Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Escola de Música da Ospa promove recital no Goethe-Institut Porto Alegre nesta quarta-feira (2/7)

Apresentação contará com novos grupos de câmara de estudantes de sopros e cordas, em nível avançado, e terá entrada gratuita

Publicação:

Dois músicos se apresentam em um palco de madeira com iluminação direcionada. À esquerda, um pianista calvo e de óculos, vestido com camisa escura e calça preta, toca um piano de cauda com partituras abertas. À direita, um jovem violoncelista, também trajando roupas escuras, toca seu instrumento sentado, com um estante de partituras à sua frente.
Repertório que será apresentado intercala obras muito conhecidas com autênticas raridades - Foto: Gabriel Bayer/Divulgação Ospa
Por Ospa/Edição: Ascom Sedac

A Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós promove um recital no Goethe-Institut Porto Alegre nesta quarta-feira (2/7). Sete grupos formados por alunos de nível avançado de sopros e cordas interpretam obras de grandes compositores, como Mozart e Glière. A apresentação dá continuidade à parceria entre as duas instituições, que ocorre desde 2019, e também marca o encerramento de um semestre com muitas transformações pedagógicas para os estudantes. Por meio do projeto Academia de Música Clássica, desenvolvido através de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a Fundação Pablo Komlós, eles têm recebido aulas de música de câmara na Escola da Ospa. A apresentação da classe, que é orientada pelo professor e pianista Max Uriarte, é gratuita e aberta ao público.

O repertório intercala obras muito conhecidas com autênticas raridades, abrangendo composições como o tango “Por Una Cabeza”, de Carlos Gardel, “Eine Kleine Nachtmusik”, de Wolfgang Amadeus Mozart, até obras menos conhecidas, como os duetos para dois violinos, de Reinhold Glière, e o trio instrumental de Gaetano Donizetti. O recital conta também com a participação do próprio professor Max Uriarte ao piano, atuando ao lado dos alunos nos trios de Mozart e Donizetti.  

A música de câmara é considerada por Max Uriarte uma das melhores escolas para o desenvolvimento de jovens músicos. O professor destaca que “é nela que eles desenvolvem a escuta, aprendem a dialogar harmonicamente, a controlar e dosar suas intervenções. Além disso, aprendem a se adaptar para formar um todo musical orgânico e a compartilhar uma intimidade musical feita de detalhes expressivos. Na música de câmara, todos são solistas, mas eles trabalham em um ambiente de colaboração e troca constante”, ressalta.

Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós cumpre função fundamental para o fomento cultural no Estado. Promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior. Hoje, a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende quase 250 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador e no Complexo Cultural Casa da Ospa. A Escola da Ospa é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Jovem músico veste camisa social preta e toca clarinete em um palco escuro, iluminado por uma luz direcionada. À sua frente há um estante de partitura. Ao fundo, dois banners: um da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) e outro do Goethe-Institut, com fundo verde
Evento dá continuidade à parceria entre Ospa e Instituto Goethe, que ocorre desde 2019, e marca o encerramento deste semestre - Foto: Gabriel Bayer/Divulgação Ospa

Serviço

Música no Goethe-Institut
Quando: 2 de julho (quarta-feira), às 19h
Onde: Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de outubro, 112 - Porto Alegre, RS)
*Entrada gratuita
O evento disponibiliza medidas de acessibilidade

Programa

Wolfgang Amadeus Mozart | Trio Kegelstatt, KV 498
I. Andante
Apresentação: Isaac Kroeff Lopes (clarinete), Giovani Leal Pereira (viola) e Max Uriarte (piano)

Reinhold Glière | 12 Duos, Op. 49
Nº 1 em Sol Menor
Nº 7 em Sol Maior
Apresentação: Adashi Irunú Peña Santiago (violino) e Julia Todesco Varini (violino)

Wolfgang Amadeus Mozart | Divertimento em Fá Maior, KV 138
I. Allegro
II. Andante
III. Presto
Apresentação: Saori Tomoto Tsuchiya (violino), Tom Francisco da Rosa Cunha (violino), João Alfredo Perius Daufenbach (viola) e Cleber da Silva Filho (violoncelo)

Gaetano Donizetti |Trio em Fá Maior, A 507
Larghetto - Allegro
Apresentação: Gabriel Buzaky (flauta), Sophia Kwiatkowski (fagote) e Max Uriarte (piano)

Reinhold Glière | 12 Duos, Op. 49
Nº 5 em Fá Maior
Nº 10 em Ré Menor
Apresentação: Arthur Santana Araújo (violino) e Samuel Brum Machado (violino)

Carlos Gardel | Por Una Cabeza
(Arranjo: Augustin Hadelich)
Apresentação: Arthur Santana Araújo (violino) e Samuel Brum Machado (violino)

Wolfgang Amadeus Mozart | Eine Kleine Nachtmusik, KV 525
I. Allegro
IV. Rondo - Allegro
Apresentação:
Arthur Santana Araújo (violino), Luana Esquiam Fortes (violino), Kauã Markus da Silva (viola), Gabriel Marques Pavão (violoncelo) e Andrey Darós Pereira (contrabaixo)

Secretaria da Cultura