tocha Olímpica percorre o Rio Grande do Sul pelo quinto dia

Publicação:

20160707145710pelotas-015.jpg
Pelotas recebeu a tocha olímpica na véspera do aniversário de 204 anos da cidade. - Foto: Jefferson Bernardes / Agência Preview

Os municípios de São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba e Porto Alegre recebem a Tocha Olímpica nesta quinta-feira (7). O caminho olímpico neste quinto dia de revezamento tem 310 quilômetros a serem percorridos e 121 condutores. No dia anterior, a tocha passou por São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Balneário Cassino, Rio Grande e Pelotas, onde houve o pernoite do comboio da tocha.

Na parte da manhã, a primeira cidade a receber a chama olímpica foi São Lourenço do Sul. O trajeto, que iniciou no Largo Laura Abreu, foi percorrido por 18 carregadores. O acendimento da tocha foi feito pelos estudantes da rede estadual Tobias Renan Heller Peglow e Laura Petri Soares, ambos da Escola Professor Rodolfo Bersch. Entre os condutores está o professor de educação física aposentado, Enos Ziebell. A Tocha Olímpica também foi levada de bicicleta pelas ruas da cidade.

Em Camaquã, foram 11 condutores, sendo a primeira a campeã gaúcha, brasileira e mundial de muaythai, Lariane Chagas, que recebeu a tocha das mãos dos estudantes Jéssica Lima Bartz e Tailine Gomes Konflanz (ambos do Instituto Cônego Luiz Walter Hanquet). O último a conduzir o fogo olímpico foi o ex-jogador de futebol do Brasil de Pelotas, Criciúma e Goiás, Cleber Gaúcho, que encerrou o trajeto na Praça Zeca Netto, onde a comunidade esperava a chegada da tocha e teve show da banda Os Fagundes.

"Estou muito feliz por conduzir a Tocha Olímpica. Foi um convite maravilhoso porque eu acredito no esporte. O Brasil pode estar passando por situações bem complicadas, mas se a gente começar a valorizar as coisas boas que estão vindo, como a tocha, automaticamente vamos atrair mais coisas boas", destacou a atleta de muaythai, Lariane.

A tocha passa ainda nesta quinta-feira pelos municípios de Guaíba e Porto Alegre. 

Caminho olímpico

O caminho olímpico no Rio Grande do Sul percorre ao todo 2,5 mil quilômetros por terra, ar e água, em um roteiro que começou no último domingo (3) por Erechim e Passo Fundo. A Tocha Olímpica já passou também pelos municípios de São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul e Camaquã. Ela passará ainda por Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

Secretaria da Cultura