Série Museus da Ospa apresenta recital de cordas no Margs
Publicação:

No domingo (20), os amantes da música de câmara e das artes plásticas têm um encontro marcado no Museu de Arte do RS Ado Malagoli (Margs). A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) irá apresentar o recital do Quarteto de Cordas, dentro da Série Música no Museu, a partir das 16h30. A exposição "A paisagem no tempo – Carlos Petrucci e o acervo do Margs" será o cenário da exibição. A entrada é franca.
O grupo é formado por Brigita Calloni (violino), Leonardo Bock (violino), Cosmas Grieneisen (viola) e Alexandre Diehl (violoncelo) e interpreta obras de Alberto Nepomuceno, Luiz Cosme, Liduíno Pitombeira e Claude Debussy na Pinacoteca do Museu. São músicos premiados, que atuam na Ospa e também fazem participações nas mais importantes orquestras do Brasil.
O programa
A composição "Prece" de Alberto Nepomuceno, considerado um dos principais nomes do nacionalismo brasileiro do século XX, abre o programa do recital. Depois, o "Quarteto de Cordas nº 1", do compositor porto-alegrense Luiz Cosme, é interpretado pelo grupo. “Nyx” e “Seresta nº 8?, peças do cearense Liduíno Pitombeira, dão sequência à exibição. A apresentação termina em grande estilo, com a única composição para quarteto de cordas do francês Claude Debussy: o "Quarteto em sol menor” op. 10.
A série
Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o Margs. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da nossa história cultural.
Dica – Quem for ao recital poderá apreciar, também, além da mostra "A paisagem no tempo – Carlos Petrucci e o acervo do MARGS", as exposições "Uma possível história da arte do Rio Grande do Sul – Os Clubes de Gravura e a permanência do suporte" e "Neon" de Gelson Radaelli.
Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Enerfín/Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.
Recital Quarteto de Cordas | Série Música no Museu da Ospa
Quando: 20 de agosto, domingo, às 16h30
Onde: Museu de Arte do RS Ado Malagoli – MARGS (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)
ENTRADA FRANCA
Programa
Alberto Nepomuceno: Prece
Luiz Cosme: Quarteto de Cordas nº 1
Liduíno Pitombeira: “Nyx” e “Seresta nº 8?
Claude Debussy: “Quarteto em sol menor” op. 10
Apresentação: Quarteto de Cordas formado por Brigita Calloni (violino), Leonardo Bock (violino), Cosmas Grieneisen (viola) e Alexandre Diehl (violoncelo)